A onda – Dennis Gansel [Filme]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos filmes
- Tags: dominação das massas, experimento, fortalecimento do grupo, nazismo
Direção – Dennis Gansel
Este filme, do diretor alemão Dennis Gansel, é um filme de esclarecimento público, a respeito do que, e como se pode manipular as massas.
Trata-se de um filme maravilhoso, do cineasta alemão Dennis Gansel. Ele se baseia num experimento, realizado em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos, em abril de 1967. Um professor de História da Cumbberley High Schol, resolve fazer um experimento. A finalidade era mostrar aos alunos, por que a população alemã, na época da Segunda Guerra Mundial, desconhecia certos fatos. Como por exemplo, não sabia do extermínio dos judeus nos campos de concentração alemães. Mas, não foi muito bem documentado este experimento. Para saber mais, clique no link a seguir. A terceira onda (Experimento)
A onda
No caso do filme, o experimento ocorre numa turma do colegial. Os alunos estavam matriculados, em um curso de uma semana sobre
Autocracia, com o professor Rainer Wenger. Os alunos não acreditavam ser possível, na Alemanha moderna, surgir uma ditadura, como a do 3º Reich. Mas o professor, com o experimento realizado, queria mostrar como é fácil manipular as massas.
O experimento
Para iniciar o experimento, o professor exige que todos os alunos, ao se dirigirem a ele, o tratem por “Herr Wenger” (Senhor Wenger). Muda também a disposição das carteiras, de modo que todas fiquem de frente para ele. Ainda como parte do experimento, distribui os alunos pelas notas, fazendo sentarem juntos, alunos com boas notas, formando par com os de más notas. Isso promoveria a aprendizagem de um com o outro.
Quem quisesse fazer alguma pergunta ou observação, deveria primeiro ficar de pé, saudá-lo com a saudação combinada – “Herr Wenger”, e falar o mínimo possível, com no máximo, três ou quatro palavras.
Durante a aula, ele convida todos a marcharem em uma cadência uníssona. Mostrando assim, o quanto a união pode dar idéia de grupo, e fortalecer as relações, criando desse modo uma comunidade, com objetivos comuns. E também fica evidenciada, a força que o grupo tem pois, na sala de baixo, onde estava acontecendo as aulas de anarquia, os alunos e o professor ficam perturbados.
Depois, ele institui um uniforme, para estabelecer uma igualdade. Não haveria o mais rico e o mais pobre, o mais bonito e o mais chique. Todos deveriam vestir-se com uma camisa branca e calça jeans mas, nem todos aceitam. Um dos alunos diz não ter camisa branca e nem dinheiro para comprar. Um outro diz ter duas camisas e daria uma a ele. Isso unifica mais ainda o grupo.
A divulgação
Criam também um nome para identificação do grupo. O nome escolhido por votação é “A Onda“. Ainda criam um símbolo, que é desenhado por um dos alunos do grupo, e uma saudação, que consiste em fazer um movimento como uma onda com o braço direito, deixando-o a altura do peito, na horizontal.
O símbolo do grupo é espalhado pela cidade, em forma de decalques, pichações e cartazes. O grupo se torna tão coeso, que ao verem um dos alunos, que antes era desprezado por todos, ser molestado por um grupo de valentões de outra turma, botam todos para correr em defesa do que estava sendo molestado.
A experiência é um êxito total, mas o professor perde completamente o controle do grupo. E a consequência disso é que no último dia, quando aconteceria um jogo entre a turma da Onda e a outra turma, um aluno é assassinado por causa da onda. O professor é levado preso como responsável pelo fato.
Dados técnicos do filme
Produção – Alemanha
Direção – Dennis Gansel
Título original – Die Welle
Ano de lançamento – 2008
Duração do filme – 1 hora e 47 minutos
Elenco e personagens:
Jürgen Vogel como Rainer Wenger
Frederick Lau como Tim
Max Riemelt como Marco
Jennifer Ulrich como Karo
Cristina do Rego como Lisa
Christiane Paul como Anke Wenger
Elyas M’Barek como Sinan
Maximilian Vollmar como Bomber
Maximilian Mauff como Kevin
Jacob Matschenz como Dennis
Ferdinand Schmidt-Modrow como Ferdi
Tim Oliver Schultz como Jens
Amelie Kiefer como Mona
Odine Johne como Maja
Fabian Preger como Kaschi
Tino Mewes como Schädel
Maxwell Richter como um anarquista
Alexander Held como o pai de Tim
Dennis Gansel como Martin
Outros filmes de referência
Foi a partir do filme A lista de Schindler (1993), que Dennis Gansel passou a desenvolver uma atração pelo tema deste filme A onda. Além deste, dois outros filmes que merecem ser revisitados, que abordam este tema são O menino do pijama listrado (2008) e A vida é bela (1997) que você encontrará meus comentários sobre eles aqui no blog. Basta clicar nos links acima.
Filmes sobre política que também merecem uma visita são O capital (2012), um filme francês de Costa Gravas, e Tudo pelo poder (2011), um filme norte-americano do diretor e também ator George Clooney. E ainda, O 5º Poder, que tem duas versões: uma brasileira (1962) do cineasta italiano Alberto Pieralisi, e outra, de (2013), norte-americana, do diretor Bill Condon. Todas duas versões do último filme, podem ser encontrados no Youtube, para você assistir a elas.
Nenhum comentário