Não assisti e nem pretendo assistir a esse filme.
Eu iria lembrar, com tristeza, de uma prima querida que já perdi para essa doença, e de um outro parente que está lutando contra ela. Também me faria lembrar dos momentos de luta que passei, ao ser acometida por um câncer, achando que não ia poder criar minhas filhas, que à época, tinham 2 e 5 anos de idade.
Mas graças a Deus venci. Foi descoberto logo no início, e isso contribuiu para a cura. Já faz 27 anos.
50 por cento – Jonathan Levine [Filme]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos filmes
- Tags: câncer, doença terminal, Jonathan Levine
Título original – 50/50
50% é a história de um rapaz com 27 anos que descobre estar com um tipo raro de câncer. Sua namorada faz o possível para ficar com ele mas não aguenta a tensão e cai fora. Quem o ajuda é seu melhor e único amigo que, com seu alto astral, faz o possível para que Adam enfrente tudo com bom-humor. Ele se afasta da mãe que é muito super protetora e, o pai é ausente por ter uma doença degenerativa e se encontrar em estado de quase demência.
Direção – Jonathan Levine
O filme é baseado em uma história real e, seu título, está relacionado com a chance de sobrevivência de alguém que tenha este tipo de doença. Jonathan Levine realiza uma comédia muito bem-humorada o que torna leve o tema extremamente doloroso de um doente terminal. Os desempenhos do protagonista Joseph Gordon-Levitt (Adam) e de Seth Rogen (Kyle) são simplesmente magistrais.
Ao receber a notícia do médico Adam lhe diz atônito: “Tumor, eu? Não pode ser! Não faço nada errado. Eu não bebo, não fumo, reciclo. Mas, ele não poderia fazer nada. Era uma realidade incontestável. Ele apenas poderia se acostumar e aprender a lidar com isso. Kyle, com seu bom humor lhe ajuda muito a enfrentar e superar as dificuldades. Sua bela terapeuta também. Alem desses dois, amigos que faz no hospital, senhores já idosos, que também estavam com câncer, o ajudam muito nessa nova fase de sua vida.
Dados técnicos do filme de Johnathan Levine
Produção – Estados Unidos
Direção – Johnathan Levine
Título original – 50/50
Duração do filme – 1 hora e 40 minutos
Ano de lançamento – 2011
Elenco e personagens
Joseph Gordon-Levitt – Adam
Seth Rogen – Kyle
Anna Kendrick – Katherine
Bryce Dallas Howard – Rachel
Anjelica Huston – Diane
Philip Baker Hall – Alan
Li o comentário de uma menina paulista sobre o filme e gostei muito. Ela escreve bem e tem uma opinião bem parecida com a minha a respeito do filme. Inclusive ela fez uma coisa que me chamou a atenção: ela escreveu algumas lições que tinha aprendido após assistir a este filme que merecem ser citadas. A única falha é que no título, ela coloca lição, no singular, quando, na verdade, cita três. O nome do blog é Tudo em um, escrito por Paloma Oliveira mas, o endereço do blog é bem interessante e parece muito com o nome do meu. É Ser ou não Ser, o que lembra muito Verdades de um Ser. Leia a seguir o que ela escreveu.
Observação – Como é uma transcrição, não posso alterar nada. Inclusive os erros não posso corrigi-los.
“Lição que eu tirei do filme: As vezes não fazemos nada para alguma coisa ruim acontecer, ela simplesmente acontece por puro destino, mas mesmo que o mundo desabe em sua cabeça, você ainda vai ter as coisas boas da vida, são nas horas ruins que sabemos quem está ao nosso lado e as vezes não damos a devida importância pra essas pessoas. E claro sempre haverão pessoas que estarão passando pelas mesmas coisas que você, nunca desista de lutar, e também nunca esqueça de viver!. As vezes é preciso que coisas ruins aconteçam para poder acontecer as coisas boas também.” (Extraído do blog Tudo em um disponível no link)
Minha opinião sobre o filme
Assisti a este filme no Netflix há uns 6 meses e, posso lhe assegurar que se você tiver oportunidade de vê-lo não irá se arrepender. Será um dos melhores filmes do ano.
O filme mereceu quatro estrelinhas.