Cinzas que Queimam – Nicholas Ray – Resenha [Filme online]
Cinzas que Queimam de Nicholas Ray
Cinzas que Queimam é um filme norte-americano com direção de Nicholas Ray. Seu lançamento ocorreu em 1951, o ano do meu nascimento, e ele encontra-se na lista dos TOP 30 dos filmes de 1951. Você pode ver os outros filmes desta lista numa postagem aqui do blog Verdades de um Ser clicando no link acima. Pode inclusive, nesta mesma postagem, ver quais os filmes desta lista e do que estão fora da lista mas também com lançamento no mesmo ano, que já estão disponíveis aqui no blog para você assistir a eles online. Todos eles serão disponibilizados aqui para você ver nos filmes online que o blog Verdades de um Ser oferece.
Nicholas Ray
Nicholas Ray é como ficou conhecido Raymond Nicholas Kienzle cineasta norte-americano que dirigiu o famoso filme1 com James Dean Juventude Transviada (1955). Ray estudou arquitetura e foi ator de teatro sob direção de Elia Kazan (Sindicato de Ladrões) que também dirigiu e foi o responsável pela descoberta de James Dean no filme Vidas Amargas (1955), sendo o detentor de 3 Oscars.
Dados técnicos do filme Cinzas que Queimam de 1951
Produção – Norte-americana
Direção – Nicholas Ray
Título original – On Dangerous Ground
Duração do filme – 1 hora e 22 minutos
Fotografia – Preto e Branco
Gênero – Drama psicológico policial, noir
Elenco e personagens
Ida Lupino …………………. Mary Malden
Robert Ryan ………………. Jim Wilson
Ward Bond ………………… Walter Brent
Charles Kemper ………….. Pop Daly
Anthony Ross ……………… Pete Santos
Ed Begley ……………………. Cap. Brawley
Ian Wolfe ……………………. Xerife Carrey
Sumner Williams …………. Danny Malden
Gus Schilling ……………….. Lucky
Frank Ferguson ……………. Willows
Cleo Moore ………………….. Myrna Bowers
Olive Carey ………………….. Senhora Brent
Minha opinião sobre Cinzas que Queimam
O diretor explora muito bem o drama de solidão vivido pelo Jim (Robert Ryan) num desempenho primoroso. As cenas de tormenta mental experimentadas pelo personagem principal são completamente convincentes. Já a delicadeza e ternura no desempenho da cega Mary, numa vida sem graça, também na maior parte do tempo solitária, no meio da neve, é muito tocante. O encontro dos dois extremos, o Yin e o Yang, têm uma boa dose de sintonia provocada pela maestria com que Ray desempenha seu mister.
Citação do filme
Logo no início do filme, um dos companheiros de trabalho de Jim lhe diz: “Para levar algo dessa vida tem que colocar algo nela também… de coração.”
O filme mereceu a cotação de quatro estrelinhas.
Agora se você desejar assistir a este filme online clique na imagem abaixo mas, para isto, você precisará estar logado na sua conta do site VK. Caso não tenha uma ainda, faça lá o seu cadastro. Você não terá nenhuma despesa. Lembre, antes de sair de deixar seu comentário. Ele é muito importante.
Fontes
1 – Wikipédia – Nicholas Ray – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)