Adorei o texto. Estou no VK, mas não achei o filme Jaula Amorosa para ver online.
Jaula amorosa – René Clément [Filme visto há 50 anos]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme visto há 50 anos, Minhas verdades através dos filmes
Título original – Les felins
Um filme com Alain Delon e Jane Fonda tem tudo para ser extraordinário. Les felins é um filme excepcional em todos os sentidos. Um roteiro fabuloso, interpretações primorosas e uma direção impecável.
Direção – René Clément
René Clément era considerado um dos melhores diretores do cinema francês. Teve a proeza de conseguir por três vezes o Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes, um dos maiores e mais famosos festivais do mundo. Os filmes foram A batalha dos trilhos (1946), Os malditos (1947) e Três dias de amor (1949).
Mas não para por aí. Ele ganhou também dois Oscars e O Leão de Ouro. Os Oscars foram para os filmes Três dias de amor em 1950 e Brinquedo proibido em 1952, ano em que ganhou também, pelo mesmo filme, o Leão de Ouro.
Aviso
Assim como os seis filmes anteriores postados aqui, com a legenda de Filmes vistos há 50 anos, este também já tem um post sobre ele aqui no blog com as anotações que escrevi no meu cadernos de anotações de cinema em 1967.
Este filme foi visto no dia 21 de janeiro de 1967, um sábado, no cinema São Luiz. O filme é em preto e branco em tela pequena. A cotação moral atribuída por mim foi para adultos de sólida formação.
Estou postando-o novamente, sem estas anotações mas com informações diferentes das fornecidas na postagem anterior sobre o filme. A seguir, deixo um link para quem desejar conferir as anotações que escrevi no meu caderno de cinema sobre este filme.
Postagem anterior de Jaula amorosa
Dados técnicos sobre o filme
Produção – França e Estados Unidos
Ano de lançamento – 1964
Duração do filme – 1 hora e 37 minutos
Gênero – Drama psicológico romântico policial de ação e mistério com cenas de suspense.
Elenco e personagens:
Alain Delon como Marc
Jane Fonda como Melinda
Lola Albright Barbara
André Oumansky como Vincent
Georges Douking como Clochard
Minha opinião sobre o filme
Considerei este filme excelente em todos os sentidos e mereceu cinco estrelinhas. O roteiro é uma adaptação de uma novela de Day Keene – Joy house – feita pelo próprio diretor, René Clément, ajudado por Pascal Jadin e Charles Williams.
A trama é muito bem conduzida por Clément que consegue imprimir um bom ritmo nas cenas mostrando um homem enredado em uma teia cada vez mais envolvente e finalmente inoculado pelo veneno que o impede de fugir daquela Jaula amorosa.