Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Share

Existe casal de mesmo sexo?

Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada.

Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a respeito do SIGNIFICADO de uma palavra. Minha explanação a seguir, tem por único objetivo, esclarecer às pessoas que acaso leiam este texto, de que a palavra CASAL, na língua portuguesa, refere-se a dois seres de sexos diferentes, isto é, um macho e uma fêmea. Nenhuma relação tem com a sexualidade das pessoas, isto é, com suas opções sexuais. Essas duas pessoas de sexo diferentes a que me refiro, podem ou não serem heterossexuais. Caso elas sejam homossexuais, a palavra correspondente a elas continua sendo CASAL.

Definição de alguns dicionários

Primeiro vamos ver qual a definição da palavra casal segundo os dicionários.
Casal é:
1 – Par formado por macho e fêmea.
2 – Par formado pelos cônjuges.
Segundo o dicionário Aurélio online

casal

1.conjunto de macho e fêmea
2. conjunto de duas pessoas de sexo diferente
Segundo a Infopédia

1. Par formado por macho e fêmea (ex.: casal de elefantes).
2. Par formado pelos cônjuges.
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [disponível em https://www.priberam.pt/dlpo/casal] [consultado em 28-08-2018].

casal

Algumas definições dizem também que casal pode ser um par formado por pessoas que tenham relações sexuais, o que incluiria, pessoas do mesmo sexo mas, isso contraria o sentido real de casal.

CASAL é diferente de PAR.

Todo casal é um par mas, nem todo par é um ccasal . Dois homens ou duas mulheres formam um par mas, nem um nem outro é um casal.
Já um homem e uma mulher formam um casal, logo é também um par.

Respondendo a um comentário

Antes de concluir, careço de estender um pouco mais meus comentários a respeito do assunto em razão do comentário da poetisa Valéria Alves.

Minha cara Valéria, você desviou o assunto para um quarto de dormir. Na cama, duas pessoas fazem o que querem. Diz respeito exclusivamente a elas. A cama, seja de casal ou de solteiro, não cabe aqui nesta análise. Este costume de se chamar cama de casal, é secular.

Não sou contra homossexuais. Tenho ótimos amigos que são gays. A relação homoafetiva de duas mulheres então, para mim, é uma das coisas mais belas e mais sublimes que já vi. Não condeno nem o relacionamento homoafetivo masculino nem o feminino. E não é necessário uma cama de casal para uma tansa, por exemplo. Esta pode ocorrer, não só numa cama de solteiro, como também no chão, na cozinha, nas escadas, etc.

Mas, entre o fato de uma cama de casal caber dois seres do mesmo sexo para dormirem juntos, e isto fazer destes dois seres um casal, vai uma distância enorme! Se fosse assim, se só pelo fato de dois homens, ou duas mulheres dormirem numa cama chamada “cama de casal”, os transformasse em um casal, um cachorro que fosse tratado como filho de algum ser humano, (que não só o trata mas o chama de filho) tornaria o cachorro ser humano também mas um ser humano não pode gerar filhos cachorros.

Legalização de união homoafetiva

Além disso, há ainda uma outra questão a ser esclarecida. A legalização do casamento homoafetivo não é ainda universal além de recentíssima. Então, raciocinando nos termos que você propôs, dois homens ou duas mulheres que tenham uma relação homoafetiva só poderiam ser considerados um casal nos lugares onde o casamento homossexual já foi instituído. Um contrasenso isso não? Aqui no Brasil, dois homens com vínculo amoroso seriam um casal. enquanto esses mesmos homens na China ou no Egito, não só não seria um casal, como sequer poderiam expor sua homossexualidade. Então como é que é isso? O termo casal seria um termo seletivo? Só existe casal de gays em alguns lugares? Em outros não é casal?

Claro que não! Dois homens ou duas mulheres, com ou sem vínculo emocional, são um par de pessoas. Só pessoas de sexos diferentes, com ou sem vínculo emocional, formam um casal.

