Amo este filme, ja vi umas 5 vezes e todas as vezes amo mais ainda! O enredo eh sim previsisvel, mas ainda assim tao lindo… e o momento onde o noivo le a carta que ela escreveu a sua agora esposa, eh emocionante… faz a gente pensar… “what if” – e se? No filme, eles puderam ver como seria o “e se”… tomara todos possam tambem! Um abraco!
DenisesPlanet.com
Cartas para Julieta – Gary Winick [Filme]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos filmes
- Tags: amor, cartas, Gary Winick, Itália, Julieta, romance, Romeu e Julieta, Verona
Título original – Letters to Juliet
Direção – Gary Winick
Hoje, após algumas semanas sem postar minhas publicações do blog no qual escrevo como colunista de cinema, Meu pequeno vício, volto a publicar minhas resenhas que foram postadas por lá. Hoje trago este filme encantador Cartas para Julieta que, certamente, irá agradar a muita gente. Confira e, ao final, deixe seus comentários. Por falar nisso, encontrei uma gravura com a qual ri um bocado. Compartilho-a aqui.
Sophie (Amanda Seyfried) trabalha em uma editora como escritora ou aspirante de escritora. Na verdade ela é uma espécie de investigadora que descobre pessoas. Por exemplo, ela descobriu a pessoa que aparece na Time Square beijando uma mulher em cena cinematográfica na foto abaixo. Ela está noiva de Victor (Gael García Bernal), chef de cozinha que pretende abrir um restaurante em Nova Iorque. Resolvem ir para Verona, Itália, para uma lua de mel antecipada. O que Sophie não contava, era que Victor não lhe daria nenhuma atenção e que só tinha ido para lá para fazer contatos em benefício de seu futuro restaurante. Ela entediada, fica sozinha em Verona, terra dos Capuletos e Montecchios, da famosa história de Romeu e Julieta durante uma semana inteira, enquanto seu noivo ia até Livorno, participar de um leilão de vinhos.
O envolvimento
De repente ela se vê envolvida numa linda história de amor. Havia um local em Verona onde “secretárias” de Julieta, respondiam cartas de jovens do mundo inteiro que vinham até lá e deixavam pregadas nas paredes, cartas para Julieta. Ao encontrar uma carta que Claire (Vanessa Redgrave) escrevera há 50 anos, resolve respondê-la. Uma semana depois, ela chega a Verona, vinda da Inglaterra, junto com o seu neto Charlie (Chris Egan) para fazer o que ela sugerira a Claire na resposta que enviara para ela: tentar reencontrar o grande amor de sua vida, Lorenzo (Franco Nero) a quem, por covardia, tinha deixado na Itália e tinha voltado para Inglaterra há 50 anos.
Essência da história
Bem, a essência da história é esta e tudo é muito previsível mas, nem por isso, perde o encanto e a beleza de uma história com final feliz. Junto a tudo isso, surge também um romance entre Charlie e Sophie. Algumas frases são muito bonitas, como, por exemplo, uma que Sophie diz a Claire na carta que lhe escreve: “Amor verdadeiro não tem data de validade.” Uma das coisas interessantes do filme que o valoriza, é as sacadas shakespearianas (varandas) que aparecem em dois momentos no filme. Um filme bonito, com uma música belíssima de Andrea Guerra e cenários belíssimos de Siena, Toscana e Verona na Itália. Mereceu 3 estrelinhas.
Curiosidades
Amanda Seyfried já havia antes interpretado uma personagem chamada Sophie em Mama Mia.
Vanessa Redgrave e Franco Nero são casados na vida real
Este foi o último filme realizado por Gary Winick. Ele veio a óbito em fevereiro de 2011. Ele já tinha realizado anteriormente Noivas em guerra (2009), Flakes (2007), Os 3 lados do amor (2006), A menina e o porquinho (2006), Solitário Jim (2005), De repente 30 (2004), Medo e obsessão (2004), Novembro (2004), Do jeito que ela é (2003), Kill the poor (2003), Amargo reencontro (2001), Dramas e sonhos (2001), Crises da vida (2000), Um jovem sedutor (2000), Amarga ilusão (1996), Vítimas do medo (1991) e Curfew (1989).
Dados técnicos do filme
Produção – Estados Unidos e Itália
Ano de lançamento – 2010
Duração do filme – 1 hora e 45 minutos
Música – Andrea Guerra
Elenco e personagens:
Amanda Seyfried como Sophie Hall
Chris Egan como Charlie Wyman
Vanessa Redgrave como Claire Smith-Wyman
Franco Nero como Lorenzo Bertolini
Gael García Bernal como Victor
Daniel Baldock como Lorenzo Jr.
Lidia Biondi como Donatella, secretária de Julieta
Milena Vukotic como Maria, secretária de Julieta
Luisa Ranieri como Isabella, secretária de Julieta
Marina Massironi como Francesca, secretária de Julieta
Ashley Lilley como Patricia, prima de Charlie (no casamento)