Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

Pipoca e Cinema

 

A pipoca é uma iguaria que é do agrado de quase todos. O cheiro da pipoca assando é marcante para muita gente. A pipoca e o cinema, no entanto, não tiveram uma boa relação logo que se “conheceram”.

Segundo o blog “Clube da Pipoca”, a pipoca se cohece há milhares de anos. Existe desde muito antes de Cristo. Há registros arqueológicos de pipoca encontrada no centro-oeste do Novo México. Já a Wilipédia não fala no Novo México, mas em Utah, nos Estados Unidos e no Peru, embora cite como fonte o Clube da Pipoca acima citado. O fato é que a pipoca existe há muito tempo.

A comercialização da pipoca

Registros de comercialização, nos Estados Unidos, só aparecem após o século XIX. Mas, nesta época, ela se vendia em feiras, circos e parques de diversão. Ainda não estava dentro dos cinemas. Os irmãos Lumière inventaram o cinema em finais do século XIX. Segundo a Wikipédia, em 1895, mas, segundo a mesma fonte, não foram eles os inventores do cinematógrafo,  e sim, Leon Bouly em 1892. Mas isso não vem ao caso. Não estamos a discutir sobre o cinema e sim sobre a pipoca. O fato é que alguém teve a ideia de vender pipoca próximo às salas de cinema já nos primeiros anos de sua criação, mas não se podia entrar com a pipoca no cinema, pois as salas eram muito luxuosas e os donos temiam ter muito trabalho para limpá-las. E também o cheiro ficaria muito forte dentro da sala, onde não havia ventilação.

Pipoca e cinema

Pipoca e cinema – Como ela entrou?

A pipoca sempre esteve associada a eventos e diversão. Mas como romper essa barreira que havia para o ingresso da pipoca nos cinemas? Seria muito mais fácil de vendê-la.

Foi então, que Julia Braden, na década de 20, convenceu o Teatro Linwood, na cidade do Kansas, Missouri, nos Estados Unidos, a montar sua lojinha no lobby da entrada do cinema. E foi aquele sucesso! Ela logo estava com um rede de quatro lojinhas em mais outros três cinemas, e um lucro de cerca de US$ 336.000,00 anuais.

Pipoca e cinema

O sucesso da pipoca no cinema

Essa ideia logo se espalhou e muitos outros donos de cinemas fizeram a mesma coisa: convidaram pipoqueiros para suas salas e dividiam com ele os lucros. Pipoca e cinema estavam finalmente associados. Mas depois pensaram: por que não ficar com os lucros sozinho? E assim foi criada a venda de pipocas pelos próprios cinemas, aumentando e muito o lucro dos mesmos. O lucro foi tão grande, que chegaram a diminuir o preço dos ingressos para aumentar mais o público.

Pipoca e cinema

No início do cinema o filme era mudo e tinha legendas, o que impedia a maior parte da população, que era analfabeta, de frequentar as salas de cinema pois não compreenderia o filme. Com a chegada do som em 1927, os cinemas passaram a ser frequentados também pela parcela da população que era analfabeta, aumentando assim o lucro das salas de exibição.

Pipoca e cinema

Durante a Grande Depressão de 1929, foi a pipoca a responsável por sustentar as salas de cinema. Hoje, cerca de 85% da receita das salas de exibição vem da pipoca e guloseimas que são vendidas nos cinemas. Sendo que a pipoca ganha disparada a maior parcela desse lucro.

A razão da pipoca estourar

A razão da pipoca estourar é que o grão do milho da pipoca, que é diferente do grão de milho normal, usado para assar ou cozinhar, ou ainda para a canjica, pamonha e outras comidas juninas, é um grão menor e bem duro. Ele contém uma pequena quantidade de água em seu interior, e esta ao ser aquecida evapora e faz pressão no interior do milho, fazendo-o estourar. Daí o nome de pipoca.

TV e pipoca

Hoje, até para ver televisão você leva para a sala um pacote com pipoca. Como a TV hoje é um cinema dentro de casa, a pipoca e o cinema não podem ficar separados. Seja a pipoca de forno micro-ondas, ou aquela que é feita no fogo. A pipoca é a companhia ideal para assistir a um bom filme.

Pipoca e cinema

E aí? Você gostou da história da relação da pipoca com o cinema? Daria um filme não é mesmo? Que tal deixar agora um comentário dizendo qual foi o melhor filme a que você assistiu junto com a pipoca?

 

 

FONTES:

 

Blog da Pipoca – (https://clubedapipoca.com/blog/pipoca-no-cinema/)

 

Pipoca – Wikipédia – (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipoca)

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
Mais recentes Nuances Expandidos compostos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
MAIS RECENTES NUANCES EXPANDIDOS COMPOSTOS
Share

Mais Recentes Nuances Expandidos compostos Estou reunindo nesta postagem os mais recentes Nuances Expandidos compostos por mim. Foram eles: A Flor de Deus – Nuance Expandido AVL 23 Nossa vida ergue altares – Nuance Expandido AVL 24 Como compor um Nuance Expandido – AVL 25 Em honra a Santa Teresinha …

Share
Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio. Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão …

Share