Feliz Dia do Café – bebida muito apreciada [Texto autoral]

Dia nacional do café
Notícias ou dicas
Share

Dia do Café

Não sabia até ontem que havia um dia para se comemorar e festejar esta bebida tão apreciada em todo o mundo – o café. Pois é. o Dia do Café existe. Pelo menos no Brasil. E é comemorado no dia 24 de maio.

Segundo o Portal da Embrapa1, esta data foi escolhida desde 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, por ser a data de início da colheita nas principais regiões do país. O Brasil tem o privilégio de ser o maior produtor e também o maior exportador do café no mundo. Infelizmente, perde para os países do norte da Europa como consumidores da bebida. Segundo o site da Embrapa, o Brasil

Hoje então é um dia para se comemorar e brindar com café. Bebida muito apreciada.

Pensando nisso fiz uma live no YouTube e compartilho com você o link para você assistir ao vídeo caso não tenha participado da live. Basta clicar no link a seguir. Poesia com café

Durante muitos anos, cerca de 40 a 50, passei sem suportar café. Esse período se iniciou quando tinha aproximadamente uns 12 ou 13 anos. O motivo desta rejeição ao café foi porque eu, na infância e início da adolescência, tomava açúcar com café. Eu colocava duas ou três colheres de sopa cheias de açúcar para uma xícara grande de café. Não era caneco. Era xícara. Dessas da imagem abaixo.

O início de uma mudança

xícara de café

Eu enjoei de tal forma que passei a não suportar o café. E só há pouco tempo, de uns 10 anos para cá, que voltei a apreciar esta bebida tão popular. E devo isto a um venerável e ilustre irmão, Heraldo Pereira, que conheci há xx anos. Passei a frequentar sua casa com muita frequência e, pelo menos uma vez por semana, tínhamos uma reunião à noite, e depois desta muitas vezes, continuávamos a reunião lá na sala do apartamento dele na rua Gen. Abreu e Lima. Inúmeras vezes também, ficávamos conversando ele e a esposa, Silvia, e algumas vezes também, as filhas.

Muitas vezes ficávamos lá até meia-noite, uma hora da manhã, conversando sobre os mais variados assuntos. Desde temas filosóficos, até política ou recordações de nossas vidas. Sempre tomando um bom vinho ou um bom whiskey.

Quase sempre acompanhado de um bom filé ou uma picanha ou algum outro corte de carne nobre e assada. No final ele sempre preparava um bom café em infusão numa francesinha. Ele tomava um caneco e eu uma xicrinha. Mas fui aos poucos passando a apreciar um bom café. Ele usava canela em pau na infusão e ficava uma delícia. Os grãos eram moídos na hora.

Apreciando o café

Passei também a preparar o meu próprio café. Comprei um moedor de café, uma francesinha e fui testando minhas infusões. Comprei ainda uma Nespresso e mais 300 cápsulas de cafés variados. Todos com intensidade acima de 8. Descobri o café de intensidade 12 e passei a consumi-lo mais. Cada vez mais eu admirava a famosa bebida. Passei a ser movido pelo café. Tornei-me um grande admirador e consumidor de café. Em São Paulo, por onde você anda, tem uma cafeteira na passagem. Uma ou mais de uma.

Mas uma ressalva: só tomo café SEM AÇÚCAR. Café, café. E muito forte. Para que vocês tenham ideia, eu preparo o meu café moendo 3 colheres de sopa de grãos, para a quantidade de água de uma xicrinha. Um cafézinho. É só o que tomava. Meu café é sempre muito forte.

Abrindo um parênteses apenas para mostrar uma sequência de grãos de café em cafezais onde se vê o grão ainda verde, depois vermelhinho e depois em estágio de colheita. É lindo isso!

café em grãos ainda verdescafé em grãos vermelhoscafé em grãos em ponto de colheita ou próximo dela

 

Atualmente tenho aumentado o consumo. Preparo uma xícara grande, às vezes, duas. Para um pouco mais de grãos. Quatro ou cinco colheres de sopa cheias de grãos. Passei a ver programas de TV sobre o café, e aprendi que o café muito forte não é ideal para saborear a bebida. E tenho diminuído as doses. Já compro intensidade 7 e até 6 na Nespresso. Mas ainda prefiro o café forte.

Desejo a todos um excelente Dia do Café. Que pra mim são todos os dias. Degustando o meu café. Esta bebida tão apreciada no mundo.

Fontes

1 – Portal da Embrapa – Brasil comemora Dia Nacional do Café em 24 de maio – Portal Embrapa

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Concurso de Poemas Minimalistas com premiação
Notícias ou dicas
CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PRÊMIOS
Share

CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PREMIAÇÃO Em comemoração ao aniversário do PoeDez (05/01/2025) e do Nuance (27/01/2025) que completam este ano dois anos, estão abertas as inscrições para um concurso com um prêmio para os vencedores dos 3 primeiros lugares. Este é um concurso de poemas minimalistas que o Canal …

Share
Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
Resultado do Concurso de Poemas Minimalistas de Natal
Notícias ou dicas
POEMAS NATALINOS
Share

Poemas Natalinos Conforme prometi em publicação anterior no site “Recanto de Alberto Valença Lima1” e no “Recanto das Letras2“, publicação esta do dia 18/12/2024, estão disponíveis, em ambos os endereços, todos os poemas que participaram do Concurso de Poemas Minimalistas com o tema Natal com prêmios, cuja promoção foi do …

Share