Modesty Blaise – Joseph Losey [Filme visto há 50 anos]
Direção – Joseph Losey
O mesmo diretor de O acidente (1967), Joseph Losey dirige este longa com tal maestria que, apesar de ser de um gênero bastante explorado, ele transforma em original, o que é comum nos outros filmes.
Aviso
Este filme já foi publicado aqui no blog anteriormente. Seno entretanto em circunstâncias diversas das atuais, eu o publicarei novamente com alterações. Para quem quiser conferir as anotações do caderno sobre o filme basta clicar no link abaixo que será direcionado para a postagem original.
Postagem original de Modesty Blaise
Dados do meu caderno de anotações sobre cinema
Modesty Blaise foi visto no dia 04 de janeiro de 1967, uma quarta-feira, no Cinema São Luiz. Ele mereceu três estrelinhas e foi classificado por mim como destinado a adultos de sólida formação. É um filme anglo-italiano. O gênero do filme é drama cômico de espionagem policial de ação, satírico de aventuras e ficção. O filme é colorido.
Minha opinião sobre o filme
O filme é muito bom. Trata-se de um ótimo divertimento, sem contar com os ótimos desempenhos dos protagonistas e a beleza de Monica Vitti. Um destaque à parte é o operador de câmera que, com o olhar de Joseph Losey, consegue cenas maravilhosas. Como destaque, a cena em que ele pega o castelo dentro do cálice de vinho como já mencionado na postagem original. Não é cansativo em momento algum e, a comicidade dosada das situações é muito divertida. Mereceu, como já disse, três estrelinhas mas, bem poderiam ser quatro. Gostaria muito de rever este filme.
Dados técnicos do filme
Produção – Inglaterra e Itália
Ano de lançamento – 1966
Duração do filme – 2 horas
Elenco e personagens:
Monica Vitti ……. Modesty Blaise
Terence Stamp ……. Willie Garvin
Dirk Bogarde ……. Gabriel
Harry Andrews ……. Sir Gerald Tarrant
Michael Craig ……. Paul Hagan
Clive Revill ……. McWhirter / Sheik Abu Tahir
Alexander Knox ……. Ministro
Rossella Falk ……. Mrs. Fothergill (como Rosella Falk)
Scilla Gabel ……. Melina
Michael Chow ……. Weng
Joe Melia ……. Crevier
Saro Urzì ……. Basilio
Tina Aumont ……. Nicole (como Tina Marquand)
Oliver MacGreevy ……. Homem tatuado
Jon Bluming ……. Hans