***

Respondendo a mais um comentário

Vou ter que acrescentar mais um adendo a este texto para um breve complemento motivado pelo comentário (dividido em três) do Sr. Denilson Oliveira que, infelizmente, aparentemente, não tem perfil aqui no RL. Ou se tem, está registrado com outro nome pois procurei entre os inscritos alguém com este nome e não existe.

Muito bem. Dito isto, passo às considerações.
Meu caro Sr. Denilson, não precisava o senhor ter se estendido tanto a respeito da palavra PAR. Está dito no meu texto aí em cima, que todo casal é também um par. Então, é óbvio, que um homem e uma mulher, tendo ou não ligação de intimidade, pode ser chamado de um par de pessoas. Lógico. Não precisava tantas citações. Par significa dois. Então, é claro que um homem e uma mulher, uma cabra e um boi, uma vaca e um elefante, uma elefoa e um menino, todos esses cojuntos formam UM PAR.

***

Então, conclusão. pessoas do mesmo sexo NÃO FORMAM UM CASAL. Formam um PAR. CASAL é sinônimo de seres de sexos diferentes. E não precisam ser humanos. Há um casal de galináceos, um casal de caprinos, um casal de bovinos, etc.

E mais uma coisa: coloque no Google Imagem a palavra CASAL e procure se aparece alguma imagem de duas mulheres ou de dois homens. Conclusão: Até para o Google, que é um “Ser” universal, casal é uma palavra só associada a pessoas de sexo diferente, isto é, um homem e uma mulher.

 

_______

Nota

Este texto estava publicado em um artigo no Recanto das Letras mas, por uma denúncia não indicada foi excluído simplesmente porque alguém achou-se ofendido por ele. Felizmente, a direção do Recanto das Letras após um acordo comigo, após eu ter aceitado fazer no início o alerta que escrevi de não tencionar ofender ninguém e também excluir ou alterar um pequeno trecho do conteúdo, reconsideraram a decisão de exclusão e o artigo foi reposto.  Agradeço pela sensibilidade, clareza e equilíbrio nas ponderações dos representantes daquele espaço.

Alberto Valença Lima

 

Comentários publicados

(os mais recentes são apresentados primeiro)

Em 2023

Resposta em forma de comentários do autor

Alberto Valença Lima (out. 2023) Aberração muito maior é alguém se achar no direito de chegar no espaço de outro xingando e agredindo sem nunca ter visto a pessoa. Simplesmente porque a pessoa disse algo que não lhe agradou. Ora se não agradou que engula o seu demônio e vá beber seu próprio veneno. Sim, literatura é uma arte mas quem disse que arte tem que ser aberta a todas as ideias? Arte é uma coisa setorial. Não existe arte absoluta.

Quem foi que disse que, por exemplo, Shakespeare, agradou a todo mundo? Quem foi que disse que Beethoven era um gênio para todos? Tem muitos críticos artísticos, literários, musicais, que não concordam que Shakespeare era um gênio ou que Beethoven foi um dos maiores músicos de todos os tempos. Isso não invalida a arte deles. E eles pouco estão se lixando para a opinião de A ou de B.

Na época deles, era muito maior o número de críticos que abominaram a arte deles. E quem foi que disse que eu quero debater alguma coisa? Muito menos com alguém que não se dá ao respeito? Não existe contraditório para a definição de algo. Definição é definição e pronto! Não há o que debater. Casal é uma palavra que significa e sempre significou dois seres de SEXOS DIFERENTES, ou seja, casal é NECESSARIAMENTE, UM MACHO e uma FÊMEA. Isso não se debate. É a definição da palavra.

Resposta 2 do autor

Alberto Valença Lima (out. 2023) As pessoas acham-se no direito de falarem coisas ofensivas e agressivas só por discordarem da ideia de alguém. Em momento algum no texto que escrevi agredi ou ofendi ninguém. Apenas expus a minha ideia. Cada qual tem o direito de expor as suas ideias desde que não prejudique ninguém. E não prejudiquei ninguém ao expor o que penso. Lamentável que uma pessoa que não se identifcia ou o faz apenas com um nome que provavelmente é fictício, vem achincalhar uma pessoa de respeito e identificada. Fique com sua ideia de poucos amigos e de agressivo desrespeitoso mas vá postar suas agressões em outro lugar. Talvez na sua rua, se é que você mora em algum lugar. Passar bem!

