Os dias são numerados – Elio Petrie [Filme visto há 50 anos]
Direção – Elio Petrie
Elio Petri, diretor italiano é o realizador desta magnífica obra estrelada brilhantemente por Salvo Randoni num papel que valoriza o ator. Ele teve sua carreira coroada por muitos filmes políticos muito bons, como é o caso, por exemplo, de “Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita” com Gian Maria Volonté de 1970. Por este filme, Petri conquistou o Oscar de Melhor Filme estrangeiro de 1971. E uma coincidência, é que ele nasceu no mesmo dia que eu, só que alguns anos antes.
Título original – I Giorni Contati
Aviso
Este filme já foi postado aqui no Blog Verdades de um Ser anteriormente. Na postagem primitiva, você encontrará uma longa resenha sobre este filme, explorando detalhadamente seu enredo e a mensagem que o diretor desejava transmitir. Entretanto, como estou postando todos os filmes a que assisti em 1967 em sequência, estou postando novamente, evidentemente, sem as anotações que se referem a este filme encontradas no meu caderno de cinema, pois estas já constam na postagem primitiva. Para ler o conteúdo desta primitiva postagem, basta clicar no link abaixo.
Postagem anterior sobre este filme
Minha opinião sobre o filme
Assisti a este filme no Cinema de Arte Coliseu no dia 22 de março de 1967, uma quarta-feira. Considerei-o Excepcional, atribuindo-lhe seis estrelinhas e arbitrando a cotação moral para Adolescentes.
Este foi o segundo filme de Elio Petri, realizado um ano após Os assassinos, com Marcelo Mastroianni. Salvo Randoni tem um desempenho maravilhoso e, sem dúvida, marcou sua carreira.
Dados técnicos do filme
Título original – I giorni contati
Direção – Elio Petrie
Produção – Itália
Ano de lançamento – 1962
Duração do filme – 1 hora e 45 minutos
Gênero – Drama paicológico
Preto e branco em tela pequena
Elenco e personagens:
Salvo Randone como Cesario Conversi
Angela Minervini como Graziella
Regina Bianchi como Giulia
Marcella Valeri como Mãe de Graziella
Giulio Battiferri como Spartaco
Lando Buzzanca como Filho de Cesario
Franco Sportelli como Amilcare Franceschelli
Vicenzo Falanga como Mazzolatore
Paolo Ferrari como Vinicio
Alberto Amato, Renato Maddalena, Vittorio Bottone.
Nenhum comentário