O Belo Antonio – Mauro Bolognini [Filme online]
Mauro Bolognini – Direção
Mauro Bolognini foi um cineasta e roteirista italiano que realizou mais de trinta filmes. Dentre estes, um que tem feito muito sucesso no Canal do Blog Verdades de um Ser no Youtube – A Dama das Camélias. Ele já conta com quase trinta mil visualizações, só deste filme, desde a sua publicação no canal, em março de 2019. Para também assistir a uma versão mais antiga dele, basta clicar no link acima. Lembre de deixar seu comentário, curtir e se inscrever no canal.
Inscreva-se clicando no link a seguir – Canal do Youtube do Blog Verdades de um Ser
Sinopse do filme de Mauro Bolognini
O roteiro é de Pier Paolo Pasolini com a participação de Mauro Bolognini e Gino Vicentini. Os três tiveram a clara intenção de desmoralizar a masculinidade do homem siciliano.
Antonio Magnano (Marcello Mastroianni) é um homem muito bonito. Ele passa um tempo fora de Catânia, sua cidade natal. Lá, ele tenta carreira diplomática, em Roma, mas não obtém sucesso. Sua família, muito influente, consegue um casamento para ele com a bela filha do tabelião local, um homem muito rico.
As mulheres cobiçam Antônio, porque acreditam que ele seja o amante perfeito. Mas, Antônio tem problemas para preencher esse ideal. E Barbara Puglisi (Claudia Cardinale) só percebe seus fracassos, quando eles já são casados. Quando a cidade descobre o seu problema, todos começam a rir dele.
Um ano depois, quando os pais tomam conhecimento que o casamento não havia sido consumado, como resultado da ajuda de um padre, eles lutam pela anulação do casamento.
Merece destaque aqui a conversa do pai de Antonio com ele ao saber da notícia. Em um excelente desempenho, Pierre Brasseur (Alfio Magnano), liga para o filho e fala quase em tom de piada que tinha escutado que Barbara estava como tinha saído de casa há um ano. Logo depois, quando descobre a verdade, fica pasmo, com cara de quem viu o diabo em pessoa.
Meus comentários sobre o filme
Com uma adaptação de Pier Paulo Pasolini do clássico livro homônimo de Vitaliano Brancati, lançado em 1948, todavia, só doze anos depois, permitida a sua adaptação para o cinema. Tudo isso em virtude da forte censura da igreja. Mauro Bolognini tem uma direção segura e equilibrada. Também porque teve a sorte de contar com excelentes atores. O roteiro de Pasolini em parceria com Gino Visentini e as interferências de Mauro Bolognini, certamente ajuda muito a produzir esta obra-prima do cinema italiano, em co-produção com a França. E como tanto Bolognini como Pasolini que eram assumidamente gays. Em conclusão, devem ter se deliciado com o tema, usando Mastroianni, um dos símbolos sexuais da época, para fazer o papel do homem siciliano impotente. Na época o filme foi um verdadeiro escândalo! Também realizou em parceria com Pasolini A longa noite de loucuras, Os namoros de Marisa e Um dia de enlouquecer.
E a beleza de Claudia Cardinale dispensa comentários. Acima de tudo, o lembrete de que este é o filme em que ela está mais bela. Infelizmente, aparece em poucas cenas na tela.
Dados técnicos do filme
Produção – França e Itália
Direção – Mauro Bolognini
Roteiro – Pier Paolo Pasolini, Gino Visentini e Mauro Bolognini, baseado no romance homônimo de Vitaliano Brancati
Gênero – Drama, romântico, psicológico
Duração do filme – 1 hora e 45 minutos
Ano do lançamento – 1960
Fotografia – Em preto e branco de Armando Nannuzzi
Elenco e personagens
Marcello Mastroianni …. Antonio Magnano
Claudia Cardinale …….. Barbara Puglisi
Pierre Brasseur ……….. Alfio Magnano
Rina Morelli ……………. Rosaria Magnano
Tomas Milian ………….. Edoardo
Fulvia Mammi …………. Elena Ardizzone
Patrizia Bini ……………. Santuzza
Anna Arena ……………. senhora Puglisi
Se desejar assistir ao filme integral, com áudio original e legendas em português, clique na imagem abaixo. Mas lembre de ao final, deixar um comentário dizendo se gostou, e suas impressões sobre a experiência.
Nenhum comentário