Fibhaiku – Você já ouviu falar?

Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

Fibhaiku – Já ouviu falar?

Fibhaiku para quem não ouviu falar é um estilo poético criado em alguma época, ao que parece, 1974, por alguém cuja comprovação não obtive. Mas ao que se diz, foi criado por John Frederick Nims. Bem, seja como for, alguém criou este estilo que está associado à famosa série numérica de Fibonacci. Esta série ficou muito conhecida na atualidade, pela obra “O Código Da Vinci”, tanto da literatura como do cinema.

Tende a ser um estilo minimalista e está associado também com o famoso estilo japonês do haicai, ou haiku para alguns. A origem do nome Fibhaiku é uma mistura de Fibonacci + Haiku.

A Sequência Fibonacci é formada pelos dois primeiros números 0 e 1, com seus sucessores sempre iguais à soma dos dois últmos números. Então, terermos o seguinte: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 etc.

Cada número desta série, representa a quantidade de sílabas poéticas de cada verso do Fibhaiku.

A sequência que importa para o Fibhaiku é a dos sete primeiros números, sendo o primeiro deles correspondente ao título do poema.

Então, o título teria zero sílabas poéticas, ou seja, não existe título. O primeiro verso e o segundo, teriam, ambos, apenas uma sílaba poética, o terceiro duas sílabas poéticas, o quarto, três, o quinto, cinco e o último verso, oito sílabas poéticas. A seguir, um exemplo do meu primeiro e do segundo Fibhaikus.

Exemplos de Fibhaiku

Os

Vinhos

Merecem

Momentos

Muito preciosos

Com uma boa companhia.

                                                                 (Alberto Valença Lima)

Fibhaiku

Tão
Perto
Não foge
Cria hábito
Faz charminho e dengo
Incendeia nossas histórias!
Nossos pecados colossais
Ficam na memória
Bom demais
Nós dois
Sós
Uno

                                                                                                                                                Alberto Valença Lima

Este segundo parece com uma poesia concreta, assemelhando-se à figura de um balão de São João ou a um daqueles piões antigos de brinquedo. (imagem abaixo).

 

Fontes:

  1. Composições Literárias: como criar poemas – disponível em https://comocriarpoemas.blogspot.com/2014/08/fibhaiku.html e consultado em 06/07/2022.
  2. Fibhaiku, tu já leste algum? – disponivel em https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1406073 e consultado em 06/07/2022.
  3. Wagner Marim – disponível em https://wagnermarim.blogspot.com/2011/11/fibhaiku-o-que-e-o-fibhaiku-nome.html e consultado em 06/07/2022.
  4. Wikipédia – Leonardo Fibonacci – Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Fibonacci e consultado em 06/07/2022.
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
Mais recentes Nuances Expandidos compostos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
MAIS RECENTES NUANCES EXPANDIDOS COMPOSTOS
Share

Mais Recentes Nuances Expandidos compostos Estou reunindo nesta postagem os mais recentes Nuances Expandidos compostos por mim. Foram eles: A Flor de Deus – Nuance Expandido AVL 23 Nossa vida ergue altares – Nuance Expandido AVL 24 Como compor um Nuance Expandido – AVL 25 Em honra a Santa Teresinha …

Share
Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio. Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão …

Share