Ótima postagem, Alberto. Adoro essas suas postagens educativas.De grande utilidade pública!
Questões gramaticais #15 – Regência verbal – ASSISTIR
Uma lição de português para quem não quer passar por ridículo
Como você fala? Hoje fui assistir o filme ou fui assistir ao filme? O que você acha que está correto? Vou assistir a uma partida de futebol ou assistir uma partida de futebol?
Se você respondeu a primeira alternativa nas duas frases acertou.
Infelizmente, tenho visto com tristeza, a maioria das pessoas cometer o erro de usar o verbo ASSISTIR de forma inadequada. Este verbo é especial. Ele possui três significados diferentes, um para cada regência verbal.
Regência verbal
Para quem não sabe, regência verbal é um assunto que indica a forma de um verbo ser aplicado, isto é, se ele é transitivo direto, indireto ou intransitivo. Transitivo direto é aquele que entre o verbo e o objeto (complemento do verbo) não há preposição. Transitivo indireto é quando o verbo exige (daí o nome de regência) uma preposição entre ele e o objeto. E o verbo é intransitivo quando o verbo não exige um complemento.
- O verbo assistir pode significar ajudar, prestar assistência ou auxílio a alguém, neste caso ele é transitivo direto, ou seja, não exige preposição.
Exemplos:
- Os planos de saúde resistem a assistir os idosos.
- As enfermeiras assistiram os feridos
- O verbo assistir pode significar estar presente, ver um filme ou programa de TV, neste caso ele é transitivo indireto, ou seja, exige uma preposição entre ele e o objeto.
Exemplos:
- Vou assistir a uma partida de futebol.
- Ontem fui assistir ao filme que estava em cartaz no cinema.
- Você pode assistir ao filme online aqui no blog.
Há ainda uma questão importante quanto ao verbo assistir como transitivo indireto. É que ele não admite as formas pronominais átonas como la, las, lo, los, lhe, lhes. Apenas as tônicas como a ele, a eles, a ela, a elas. Portanto, é errado escrever, por exemplo, “O filme é bom mas ainda não fui assisti-lo” ESTÁ ERRADO! O correto é “ainda não fui assistir a ele”.
- E ainda pode ser intransitivo, no caso de significar morar, residir.
Exemplos:
- Eu assisto em Recife e você no Rio de Janeiro.
- Ele assiste em sua casa na rua do Ouvidor.
Respondendo então à pergunta inicial, o correto é “Fui assistir ao filme” e não, fui assistir o filme como muita gente anda escrevendo por aí. Lembre-se sempre. Se assistir estiver ligado a ver exige preposição. Assistir ao filme online, assistir à sessão de cinema, fui assistir à última sessão no cinema (com crase).
Infelizmente, até professores de português, vivem cometendo erros na internet. Comprovem com a foto colhida ontem do site Brasil Escola. Lamentável uma professora de português, em um site assim denominado, ensinar uma barbaridade como esta. Dizer que o complemento de um verbo é a preposição. Nome da professora? Vânia Duarte. Deixei lá um comentário dizendo que o complemento exigido pelo verbo transitivo é chamado de OBJETO, que pode ser direto ou indireto. A preposição é um complemento exigido pelo verbo transitivo indireto. O erro dela foi dizer que o complemento do verbo é a preposição, afirmando ainda que, verbos intransitivos não exigem preposição. Isso é absurdo! Quem não exige preposição é o verbo transitivo DIRETO.
Observação – Esta é a postagem de número 500 deste blog. Por esta razão, escolhi um tema que gosto de falar sobre ele – correção de texto e/ou de fala.
Como o próprio título indica, este é o 15º texto que escrevo sobre questões gramaticais da língua portuguesa. Se desejar, pode consultar na lista abaixo os demais títulos.
- Questões gramaticais #1 – O mau emprego de “a gente” e “agente”
- Questões gramaticais #2 – Poetisas, sim senhor! A poeta, é só bolor!
- Questões gramaticais #3 – O uso da crase
- Questões gramaticais #4 – Como abreviar hora e horas?
- Questões gramaticais #5 – Abreviaturas dos Estados brasileiros
- Questões gramaticais #6 – Mas ou mais?
- Questões gramaticais #7 – Quando usar a ou há (com ou sem H)
- Questões gramaticais #8 – Sinais de pontuação – pra que servem?
- Questões gramaticais #9 – Como saber se a palavra termina em ão ou am?
- Questões gramaticais #10 – Menos ou menas?
- Questões gramaticais #11 – Com certeza ou concerteza?
- Questões gramaticais #12 – Origem do dito popular “Quem tem boca vai a Roma”
- Questões gramaticais #13 – Significado da expressão “Vitória de Pirro”
- Questões gramaticais #14 – Homônimos e Parônimos