Mensagens de áudio no Zap
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Blog Verdades de um Ser, comunicação, mensagem de áudio, Whatsapp, zap
Mensagens de áudio
Mandar pelo zap mensagens de áudio é uma prática pouco recomendável e de enormes malefícios.
Outro dia li no blog de um amigo uma postagem sobre este assunto. Mensagens de áudio do Zap é uma forma de preguiça de escrever. Ninguém guarda mensagens de áudio, pois depois que você ouve, se juntam duas, ou três, ou mais, você fica sem saber o que cada uma delas contém, mesmo que tenha ouvido todas. Se quiser depois procurar vai ter trabalho de ouvir novamente cada uma, até descobrir qual a que quer. Não há como identificar. Ao contrário das mensagens escritas.
Inconvenientes
Além disso, tem também o inconveniente de nem sempre você ter condições de ouvi-las. Pode ser que você esteja próximo de outras pessoas e não queira que elas ouçam suas mensagens. Ou seja, é uma prática indesejável.
Por curiosidade, logo após a publicação deste post, resolvi fazer uma pesquisa na internet sobre a situação mencionada. Era necessário aumentar o número de palavras para melhorar a indexação. Primeiramente, imaginem que descobri um artigo da revista Exame, que menciona exatamente este assunto. Fiquei feliz em ler, mesmo que parcialmente o artigo e saber que milhares de brasileiros pensam igualzinho a mim e ao meu amigo que mencionei no início.
Outros textos sobre o assunto
Quem desejar ler basta clicar no link a seguir. Artigo da Revista Exame
Primeiro um dado técnico que eu não sabia ou não lembrava: O whatsapp foi lançado em 2009 e só em 2013, isto é, só quatro anos depois, é que foi habilitada esta função de áudio. Ora, se antes, todos usavam o whatsapp sem áudio, por que não continuar do mesmo modo?
Além disso, outro artigo, no blog do Matheus Dias, menciona seis razões pelas quais ele detesta as mensagens de áudio e eu concordo com ele. Inclusive, algumas já tinha mencionado aqui. Só fui fazer esta pesquisa depois de publicado este post. Quer ler o artigo, clique no link a seguir. “6 razões pelas quais odeio mensagens de áudio”
No texto acima mencionado do Matheus, ele insere uma frase de Glória Kalil, que reflete bem o que está sendo abordado.
“Se mandar áudios (o que é melhor evitar), que sejam curtos e objetivos.”
Por esta razão, desde sempre, eu tomei uma decisão. Raramente ouço as mensagens de áudio que me enviam. Deleto-as sem escutar pois, se não posso ouvi-las de imediato, ocorre justamente o inconveniente que mencionei acima. Você não consegue identificar o que tem em cada uma. Muitas vezes, juntam duas, três, ou muito mais mensagens e você fica sem saber do que se trata. Então, o mais fácil é deletar tudo.
Quem quiser que eu receba a mensagem e tome ciência do seu conteúdo, ou escreva ou me ligue. Telefone é para ligar. Nunca foi para escrever e menos ainda para gravações. Preguiça de escrever? Ligue!
Nenhum comentário