Comentários

Marco (out. 2023) Aberração é um blog pretender falar de literatura, uma arte, é ser tão preconceituosa, reducionista, ultrapassada e alienado. Como pode alguém pensar que a vida pode ser explicada e definida através de verbetes de dicionário? Se ao menos não se limitasse aos livros que confirmam a sua tese, e pesquisasse em outros, a fim de se debater o contraditório, mas isso não acontece pois não há nenhuma honestidade intelectual. Era só ir ao dicionário Oxford que veria essa definição: casal substantivo masculino 1. qualquer par de pessoas cuja relação é amorosa e/ou sexual. 2. povoado pequeno; lugarejo. “após o bródio, os ganhões recolhiam aos seus casais” Se você quer provar sua “teoria” baseado em fotos do Google, lá vai: https://mariee.com.br/blog/10-lugares-incriveis-para-fotos-de-casal

Engraçado que todo racista afirma ter amigos pretos, alguns até se casam com pretos. Haja vista o Brasil Colonial, quando senhores de escravos se cassavam com mulheres negras, mas nem por isso deixavam de ser racistas. O mesmo ocorre com os homofóbicos. Todos adoram ter uma bicha engraçada, de bom gosto, culta por perto. Ter um gay a tiracolo é bom para manter uma imagem de descolado, moderno e sem preconceitos, mas quando tem uma festa de família, é melhor não convidar, pra não queimar o filme.

Tese sem nexo

Se você não é homofóbico, por que tanto esforço em negar dar uma denominação, dada a seres humanos héteros, a seres humanos homos, preferindo conceder aos homossexuais uma denominação destinada aos animais? Os homossexuais, que vivem um relacionamento, serão sempre um casal, apesar de pessoas como você, pois são assim que eles se sentem. O que incomoda não é ser chamado de casal ou par, mas a maldade em que há em se elaborar falsos conceitos, apenas na intenção de tentar diminuir, magoar a todos aqueles que são considerados aberração pelos ditos “normais.” Mas, infelizmente pra vocês, “De perto, ninguém é normal.” Caetano Veloso.

 

Agosto 2023

Rosélia (ago. 2023) Quer dizer que eu tenho dois filhos homens um é hétero o outro é gay quer dizer que tenho um casal de filhos? Casal é macho e fêmea e ponto final o resto é só pra massagear o ego de quem quer ser tratado assim. Esse povo estão precisando é de procurar o que fazer. Povo cheio de mimi. É muito mais bonito falar um par de homens que se gosta. Isso é coisa de gente retardado que fica querendo mudar o conceito das palavras só pra dizer é uma coisa que não é.🤔🤔

1º Semestre de 2023

Luiz Carlos (mar. 2023) Parabéns pelo trabalho.

 

Luiz Carlos (mar. 2023) Concordo em número, gênero e grau que casal é somente entre seres de sexo diferentes, mas será que caberia pesquisa para apurar se *casal* que “vem de casa”, não poderia ser também de casamento? Pois se vier de casamento, uma polêmica pode ser levantada.

Fabio (mar. 2023) O casal é o homem e mulher. Não tem como ter filhos sem a presença dos 2. OK. Prefiro o tradicional mesmo, Deus me livre.

 

Carlos Seno (mar.2023) Relação homossexual = aberração. Relação entre duas mulheres = uma das coisas mais lindas. As vezes saber ler tem o seu preço.

 Em 2022

VLAJ.Jesus. (mar. 2022) Agora que entendo porque o Criador virou as costas para a terra,e só desgraças acontecendo.o povo é contra os mandamentos dele,depois da doença vem a guerra,e não vai dar PAZ,para os viventes,pq seus deuses são honrados,fiquem com seus idolos e sigam.

