Um evento maravilhoso, que muito nos emocionou e surpreendeu com a participação de crianças e jovens da cidade de Guaramiranga, com apoio da secretaria de educação e professores das escolas.
Café literário – Um evento em Guaramiranga, CE
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas
- Tags: café literário, evento cultural, Guaramiranga
Café literário em Guaramiranga, foi uma atividade artístico cultural apresentada por jovens de quatro escolas municipais da pequena e bela cidade cearense.
A postagem de hoje (ontem), estou escrevendo-a num local diferente. Estamos em Guaramiranga, cidadezinha serrana no interior do Ceará, sobre a qual já escrevi no meu blog O seu companheiro de viagem (link acessível). Estou também preparando uma nova postagem sobre ela, com informações sobre locais para visitar para quem for conhecê-la e também novas fotos do lugar que em breve será publicada no blog acima.
Hoje tivemos uma agradável e inesperada surpresa aqui em Guaramiranga – CE. Estávamos sem nenhuma programação, exceto jantar e, tínhamos visto um cartaz com um aviso de que, às 19 h, no Teatro Rachel de Queiroz, haveria um Café Literário. Não sabíamos nem do que se tratava, na realidade mas, pelo título do espetáculo, deveria ser algum recital de poesias. As 18h 30 nos dirigimos para o local e, qual a nossa surpresa, ao encontrar lá, já muita gente aguardando. O mais incrível era que não era o público que imaginávamos mas, gente de todas as idades. Desde crianças de 6 a 8 anos, a jovens de 14, 15 anos e pais e avós, na faixa dos 40, 50 e 60 anos. Fiquei então a imaginar o que, na verdade, iria ser apresentado ali. Será que seria apenas um festa juvenil? O que iria ocorrer naquele local?
No horário marcado, nada aconteceu. Tivemos mesmo vontade de ir embora e desistir do evento. Esperamos mais de 40 minutos para o espetáculo começar. E isso do lado de fora do teatro, em pé. Mas, valeu a pena esperar. O mais incrível de tudo foi que o espetáculo era um atividade escolar, uma apresentação dos alunos de quatro escolas públicas, desde o maternal até jovens do ensino médio. E o mais maravilhoso foi ver o envolvimento da comunidade com o acontecimento, principalmente levando-se em conta de que Guaramiranga é uma cidadezinha pequena, com pouco mais de cinco mil habitantes no interior do Ceará, numa segunda-feira à noite. Aquilo era inacreditável. Era um espetáculo da Secretaria de Educação do Município. Não era sequer, um episódio da Secretaria Estadual. No Recife, que é uma capital, uma das mais importantes do país, nunca tinha assistido a algo semelhante nem tampouco tive notícia sobre uma solenidade desta natureza. Foi emocionante ver aqueles jovens todos envolvidos com uma coisa daquele porte, de excelente qualidade e de tanta significação artística e cultural.
O teatro tem cerca de 200 lugares e ficou totalmente lotado, e com muita gente sentada nos degraus ou em pé pois não havia mais cadeiras. Bem, a qualidade da atração dispensa comentários. Foi de altíssimo nível com crianças e jovens mostrando um pouco de nossa cultura evocando obras como Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis ou Memorial Maria Moura de Rachel de Queiroz ou ainda músicas como Garota de Ipanema de Vinícius de Moraes e Construção de Chico Buarque ou peças como O pagador de promessas de Dias Gomes ou Morte e vida Severina do pernambucano João Cabral de Melo Neto.
Foi uma experiência inesquecível. A programação constou de quatro etapas. Uma a cargo da Educação Infantil que apresentou uma rememoração das três edições do Café Literário no Município. A primeira em 2013, a segunda em 2014 e a terceira de 2015. Esta atual em 2016 estava sendo a quarta vez que acontecia.
A segunda apresentação ficou a cargo da Escola EMEF Rodrigo de Argolo Caracas que apresentou os poemas Navio Negreiro de Castro Alves, Juca Pirama de Gonçalves Dias e Morte e vida Severina de João Cabral de Melo Neto.
A terceira parte ficou a cargo da Escola Municipal Linha da Serra, que apresentou trechos das obras de Dias Gomes (O pagador de promessas) e de Rachel de Queiroz (O Quinze e Memorial Maria Moura).
A parte final ficou a cargo da Escola Prof. Júlio Holanda, que apresentou uma montagem baseada nas obras O cortiço e O mulato de Aluizio de Azevedo e Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
Ainda houve, no início da apresentação do espetáculo, a participação especial da diretora da Escola Prof. Júlio Holanda, Elny que apresentou uma das criações de Jorge Amado – Tieta do Agreste – fazendo a abertura do show.
Veja ao final desta postagem um álbum com diversas fotos da excelente exibição. Aos organizadores, nossos mais efusivos parabéns e, aos jovens envolvidos na atividade, muitos aplausos e votos de muito sucesso.
Ao sairmos do teatro, mais uma surpresa agradável. Saímos pensando que iríamos dormir com fome pois não havíamos jantado e, às 22h, já deveria estar tudo fechado na pequena cidade. Mas, encontramos aberta uma agradável casa de refeições localizada ao lado do teatro com uma comida deliciosa da Dona Rita que nos recebeu muito bem e nos serviu uma galinha caipira com pirão, arroz e uma deliciosa salada.
Por tudo isso, o dia de hoje (ontem) foi, de longe, o melhor dia desta viagem até o presente momento.
Observação – Na terça-feira, dia 20 pela manhã, estivemos na Escola Prof. Júlio Holanda para parabenizar a diretora da Escola, Professora Elny, que teve uma participação tão brilhante na noite de ontem. Fomos muito bem recebidos por ela com quem conversamos por cerca de 20 a 30 minutos sobre as nossas impressões sobre o espetáculo e ela, muito simpática e acolhedora, nos explicou sobre o projeto que tinha sido iniciado em 2013 e permanecia vivo até hoje. Exortamos a necessidade de aquilo não morrer com o final da gestão do atual prefeito e consequente mudança do Secretário de Educação do Município. A população precisa lutar para que o Café Literário de Guaramiranga seja, não um acontecimento da atual gestão e sim, uma atividade cultural incorporada ao calendário do Município de Guaramiranga, a exemplo do seu Festival de Teatro, cuja vigésima terceira edição aconteceu na semana anterior e já é um evento de popularidade nacional.
Observação importante:
Para deixar seu comentário, clique em “Deixe um comentário” ou “XX respostas” no topo da página, logo abaixo do título da postagem, e preencha os campos obrigatórios. Lembre-se de preencher o campo com a soma dos valores solicitados. Isto é um catcha, isto é, um código para verificar se você não é um robô para evitar spammers.