…quem seria um com a indumentária minúscula no tal jogo?????????
Copacabana me engana – Antonio Carlos da Fontoura [Filme online]
Direção – Antonio Carlos da Fontoura
Antonio Carlos da Fontoura é um diretor e roteirista brasileiro que já realizou diversos filmes ao longo de sua carreira. O mais recente e mais conhecido filme dele é Somos tão jovens (2013), que explora a biografia do cantor Renato Russo. Copacabana me engana, porém, continua sendo seu melhor filme.
Produziu também diversos seriados e novelas para televisão, destacando-se dentre eles Capitães da areia (1989). Foi casado com Odete Lara, uma das protagonistas deste filme, Copacabana de engana.
O enredo do filme
Um jovem de pouco mais de vinte anos (Marquinhos), filho de pais burgueses da classe média carioca, vive em Copacabana sem nenhuma atividade produtiva. Pois nem trabalha, nem estuda. Vive jogando futebol na praia, e à noite, sai com os amigos para boates. A mãe (Isabel), o mima muito, a ponto de ser ela quem tira as roupas dele para dormir. Ele sonha com carros velozes e hotéis luxuosos.
Seu pai (Alfeu), tem muitas amantes entre as mulheres que trabalham para ele no seu escritório. Marquinhos vive observando Irene (Odete Lara),, quarentona que mora no apartamento do prédio em frente, e um dia, usando um binóculo, assiste a ela tirando a roupa na hora de dormir. Começa então a assediá-la e, depois de um encontro numa lanchonete, passa a visitá-la em sua casa.
Apaixona-se por ela, e ela passa a satisfazer os desejos dele, deixando-o cativo.
Dados técnicos do filme
Elenco e personagens
Odete Lara ……………………… Irene
Carlo Mossy ……………………. Marquinhos
Paulo Gracindo ………………… Alfeu
Lícia Magna …………………….. Isabel
Ênio Santos …………………….. Leôncio
Joel Barcellos ………………….. Macalé
Marcos Anibal ………………….. Pedrinho
Cláudio Marzo …………………. Hugo
Vítor Albuquerque ……………. Patota de Copacabana
Edu Mello ………………………. Patota de Copacabana
Yolanda Cardoso ……………….Amante de Alfeu
Maria Gladys ……………………………Mulher currada na Barra
Emmanuel Cavalcanti ………. Sindicalista
José Medeiros ……………….. Currador na Barra (não creditado)
Luiz Marinho …………………. Sindicalista (não creditado)
E ainda: Mário Fiorani, Marcos Palmeira, Renato Landim, Armando Costa.
Minhas considerações sobre o filme e algo mais
Este é o primeiro longa de Antonio Carlos da Fontoura que, passou a ser conhecido como Da Fontoura após algum tempo. Também é a estreia de Carlo Mossy (Marquinhos), que posteriormente viria a se tornar o rei da pornochanchada. Estrelou em muitos filmes como Soninha toda pura (1971), Como é boa nossa empregada (1973), Essa gostosa brincadeira a dois (1974) e muitos outros. Estudou cinema e teatro na França, Inglaterra e Estados Unidos, vindo a conhecer muitos atores e diretores famosos como Alec Guiness e Roman Polansky. Chegou a fundar uma produtora de cinema, passando a dirigir e atuar nos seus filmes.
O ano de 1968 foi um ano de ouro para o cinema brasileiro. Pois foi o ano em eu foram produzidos filmes como O homem nu (Roberto Santos), As amorosas (Walter Hugo Khoury), O bandido da Luz Vermelha (Rogério Sgarzela), Roberto Carlos em ritmo de aventura (Roberto Farias), Edu, coração de ouro (Domingos de Oliveira), O estranho mundo de Zé do Caixão (José Mojica Marins), Como vai, vai bem? (organizado por Alberto Salvá) e tantos outros.
Godard teve uma participação e influência marcantes nessa história do cinema brasileiro, porque naquele ano, segundo artigo do Estadão,, estrearam no Rio cinco filmes inéditos dele: A chinesa (1967), Tempo de guerra (1963), Duas ou três coisas que sei dela (1966), Masculino – Feminino (1966) e Made em U.S.A. (1966).
O que foi o ano de 1968
Aconteceu em 1968 a morte de um estudante no restaurante Calabouço no Rio de Janeiro numa ação da polícia militar o que fez com que fosse desencadeada uma reação ao Governo Militar vigente culminando com a decretação do AI-5 em dezembro daquele ano, após manifestações de massa contra a ditadura.
Em Paris, na época, ocorriam fortes movimentos estudantis que se difundiram para o Brasil, principalmente através dos filmes de Godard, que influenciou significativamente o cinema brasileiro pois, era ele quem estava à frente dessas lutas juntamente com Truffaut.
No dia em que ocorreu a morte do estudante, estava em cartaz no cinema Paissandu, Tempo de Giuerra (Les carabiniers). Além disso, este cinema era o templo dos cinéfilos cariocas nos anos 60 do século XX. Foi de lá que partiu a “turba em 26 de junho, rumo ao centro da cidade, par a engrossar a Passeata dos 100 mil contra a ditadura“.
A trilha sonora do filme é uma preciosidade. Com destaque para Baby de Caetano Veloso, e cantada por Gal Costa, que é a única creditada, mas com diversas outras canções belas como, por exemplo, “Try a little tenderness“, de Otis Redding.
LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO
Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.
Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.
Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.
Instruções adicionais
Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.
Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não). Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.
IMPORTANTE
Este blog não tem fins lucrativos. Portanto, não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.
Fontes consultadas:
- Artigo do Estadão intitulado Godard comandou 1968, o ano da virada no cinema brasileiro e mundial, disponível em https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,godard-comandou-1968-o-ano-da-virada-no-cinema-brasileiro-e-mundial,70002220584 e consultado em 30/07/2018.
- Filmografia de Jean Luc-Godard na Wikipédia disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Filmografia_de_Jean-Luc_Godard e consultado em 30/07/208.
- Dados sobre o filme – IMDb, disponível em https://www.imdb.com/title/tt0188520/ e consultado em 30/07/2018.
- Filmes brasileiros de 1968 na Wikipédia, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Filmes_do_Brasil_de_1968 e consultado em 30/07/2018.