 

Camila (mar. 2022) Sério que você se dedicou para invalidar a vontade de pessoas do mesmo sexo de se chamarem de casal? Incomoda tanto assim? Fora que encontrou os dicionarios que convém com seu argumento, já que muitos outros dicionarios têm como definição de casal apenas “par constituído por duas pessoas que se amam: casal de namorados.” https://www.google.com/amp/s/www.dicio.com.br/casal/amp/

Alem disso não é o dicionário que rege a vida, e sim a vida que rege o conteúdo do dicionário. Dezenas de palavras são incluídas nos dicionários digitais a cada semana à medida que a lingua se amplia, e muitos definições são atualizadas a medida que a sociedade dá mais sentidos a elas. Bom, pelo menos permitiu que comentassemos em seu texto. Apesar de eu viver um casamento hetero, gostaria que os casais homoafetivos soubessem que eles têm quem os apoie. Que textos como esse não os tirem a alegria. Obrigada. Camila Cunha.

 Argumento contrário à realidade

C F R (mar. 2022) Casal significa Duas pessoas que estão em um relacionamento, independentemente da orientação sexual ou sexo dos indivíduos. Não entendo qual o objetivo de você em tentar separar casais heteros de casais homo, em uma tentativa de rebaixa-los ou invalida-los.

 

Mateus (mar. 2022) Quanto ignorãncia nesse texto meu Deus. Pessoas do mesmo sexo pode sim ser considerado casal. Significado de Casal Povoação ou povoado de tamanho reduzido; vilarejo, lugarejo. Par constituído por duas pessoas que se amam: casal de namorados. Dois indivíduos que mantém, entre si, uma relação amorosa e/ou sexual. Nome dado à reunião, ao par dos cônjuges: hoje vamos sair em casal. Duas coisas semelhantes ou análogas; par, parelha. [Zoologia] Par constituído pelo macho e pela fêmea: casal de jacarés.

Em 2021 

C. Souza (2021) Casais héteros ou LGBTQIA+. O que importa é ser feliz.

 

Jajá de Guaraciaba (2021) Boa noite, Alberto. Li com muita atenção todo o seu magnífico texto e respectivos comentários. Antes de dizer que você está coberto de razão, eu fiz uma pesquisa apurada a respeito do assunto e posso afirmar que acasalar é reunir um macho e uma fêmea para procriação. Então eu pergunto àqueles que contestaram o seu texto: dois seres do mesmo sexo podem procriar? Claro que não! Então trata-se de um par e não de um casal, certo? Felicito-o pelo belo trabalho literário e lhe desejo uma boa semana. Abraço amigo e até breve.

 Em 2019

Acir da Cruz Camargo (2019) A língua de qualquer povo é dinâmica. Altera-se e altera. Sofre influências ideológicas, inclusive. Casamento, fidelidade, adultério, não eram nos tempos antigos e gregos que hoje. Formam um casal sim.

 Comentário 1 de Danilson

Danilson Oliveira (2019) Comentário, parte 3 Para finalizar deixo também um link para matéria da revista Veja, exatamente sobre esta discussão. https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/casal-gay-isso-esta-certo-esta-2/ Abraços. Aurélio – https://dicionariodoaurelio.com/casal 1 – Par formado por macho e fêmea. 2 – Par formado pelos cônjuges. 3 – Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual. 6 – Conjunto formado por duas coisas iguais ou semelhantes. Michaelis – http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=casal 3 Duas coisas idênticas num mesmo lugar. 4 Par constituído de macho e fêmea. 5 Marido e mulher. 6 Par de pessoas que tem relação amorosa. Priberam – https://dicionario.priberam.org/casal ca?sal (latim casalis, -e, relativo à quinta, à casa) substantivo masculino 1. Par formado por macho e fêmea (ex.: casal de elefantes). 2. Par formado pelos cônjuges. 3. Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual.

Infopedia – https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/casal nome masculino 1.conjunto de macho e fêmea 2. conjunto de duas pessoas de sexo diferente 3. par constituído por duas pessoas, casadas ou não, que mantêm, entre si, uma relação amorosa ou íntima, vivendo ou não juntas 4. par, parelha Dicio – https://www.dicio.com.br/casal/ Par constituído por duas pessoas que se amam: casal de namorados. Dois indivíduos que mantém, entre si, uma relação amorosa e/ou sexual. Nome dado à reunião, ao par dos cônjuges: hoje vamos sair em casal. Duas coisas semelhantes ou análogas; par, parelha. [Zoologia] Par constituído pelo macho e pela fêmea: casal de jacarés.

