Jô Soares – Presto minha reverência [Texto autoral]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Verdades de meu ser [Textos autorais]
Jô Soares – Minha reverência!
Jô Soares, batizado José Eugênio Soares, foi um homem como poucos no Brasil. Sua cultura era invejável. Jô Soares, deixo-lhe minha reverência! No último dia 05 de agosto de 2022, ele nos deixou para ir divertir os habitantes de outras moradas. Nasceu em 16 de janeiro de 1938, e viajou aos 84 anos. Foi, além de humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro.
Dele, já li O Xangô de Baker Street e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras.
Em 1959 casou-se com a atriz Teresa Austregésilo, com ela permanecendo até 1979. Teve com ela seu único filho, Rafael Soares, que nasceu em 1964 e era autista. Faleceu em 31 de outubro de 2014, aos 50 anos.
Entre 1980 e 1983 Jô viveu com a atriz Silvia Bandeira, doze anos mais nova que ele. Em 1987 passou a viveu com Flávia Junqueira, que era designer gráfica, e com quem permaneceu até 1998. Atualmente ela vive com a cantora Zélia Duncan.
Notícia da morte de Jô Soares
Apesar de estarem separados há mais de vinte anos, estavam frequentemente juntos. Inclusive, foi motivo de um comentário inteligente, e em tom de piada, como, aliás, eram quase todos que ele emitia. Disse Jô certa vez sobre sua relação com ela: “Foi uma separação: que não deu certo. Estamos sempre juntos.”
E foi ela quem noticiou a sua morte, poucos minutos após ocorrer no Sírio Libanês, às 2h30 da madrugada do dia 05 de agosto nas redes sociais. Deixou uma bela homenagem ao ex-marido “não separado” Jô Soares nos seguintes termos:
Homenagem da última ex-esposa de Jô Soares
“Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados.
O funeral será apenas para família e amigos próximos.
Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida.
A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor.
Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo.
Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores
Amor eterno, sua,
Bitika”
Esta postagem do Instagram, da bela, tem a marca de quase 100 mil curtidas (97.627) e mais de 6.500 comentários, até o momento em que o consultei para edição desta postagem (às 06h16 do dia 10/08/2022)
Nenhum comentário