Sete mulheres – John Ford [Filme visto há 50 anos]
Título original – Seven women
Sete mulheres (Seven Women) é um filme comovente e muito bem cuidado com desempenhos primorosos e convincentes. Seven women leva o espectador a refletir sobre as consequências de muitos de nossos atos. Deixa-nos com um sentimento de desolação e tristeza. Em muitos aspectos ele lembra o filme de Clint Eastwood O estranho que amamos (1971).
Direção – John Ford
Este foi o último filme realizado por John Ford que encerrou com chave de ouro sua carreira de mais de 50 filmes de primeira. Ganhou quatro Oscars como Melhor diretor e um do Melhor filme, tendo inúmeras indicações ao longo de sua carreira exitosa. O Oscar de Melhor filme foi para Como era verde o meu vale em 1941 e os de Melhor diretor foram para os filmes O denunciante (1936), As vinhas da ira (1941), Como era verde o meu vale (1941) e Depois do vendaval (1953).
Dados técnicos sobre o filme
Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1966
Duração do filme – 1 hora e 27 minutos
Gênero – Drama psicológico romântico de ação
Colorido em Cinemascope
Música de Elmer Bernstein
Elenco e personagens:
Anne Bancroft ……….. Dra. D.R. Cartwright
Sue Lyon ……………….. Emma Clark
Margaret Leighton … Agatha Andrews
Flora Robson ………… Miss Binns
Mildred Dunnock ….. Jane Argent
Betty Field …………….. Sra. Florrie Pether
Anna Lee ………………. Sra. Russell
Eddie Albert ………….. Charles Pether
Mike Mazurki ………… Tunga Khan
Woody Strode ……….. Lean Warrior
Jane Chang ……………. Miss Ling
Han William Lee ……. Kim
H.W. Gim ……………… Coolie
Irene Tsu ……………… Garota chinesa
Minha opinião sobre o filme
Assisti a este filme no dia 02 de fevereiro de 1967 no cinema Duarte Coelho em Olinda. Fiquei maravilhado com os desempenhos de Anne Bancroft e Lue Lyon nos papeis da Dra. Cartwright e Emma respectivamente. Atribuí ao filme na cotação artística apenas três estrelas mas considerei-o formidável, isto é com quatro estrelinhas e meia. Não recordo mais muita coisa sobre ele e não fiz nenhuma resenha no meu cadernos de cinema na época.
O roteiro é baseado no conto Chinese Finale de Norah Lofts. Uma das grande valorizações do filme é a música de Elmer Bernstein.
Nenhum comentário