 Comentário 2 de Danilson

 

Danilson Oliveira (2019) Comentário, parte 2 Além disso tudo, as línguas são vivas e os significados se transformam. Você cita o exemplo da Valéria para dizer que, se uma união homoafetiva não é considerada um ?casal? no mundo inteiro, então não pode ser considerada um casal. Julga um contrassenso falar em casal gay aqui, mas não na China ou no Egito. Sim, as transformações linguísticas dependem de transformações sociais e culturais e o tempo de sua aceitação e/ou incorporação vai variar a depender do tempo, lugar e contexto de cada uma delas. Sim, podemos absorver para o português brasileiro um ?novo? significado para ?casal?, se é que ele já não existia, enquanto em outros países isso ainda não acontece, e isto não é um problema. Pelo contrário, faz parte da autonomia de cada comunidade. Coloquei abaixo algumas definições de dicionários online para ?casal? com seus respectivos links.

Me chama a atenção que em todas elas, inclusive nas que você selecionou, há definições como ?par formado pelos cônjuges?(Aurélio e Priberam), o que já torna aceitável o termo para designar uniões homoafetivas no Brasil, no mínimo após a legalização do casamento gay. Há também ?par de pessoas que tem relação amorosa? (Michaelis, não citado por você), ?duas pessoas, casadas ou não, que mantêm, entre si, uma relação amorosa ou íntima, vivendo ou não juntas?

Dicionários ou fontes sem valor

(Infopedia, em significado omitido por você) e ?duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual? (Priberam, também omitido em seu texto). No Dicio há também todas estas acepções, além de dizer que a ?par constituído pelo macho e pela fêmea? é própria da zoologia. Excluí apenas as acepções que se referiam a construções rurais onde morariam as duas pessoas unidas, como dito no início do texto. Os links estão abaixo, pode conferir. Sobre os resultados do Google Imagens para o termo ?casal?, nos meus resultados surgiram sim diversos casais gays. Sugiro a todos que façam esta pesquisa, pois podem surgir diferentes resultados em cada computador.

 Comentário 3 de Danilson

Danilson Oliveira (2019) Comentário, parte 1 Quando você diz que ?Algumas definições dizem também que casal pode ser um par formado por pessoas que tenham relações sexuais, o que incluiria pessoas do mesmo sexo, mas isso contraria o sentido real de casal?, está fazendo claramente um juízo de valor. Está dizendo que as definições que concordam com você estão certas e que as que discordam estão erradas, sem nem mesmo citar uma fonte ou etimologia mais clara para o termo ?casal?. Encontrei em diversos lugares o resgate da etimologia de ?casal? como uma casa pequena, uma habitação, feita para morarem duas pessoas que se unem. É o velho ditado: Quem casa quer casa.

É provável que estes ?casais? fossem em sua maioria heterossexuais na antiguidade e que nem houvesse preocupação com estas definições, mas não estamos mais na antiguidade. Seu preconceito e a utilização dele para julgar esta questão evidenciam-se em trechos como: ?…a legalização da relação homossexual, uma aberração, diga-se.? ?Não sou contra homossexuais. Tenho ótimos amigos que são gays.? ?A relação homoafetiva de duas mulheres então, para mim, é uma das coisas mais belas e mais sublimes que já vi.? Sou heterossexual. Também tenho diversos amigos gays, nenhum deles é amigo íntimo.

Arremate

Não considero que amizade seja um indicativo de ser ou não preconceituoso. Frase idêntica ouve-se muito a respeito de outros preconceitos: ?não sou racista, até tenho amigos negros?. Se formos levar este raciocínio às últimas consequências, podemos todos dizer ?não sou machista, até me casei com uma mulher?. O preconceito não está (só) na criação ou não de vínculos afetivos, mas nas formas que assumimos para as relações de poder, direitos e deveres que criamos com os outros. Criamos vínculos afetivos até mesmo com animais, e nem por isso eles têm os mesmo direitos que nós. E por aí vai.

