Os amores de uma loira – Milos Forman – [Filme online]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme online, Minhas verdades através dos filmes
- Tags: Blog Verdades de um Ser, filme tcheco, Milos Forman, oscar
“Os amores de uma loira” dirigido por Milos Forman estreia amanhã, a partir das 21h, no Canal do Youtube do blog Verdades de um Ser. Você pode assistir a ele gratuitamente, bastando para isso, clicar no link ao final deste post. Ao final, lembre-se de deixar seu comentário. Ele é muito importante para o blog e para o Canal. Caso ainda não seja inscrito no canal, aproveite para se inscrever, dar o seu like e compartilhar com amigos e contatos. Isso é importante para o canal.
Lásky jedné plavovlásky (Os amores de uma loira) de Milos Forman
“Os amores de uma loira” faz parte da Nouvelle Vague tcheca e é o segundo longa de Milos Forman. O primeiro foi Black Petr (Pedro, o Negro) de 1964. Antes dele, participou de três filmes menos expressivos: Lanterna Magika II (Laterna mágica II) de 1960 como roteirista e como diretor, de Kdyby ty muziky nebyly (Se não fosse pela música) de 1963 e Audition (Audição) de 1964.
Este longa é dirigido por Milos Forman e faz parte da lista dos “1.000 Melhores Filmes de Todos os Tempos” do The New York Times, porém o título – “Os amores de uma loira“, que no Brasil é tradução fiel do original, dá uma ideia totalmente errada sobre o filme. É um filme tcheco lançado em 1965 e que conquistou toda a crítica ou grande parte dela.
Milos Forman
Milos Forman foi um diretor tcheco que faleceu em 2018 com 86 anos, e deixou um expressivo trabalho em sua filmografia, incluindo muitos prêmios.
Milos Forman chamou a atenção do mundo ao ter seu nome indicado ao Oscar por seu trabalho em “Os amores de uma loira“, o que facilitou sua migração para os Estados Unidos, fugindo do regime comunista, e lá conquistar dois Oscars com os filmes Um estranho no ninho (1976) e Amadeus (1985). Ele foi um dos poucos diretores do mundo a receber três indicações ao Oscar.
Sinopse do filme
A história transcorre numa pequena cidade da Tchecoslováquia, que hoje já não existe mais pois, em 1992, foi desmembrada em República Tcheca e Eslováquia. O local tem uma proporção de um homem para dezesseis mulheres. Andula é uma adolescente que trabalha em uma fábrica de calçados e, vai a um baile na cidade em comemoração à visita de uma companhia de reservistas mas, no baile, só estão velhos, exceto um pianista que conquista a atração de Adula e depois a leva para seu quarto, e uma semana depois, ela vai atrás dele em Praga.
Dados técnicos do filme
Título original – Lásky jedné plavovlásky
Direção – Milos Forman
Produção – Thecoslováquia
Fotografia – Preto e Branco
Duração – 1 hora e 30 minutos
Elenco e personagens – Antonín Blazejovský (Tonda), Hana Brejchová (Andula), Ivan Kheil (Manas), Jana Novaková (Jana), Jan Vostrcil (Colonel), Jarka Crkalová (Jaruska), Jirí Hrubý (Burda), Josef Sebánek (Pai da Milda), Marie Salacová (Marie), Milada Jezková Mãe da (Milda)
Gênero – Drama, cômico, romântico, psicológico com críticas.
Minha opinião sobre o filme
Como escrevi anteriormente, o título nos induz a acreditar que a atriz principal interpreta uma personagem (Adula) promíscua, quando, na verdade, ela mantém-se fiel ao seu amor durante todo o filme, chegando mesmo a correr atrás dele, arriscando tudo que tinha conquistado até então.
Milos Forman se destaca como diretor neste filme com uma filosofia de fazer o espectador pensar e refletir. Não entrega as coisas todas mastigadinhas. Mostra o drama de uma adolescente seduzida e iludida, morando numa cidade com poucas chances de encontrar um amor, torna-se alvo fácil do pianista sedutor.
A obra é muito bem dirigida e oferece drama e comédia intercaladas em uma perfeita harmonia.
Nenhum comentário