Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale
Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era uma sexta-feira, dia 21 de janeiro, à noite. Desloquei-me até Jaboatão, distante cerca de uns 40 km de Olinda, onde morava. Devo ter saído de casa por volta das 16h pois fui de ônibus. Primeiro, um ônibus até Recife, depois, outro até Afogados, e depois, outro até Jaboatão. Não recordo mais com detalhes, mas acredito que levei aproximadamente umas duas horas ou duas horas e meia para chegar lá. Felizmente, o cinema, ficava perto do terminal do ônibus.
Sinopse
Antonio Spagara, um jovem trabalhador siciliano, foi designado pela Máfia para assassinar um nobre, o Marquês Macri. Mas, no último minuto, Antonio renega seu compromisso e, em vez de matar o pai, ele foge para Palermo com Grazia, sua filha. A vida não é um mar de rosas na capital siciliana, pois o jovem deve se impor diante de seu pai e de sua despótica irmã Dorotea. Para piorar as coisas, a Máfia não vai tolerar a deserção de Antonio …
Vento do Sul (Enzo Provenzale, Itália, 1959, 98 min, P&B)
Na Sicília, Antonio trabalha nas salinas de Trapani. Ele foi incumbido da tarefa de matar o Barão Macrì como vingança. Embora relutante, temendo por sua vida, o jovem é forçado a aceitar a tarefa. Entretanto, ao conhecer o barão e suas duas filhas, começa a ser atormentado pelo remorso e, ao se apaixonar por Grazia, a mais jovem das irmãs Macrì, Antonio decide fugir com ela para Palermo, decidido a reconstruir uma vida. Mas a máfia não perdoa sua traição e Grazia vai pagar o preço. Com Claudia Cardinale, Renato Salvatori, Annibale Ninchi, Ivo Garrani
Claudia Cardinale
Este é um dos filmes em que Claudia Cardinale está mais bela. Um ar de inocência e de sedução que só ela tem.
Dados técnicos do filme
Produção – Itália
Título original – Vento del Sud
Direção – Enzo Provenzale
Ano de lançamento – 1959
Duração do filme – 1 hora 38 minutos
Gênero – Drama psicológico crítica romântico
Preto e branco em Cinemascope
Diretor: Enzo Provenzale
Roteiristas: Giuseppe Mangione (história), Enzo Provenzale (história)
Giuseppe Mangione (roteiro)
Elio Petri (roteiro)
Armando Crispino (roteiro)
Enzo Provenzale (roteiro)
Elenco e personagens
Renato Salvatori (Antonio Spagara)
Claudia Cardinale (Grazia Macri)
Annibale Ninchi (Marquis Macri)
Laura Adani (Baronessa)
Ivo Garrani (Padrino)
Franco Volpi (Guido Lo Gozzo)
Aldo Bufi Landi
Giuseppe Cirino (Luigino)
Salvatore Fazio (Cavaliere)
Minha opinião sobre o filme
Só o fato de ser com Claudia Cardinale, já era motivo mais que suficiente para eu gostar deste longa. Não foi só por isso, porém, que ele mereceu a cotação máxima. É uma história comovente e chocante. Mas, como todos sabem, a máfia não perdoa. E o pobre do Antonio é assassinado na frente de sua amada Grazia.
Nenhum comentário