Oscar 2016 – Os premiados

Notícias ou dicas
Share

Oscar 2016

Não poderia falar hoje em nada mais importatne e relevante do que o Oscar 2016, cuja premiação aconteceu na noite de ontem e madrugada de hoje, transmitida ao vivo pela TNT HD.  (Veja os concorrentes clicando no link acima). Assisti desde os primeiros minutos com a chegada das celebridades ao local da cerimônia, até quase 3 horas da madrugada quando foi anunciado o vencedor do prêmio de Melhor Filme do ano. E esta foi a grande surpresa da noite. O improvável e inesperado aconteceu. Spotlight conquistou o prêmio mais cobiçado. Dos oito filmes que concorriam nesta categoria, ele e Brooklin eram os dois menos prováveis.

grande vencedor2 2016

Mas, ontem foi uma noite de grandes surpresas. O grande favorito, com um número récorde de indicações (12 no total) foi um grande fiasco. Só conseguiu arrebatar 3 estatuetas.  Embora importantes, só conquistou aquelas, que quase todo mundo tinha certeza que conquistaria – a de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio, a de Melhor Diretor para Alejandro Iñhárritu e a de Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezki, a meu ver, a única realmente merecida. Todos tinham certeza que O regresso ganharia a melhor fotografia pois, realmente, é um colosso a fotografia deste longa. Melhor diretor, quase todos apostavam em Iñhárritu, inclusive tambem eu mas, haviam outros que tinham tambem grande chance como Abrahamson(O quarto de Jack) ou George Miller (Mad Max). Leonardo DiCaprio todos tinham certeza de que ele, este ano, levaria o Oscar e, realmente aconteceu, embora eu tenha considerado a maior injustiça não terem dado este Oscar a Redmayne pelo seu desempenho em A garota dinamarquesa.

Mad Max foi o grande ganhador. Conquistou seis estatuetas. Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem.

O prêmio de Melhor Atriz ficou com uma das favotitas – Brie Larson pelo seu desempenho em O quarto de Jack, ao qual eu preciso assistir logo. A Melhor Atriz coadjuvante foi, merecidamente, Alicia Vikander por seu desempenho em A garota dinamarquesa. O prêmio de Melhor Ator coajuvante ficou com Mark Rylance por seu desempenho em Ponte dos espiões.

Melhor roteiro original também ficou com Spotlight. Já o Melhor roteiro adaptado ficou com A grande aposta. Os prêmios de Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Estrangeiro não houve surpresas. Ganharam os francos favoritos Divertida Mente e O filho de Saul (Hungria), respectivamente.

divertidanamorados1

Melhor Documentário longa tambem ganhou o franco favorito Amy, relatando a história da famosa cantora Amy Winehouse, encontrada morta em 2011 em sua casa. Melhor Documentário curta ficou com A girl in the river. O prêmio de Melhor Curta ficou com Stutterer e o de Melhor Curta de Animação ficou com Bear story.

A Melhor Trilha Sonora ficou com Ennio Morricone por seu trabalho em Os oito odiados. Já a Melhor Canção Original ficou para o filme Spectre pela canção Writhing’s on the wall de Jimmy Napes e Sam Smith.

Finalmente, o prêmio de Melhores efeitos visuais também surpreendeu pois, todos estavam esperando que Star Wars VII levasse esta estatueta. Havia a grande chance também de Mad Max ganhar nesta categoria e, havia ainda quem apostasse em O regresso ou Perdido em Marte.  Ex-machina ninguém supunha que pudesse ganhar mas, surpreendeu tambem a todos pois foi justamente quem arrebatou esta estatueta.

Resumindo. A Academia de Hollywood este ano trouxe muitas surpresas, muitas decepções para quem apostava alto em O regresso e uma grande, enorme injustiça. Deu o prêmio de Melhor Ator a um canastrão em detrimento de um grande ator, Eddie Radmayne, que deu vida aos personagens de Einar Wegener e Lili Elbe em A garota dinamarquesa de forma brilhante.

Este texto a partir daqui estou escrevendo em 06/mar/16 e, portanto, após a publicação desta postagem. Aconteu ontem que ao assistir ao vídeo do programa de TV Luz, câmera, arte, veiculado pela TV Itabuna, fiquei muito surpreendido ao escutar o meu nome falado pela apresentadora do programa, Raquel Rocha, agradecendo por minhas participações nos comentários deixados nos diversos vídeos publicados na internet. Quero então aqui, deixar isso registrado para, não só divulgar o excelente programa da Raquel, que faz comentários sobre cinema de forma muito inteligente e com rara perspicácia, como também, compartilhar com quem aqui chega, a distinção que recebi dela, na sua apresentação. Veja então o vídeo abaixo. Sugiro que veja o filme completo mas, a parte que ela fala sobre mim é logo nos dois minutos iniciais.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Concurso de Poemas Minimalistas com premiação
Notícias ou dicas
CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PRÊMIOS
Share

CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PREMIAÇÃO Em comemoração ao aniversário do PoeDez (05/01/2025) e do Nuance (27/01/2025) que completam este ano dois anos, estão abertas as inscrições para um concurso com um prêmio para os vencedores dos 3 primeiros lugares. Este é um concurso de poemas minimalistas que o Canal …

Share
Resultado do Concurso de Poemas Minimalistas de Natal
Notícias ou dicas
POEMAS NATALINOS
Share

Poemas Natalinos Conforme prometi em publicação anterior no site “Recanto de Alberto Valença Lima1” e no “Recanto das Letras2“, publicação esta do dia 18/12/2024, estão disponíveis, em ambos os endereços, todos os poemas que participaram do Concurso de Poemas Minimalistas com o tema Natal com prêmios, cuja promoção foi do …

Share
Natal de Luz
Notícias ou dicas
Feliz Natal !!!
Share

Feliz Natal Natal é Festa! Natal é Luz! Natal é Jesus! Compus um poema, uma Trova, que reproduz esta ideia de Natal. De amor, de Jesus. Sim, porque Natal é a Festa do Nascimento de Jesus. É a Luz do Mundo chegando. E nos abraçando, nos acolhendo. Em uma oração. …

Share