Um jornal que edito já por 14 números
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas, Verdades de meu ser [Textos autorais]
- Tags: Jornal Trovare
Jornal Trovare – o jornal que edito
Há um bom tempo já deveria ter postado aqui uma atividade que venho exercendo já por 14 edições e não o fiz, mas nem sei por quê. Mas ainda está em tempo de fazê-lo e divulgar para os leitores deste blog Verdades de um Ser, que venho mantendo, apesar de alguns percalços ao longo do tempo, por nada menos do que 16 anos, prestes a completar 17.
Esta atividade à qual me referi é a edição de um jornal, uma criação minha de 2019 (novembro), quando lancei a primeira edição do mesmo. O jornal foi denominado por mim de Trovare porque a palavra Trovare, no italiano, significa “Encontrar“, “Achar” ou “Achado“, que está ligada à Trova.
Trova, para quem não sabe, é um poema de apenas quatro versos (quadra), todos heptassílabos (sete sílabas poéticas), com sentido completo e rimas alternadas, rimando o terceiro verso com o primeiro e o último com o segundo. Portanto, é um dos estilos poéticos mais condensados, mais minimalistas.
Finalidade do Trovare
Criei esse jornal em 2019 para dar visibilidade à recém-criada Delegacia da União Brasileira de Trovares (UBT) em Recife – PE. Fui nomeado Delegado da UBT pela então Presidente Nacional da entidade, Domitilla Beltrame no dia 08 de junho de 2019. Ser Delegado da UBT, ao contrário do que alguns podem pensar, não tem nenhuma ligação com polícia. Delegado é alguém a quem se delega poderes. Foi confiado a mim o poder de representar a UBT no Município de Recife.
Este jornal, foi a maior e mais ousada ação que fiz durante minha função de Delegado da UBT em Recife porque eu nunca havia editado um jornal. O jornal, desde sua criação tinha o objetivo de ser um farol para UBT em Recife. Chamar a atenção das pessoas, não só em Recife, mas em todo o Brasil, unir as pessoas, propagar a Trova e as atividades desenvolvidas pela UBT em Recife, conquistar pessoas para UBT em Recife. Programei, desde o início, para ser uma publicação bimensal porque assim eu teria mais tempo para prepará-lo.
O segundo número do Trovare, lançado dois meses depois, isto é, em Janeiro de 2020, já representava a Seção Recife da UBT e não mais uma simples Delegacia. Qual a diferença entre a Seção e a Delegacia da UBT?
Distinção entre Delegacia e Seção da UBT
Uma Delegacia da UBT é, em geral, representada por apenas uma pessoa, o seu Delegado. Algumas poucas têm além do Delegado, mais um ou dois colaboradores. Já uma Seção da UBT, tem, necessariamente, no mínimo, seis membros pois, precisa formar uma diretoria composta por 6 pessoas. Então, a Seção tem uma maior projeção, mais representatividade e, normalmente, mais ações.
Bem, mas voltemos ao Trovare. O primeiro número saiu com apenas 6 páginas. O segundo já tinha nove. O terceiro baixou para sete, mas o quarto tinha treze e o quinto teve dezessete páginas.
No seu número 3 noticiava o Trovare uma matéria de página inteira no Boletim Nacional da UBT, que é o órgão oficial de divulgação da UBT Nacional, enviado para mais de duzentas pessoas. Na matéria falava sobre o enorme sucesso da Oficina de Trovas ocorrida em paralelo com a transformação da Delegacia em Seção da UBT em janeiro de 2020. Em suma, o órgão mais importante de divulgação da UBT, divulgou com grande destaque, a oficina da qual participaram mais de 30 pessoas.
A seguir uma das mais significativas manifestações de leitores sobre o Trovare. Esta é do editor de uma Revista do Paraná. Conforme está publicado na página 7 do número 4 do Jornal Trovare. Leiam!
UM DOS INÚMEROS DEPOIMENTOS
Maringá-PR, 12.3.2020
Prezado Alberto Valença Lima.
Através da fascinante internet vejo e leio o conteúdo no “Jornal Trovare”, de março/abril de 2020, em seu número 3, de sua autoria,
com belos textos, lindas trovas, e comentários que versam poesias. Produzir trabalho maiúsculo como o seu, dá trabalho, toma tempo,
consome energia pessoal, mas vale muito. Depois de pronto, poucos avaliam seu desgaste pessoal, sem querer esquecer de gente querida que gostaria de ver alí sua poesia publicada. O espaço é pequeno, o tempo voa depressa e muitos ficam na saudade. Paciência, o melhor remédio do mundo atual.
Através da Revista TRADIÇÃO, publicamos matérias versadas sobre poesia e trovadores, que podem ser vistas e lidas através do site: www.tradicaomaringa.com.br .
Parabéns, confrade Lima, vá em frente.
Fraterno abraço.
Jorge Fregadolli, editor da Revista TRADIÇÃO (Ano 40)
(Mensagem enviada por e-mail)
Na foto de destaque deste post, estão a primeira página da primeira e da última edição do Trovare.
Para quem desejar ler cada uma das edições do Jornal Trovare, desde a primeira até a última, pode acessar o link abaixo e ler a edição que desejar, pois nesta página você encontrará todas as edições.
Nenhum comentário