 

Menduina (2019) Esta é uma questão difícil de descutir, tenho medo de ser descortês com alguém, já que minha opinião é da antiga, mas é um tema discutível para muitos, vim convidar a me visitar na minha sala,obrigada poeta me daria prazer, abraços

 

Favinho de mel (2019) Parabens poeta!! Adorei!! Doce dia!!8

Comentário 1 de Valéria

Valéria Alves (2019) Tenho todo o respeito por ti. Mas é que não é algo que entra na minha cabeça mais, ao me referir à cama de casal, eu apenas ampliei o espaço de entendimento sobre a terminologia da palavra, não vejo como um desvio. Eu não disse que duas pessoas que se deitam em uma cama de casal vão ter um contato íntimo, eu disse que duas pessoas que se deitam na mesma cama possuem um vínculo ao que se refere a ação de partilhar a mesma cama, pois a expressão cama de casal pressupõe que naquela cama caberá mais de uma pessoa SEM distinção de gênero.

E partindo da sua terminologia que é a mais reproduzida ainda no nosso país e em tantos outros, é triste, mas nos países em que o casamento homo afetivo não foi instituído, um relacionamento homo afetivo não seria visto como um casal por não se enquadrarem no conjunto formado por um homem e uma mulher ou um macho ou uma fêmea, é triste, porque vejo como um atraso para o país,

é como interpretar uma lei excluindo-se o contexto histórico, os valores morais e éticos da sociedade em que ela se enquadra, portanto, a partir do momento que a palavra casal ganha um novo significado, não há mais como restringir um casal a um conjunto formado só por pessoas de sexos diferentes, fazer isso é diminuir a união homo afetiva, pois como se vê, dão tamanha importância a palavra casal como se fosse um ouro. Mas saiba, que apesar de tudo compreendo seu pensamento, admiro a sua lógica, mas não concordo com a mesma.

 

Rose Paz (2019) Perfeito e providencial. Aplausos.

Comentário 2 de Valéria

Valéria Alves (2019) Humm, não me conveceu… Quando se fala ? vou comprar uma cama de casal?, supõe-se que é uma cama capaz de comportar duas pessoas, você não vai chegar na loja e dizer ?quero comprar uma cama de casal pra comportar um homem e uma mulher?, portanto uma cama de casal pressupõe um vínculo, o vínculo entre duas pessoas que podem dormir na mesma cama.

Agora você poderia ir à loja e dizer ? vou comprar um par de camas?, isso pressupõe que você irá comprar duas camas, camas separadas, não se pressupõe nenhum vínculo entre as camas a não ser que depois coloquem uma do lado da outra, mas mesmo que juntas elas sempre serão um par de camas, mas não um casal de camas. Portanto se casal pressupõe vínculo, em âmbito amoroso, conclui-se que casal é qualquer união afetiva entre um homem e uma mulher, ou de duas pessoas do mesmo sexo. Tanto pressupõe que já é legalizado casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
TOP 5 Filmes vistos em 1964
Filme visto há 60 anos
TOP 5 dos filmes de 1964 [Filmes vistos há 60 anos]
Share

Em 1964 eu escolhi os 5 melhores filmes aos quais eu tinha assistido naquele ano e ao invés do TOP 10 foram os TOP 5. Ao todo foram 66 filmes que vi durante o ano de 1964. TOP 5 dos filmes vistos em 1964 Em 1º Lugar ficou o filme …

Share
Mergulhando para o Inferno é um filme visto há 60 anos
Filme visto há 60 anos
Mergulhando para o Inferno [Filme visto há 60 anos]
Share

Mergulhando para o Inferno Mergulhando para o Inferno é um filme japonês que assisti no cinema Trianon em Recife – PE no dia 30 de dezembro de 1964. Portanto, é um filme visto há 60 anos exatamente. O elenco conta com a presença de Toshiro Mifune, Yuzo Kayama, Makoto Sato …

Share