ÓRFÃS DA TEMPESTADE [Filme mudo de 1921]
ÓRFÃS DA TEMPESTADE [Filme mudo de 1921]
Órfãs da Tempestade. É um filme mudo de 1921. O filme é baseado na peça Les Deux Orphelines, de Adolphe d’Ennery. Este filme contém legendas em português. O pano de fundo para ele é a Revolução Francesa. Lillian (Henriette) e Dorothy (Louise) são duas irmãs que são separadas por causa da prepotência de um marquês francês que manda sequestrar Henriette pois, ao vê-la, fica louco por ela.
As duas foram criadas como irmãs mas, na verdade, não o são. O pai de Henriette leva-a para deixá-la abandonada ,para que alguém a adotasse, pois eles não tinham condições de mantê-la. Louise era filha de uma moça de família nobre, que se relacionara com um rapaz pobre. A família leva-a, dentro de uma cesta, com algumas moedas e um broche no pescoço. Nele continha um bilhete pedindo para quem a encontrasse a salvasse. O pai de Henriette além de se arrepender de deixá-la ao léu, leva também o outro bebê (Louise) que deixaram na porta da Catedral de Notre Dame.
Elas crescem como irmãs de sangue e se dão muito bem. Quando os pais morrem, Louise sofre um acidente e fica cega. Henriette leva-a então para Paris na esperança de algum médico resolver o seu problema. É quando o marquês a sequestra deixando Louise sozinha nas ruas de Paris. É quando explode a Revolução Francesa.
Dados técnicos do filme
Produção – Estados Unidos
Roteiro, Produção e Direção – D.W. Griffith
Fotografia – Preto e branco
Duração do filme – 2 horas e 30 minutos
Intertítulos originais em inglês com legendas em português
Ano de lançamento – 1921
Cotação – ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Elenco e personagens
Creighton Hale ……………. Picard
Dorothy Gish ………………. Louise Girard
Frank Losee ………………… Conde de Linieres
Frank Puglia ……………….. Pierre Frochard
Joseph Schildkraut ………. Chevalier de Vaudrey
Katherine Emmet ………… Condessa de Linieres
Lee Kohlmar ……………….. Rei Louis XVI
Leslie King (II) ……………. Jacques-Forget-Not
Lillian Gish …………………. Henriette Girard
Lucille La Verne ………….. Mother Frochard
Marcia Harris ……………… Henriette’s landlady
Monte Blue …………………. Danton
Morgan Wallace ………….. Marquês de Praille
Sheldon Lewis …………….. Jacques Frochard
Sidney Herbert ……………. Robespierre
Minha opinião sobre este longa
O filme, apesar de mudo e de algumas coisas desnecessárias, é sem dúvida alguma, além de uma relíquia muito valiosa, é também um filme maravilhoso. Com restituições dignas de um grande mestre da Revolução Francesa com cenas impressionantes, valendo-se de milhares de figurantes. O orçamento deste filme não pesquisei, mas deve ter sido uma fábula. D.W. Griffith, que foi ao mesmo tempo, o roteirista, produtor e diretor do filme, dizem que era megalomaníaco. Fazia tudo com exagero, e a julgar pelo número de figurantes que participam deste longa, isso era uma realidade.
Mas ele se desincumbe com perfeição de seu mister. Ao menos na direção. As das irmãs são exploradas por ele com maestria. Elas são um destaque nesta produção. E o interessante é que elas são irmãs verdadeiras. Transparecem ao longo da história uma ligação entre irmãs de chamar a atenção. Vivem uma para a outra. É comovente a relação das duas.
Ao serem separadas involuntariamente, Henriette passa a dedicar sua vida quase que exclusivamente para encontrar a irmã desaparecida.
Uma coisa que não me agradou foi a exploração do filme para fazer propaganda política a favor dos Estados Unidos. Isso chega a ser quase nojento e antipático. Mas felizmente, resume-se apenas a alguns momentos num texto apresentado no prólogo e em algum outro mais.
As cenas finais são emocionantes e de grande suspense que não vou adiantar nada para não fazer spoiler. Mas é emocionante! E o filme mereceu sem favor a cotação máxima de cinco estrelinhas.
Agora veja o filme por uma cortesia do blog Verdades de um Ser. Para isto você precisará estar logado no VK. Caso não saiba o que é, veja a página 1 onde explica como fazer. Deixe seu comentário ao final. Ele é muito importante.
Fontes
Crítica Retrô – Crítica Retrô: 1951 (criticaretro.blogspot.com)
Nenhum comentário