Aurora – F W Murnau [Filme online]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme online, Minhas verdades através dos filmes
- Tags: F. W. Murnau, Filme mudo, filme online
Aurora – F. W. Murnau (1927)
Aurora é um filme mudo lançado em 1927 com direção de F. W. Murnau. Trata da história de um fazendeiro casado com uma moça simples e muito bonita (janet Gaynor) que conquistou o Oscar de melhor atriz na primeira edição do Oscar da história mundial no ano de 1929. O casamento dos dois é um paraíso no início, mas começa a se deteriorar com a inclusão de uma terceira pessoa na relação. Ele conhece uma mulher da cidade e se apaixonam.
Um pedido
Um breve parêntesis – Para disponibilizar filmes, fazer críticas, resenhas e manter um blog como este há um razoável dispêndio de dinheiro usado para pagar o domínio, a hospedagem do site, a aquisição de filmes sem contar com o tempo necessário para preparar as postagens. Desse modo, estamos solicitando, de quem puder e quiser, fazer uma contribuição de qualquer valor para nos ajudar. A quantia é você quem decide. Leia abaixo as instruções caso queira fazer isso. Desde já, agradecemos.
APADRINHE O BLOG VERDADES DE UM SER
Gosta das nossas postagens e dos filmes que disponibilizamos para você ver? Então apadrinhe nosso projeto. Apoie o Blog Verdades de um Ser. Fazer um blog assim, com tanto conteúdo, não é fácil. E custa dinheiro. Escrever é um exercício nobre.
E manter um blog assim no ar não é nada fácil. Há diversos gastos envolvidos tais como domínio, hospedagem, aquisição de vídeos, além da energia pessoal gasta para elaborar as postagens.
O valor é você quem escolhe. Abaixo, nosso código PIX.
Dados bancários:
Banco = Caixa Econômica Federal
Agência = 0678
Conta Poupança – código 1288
Número da conta – 1288000803401105-1
Chave – E-mail =
Nome = Alberto Valença Lima
CPF = *** 749.194-**
* * * * * * * * * * * * * * *
A partir daí, ele começa a abandonar a esposa deixando-a sozinha com o filho pequeno e ela começa a sofrer. A amante sugere que ele a afogue dando-lhe alternativa para ele sobreviver. Ele convida a esposa para um passeio de barco mas, antes de concluir seu plano ele se arrepende e começa a mimar a esposa levando-a para um parque de diversões, um fotógrafo, lhe dá flores e vão a uma igreja onde está acontecendo um casamento. Ele fica muito emocionado com o que o padre está dizendo para o casal de noivos e pede muito comovido perdão à esposa pelo que ía fazer. Na volta para casa eles enfrentam uma tempestade e o barco termina afundando e a esposa não sai com ele do rio.
Dados técnicos do filme
Produção – Estados Unidos
Direção – F. W. Murnau
Filme mudo com inter-títulos em inglês e legendas em português
Duração do filme – 1 hora e 30 minutos
Fotografia – Preto e Branco
Gênero – Drama romântico psicológico
Elenco e personagens
George O’Brien – fazendeiro
Janet Gaynor – esposa
Margaret Livingston – mulher da cidade
Bodil Rosing – empregada do fazendeiro
Gibson Gowland – motorista raivoso que retira o casal da rua
Gino Corrado – gerente do salão de beleza
Ralph Sipperly – barbeiro
Jane Winton – manicure
Informações relevantes sobre este longa
Este é um dos filmes mais importantes da história do cinema mundial, pois recebeu, ao longo da história, muitos prêmios e destaques relevantes. Segundo a Wikipédia1, este foi o filme de maior orçamento lançado pela Fox até então. Recebeu três Oscars em 1929. Um pela melhor produção cinematográfica única e artística, prêmio este que nunca mais foi entregue a nenhum outro filme. Acredita-se que foi uma espécie de prêmio de consolação por não ter ganho o Oscar de melhor filme, que neste ano ficou com “Asas” de William A. Wellman, também de 1927. Recebeu ainda o Oscar de Melhor Atriz para Janet Gaynor pelo seu desempenho neste filme e ainda em “O Anjo da Rua” (1928) e “Sétimo Céu” (1927). Lembrando que neste ano foi a primeira premiação do Oscar na história. E ainda o Oscar pela Melhor Cinematografia.
Como se não bastasse, em 1989 a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos classificou-o como de significância histórica, estética e cultural. Foi ainda selecionado para preservação pelo British Film Institute. Para fortalecer esta classificação mencionada no início destas informações, uma pesquisa entre os críticos de cinema chegou à conclusão de que Aurora merecia a classificação como o sétimo melhor filme na história do cinema mundial, ao lado de “O encouraçado Potemkin” (1925) de Sergei Eisenstein.
Para coroar todas essas informações relevantes sobre “Aurora” a revista Cahiers du Cinéma o escolheu como “A Maior Obra-prima da História do Cinema“.
melhor produção cinematográfica única e artística
Minha opinião sobre o filme
Por tratar-se de um filme muito antigo, com quase 100 anos que aconteceu o seu lançamento, evidente que muitos aspectos dele são desatualizados. Algumas cenas são nítidamente montadas de forma muito precária, como, por exemplo, quando eles estão transitando por uma avenida na cidade, e muitos carros passam através deles ao invés de ser ao lado. Mas isso é só um detalhe.
O filme é muito bom ao tratar de um caso de infidelidade no qual ele se arrepende muito e tenta recompensar a mulher, comprando-lhe flores, indo a um restaurante chique, a um parque de diversões, a um fotógrafo… Neste trecho, eles vão também a uma igreja onde acontecia um casamento. Ele fica muito impressionado com o que o padre fala para o casal e pede, muito comovido, perdão a ela.
Começo de Spoiller
E, já próximo do fim, quando eles voltam para casa no mesmo barco que tinham vindo, e no qual ele tentou matá-la por sugestão da amante e, num momento de muito amor, enfrentam uma tempestade e ele termina saindo de dentro d’água sozinho. Vai até a vila e pede ajuda para quem encontra para tentarem resgatar a esposa que tinha ficado em algum lugar que ele não sabia. Após longa busca, voltam todos para casa, desiludidos. Ele chorando, desolado, vai para seu quarto e escuta o assovio da amante do lado de fora. Ela tinha assistido à busca e estava feliz com o ocorrido indo até a casa dele para comemorarem. Mas ele saí do quarto, furioso com ela, e tenta estrangulá-la.
O que acontece a partir daí não posso informar pois seria spoiler. Já foi um pouco o que expus até aqui, mas o principal, não direi. Assistam ao filme, que vale a pena. Está abaixo a imagem para vê-lo através de uma cortesia do blog Verdades de um Ser gratuitamente. Para isto você precisa estar logado no VK antes de clicar na setinha.
Peço que deixe seu comentário quer goste ou não do filme dizendo sua opinião. Ela é muito importante para o blog.
Fontes
1 – Wikipédia – https://pt.wikipedia.org/
Nenhum comentário