Quo Vadis – Mervyn Douglas [Filme online]

Quo Vadis
Minhas verdades através dos filmes
Share

Quo Vadis – Mervyn Douglas

 

Sinopse

“Durante o reinado do insano e sanguinário imperador romano Nero (Peter Ustinov), um tribuno romano (Robert Taylor), se apaixona perdidamente por uma jovem cristã (Deborah Kerr), mas o romance é prejudicado por intrigas.”

O filme gira em torno do amor de Marcus Vinicius e Lygia, embora, no início, este amor seja muito mais uma dominação pois Marcus era um centurião romano e Lygia, uma escrava. Este é o núcleo central do enredo de Quo Vadis.

Entretanto, todo o filme, praticamente, seja a história de Nero, o imperador romano. Os acontecimentos ocorrem no ano de 68 a.C, ou seja, no primeiro século após o nascimento de Jesus e apenas 35 anos após sua morte. O cristianismo ainda estava muito recente. Havia poucos cristãos em Roma.

Quo Vadis

Dados técnicos do filme

 

Produção – Estados Unidos
Direção – Melvyn LeRroy
Título original – Quo Vadis
Gênero – Drama histórico, épico, biográfico, psicológico, ação
Duração do filme –2 horas e 49 minutos
Ano de lançamento – 1951
Fotografia – Colorida
Baseado livro homônimo de Henryk Sienkiewicz1

Elenco e personagens

Robert Taylor …………………… Marcus Vinicius
Deborah Kerr …………………… Lygia
Leo Genn ………………………… Petronius
Peter Ustinov …………………… Nero
Abraham Sofaer ……………….. Paul
Patricia Laffan………………….. Popeia
Adriano Ambrogi ……………… Bebedor de vinho
Adrienne Corri …………………. Jovem cristã
Alberto Plebani ………………… Steward
Aldo Pini ………………………….. Chefe de cozinha
Alessandro ……………………….. Serbaroli Officer
Al Ferguson ………………………  Apóstolo
Alfred Baillou ……………………. prisioneiro cristão na arena
Alfred (I) Brown ………………… Pequeno papel
Alfredo Varelli ……………………. Lucan
Anna Mancini …………………….. Escrava Núbia
Anna Maria Padoan …………….. Jovem mulher não batizada
Arthur Walge ………………………. Croton
Buddy Baer …………………………. Ursus
Bud Spencer ……………………….. Guarda Imperial
Carlo Ghisini ………………………. Guarda
Carlo Borelli ………………………… Nobre
Carlo Tricoli ………………………… Apóstolo
Cesare Fasulo ………………………. Nobre
Clelia Matania ……………………..  Parmênida
D.A. Clarke-Smith ………………… Phaon
Daniel De Jonghe …………………. Apóstolo
Dante Ciriaci ………………………… Bebedor de vinho
Dario Michaelis …………………….. Guarda de Lydia
Dianora Veiga ……………………….. Escrava
Dino Galvani …………………………. Senador
Elizabeth Taylor …………………….. prisioneira cristã na arena
Sophia Loren………………………….. escrava de Lygia
Adam Jennette ………………………. Pequeno papel
Anna Arena …………………………… Pequeno papel
Dino Raffaelli ………………………… Pequeno papel

Minha opinião sobre este longa

 

O longa é uma superprodução de quase três horas de duração. É muito longo para um filme. Não havia necessidade de tanto tempo. O filme se desenrolaria facilmente em duas horas. O diretor se perde muito em minúcias que não acrescentam nada.

O filme, apesar de longo não chega a ser cansativo pois seu enredo prende o espectador e ele não chega a perder o interesse pois há um romance por trás das tramas. Entretanto, os desempenhos dos dois protagonistas, Debora Kerr (Lygia) e Robert Taylor (Marcus Vinicius) deixam muito a desejar. Apesar de serem atores notáveis, o diretor não soube aproveitar os seus talentos. Os melhores desempenhos são os de Peter Ustinov (Nero) e Leo Genn (Petronius).

O diretor Mervyn LeRoy já tinha grande experiência no cinema pois iniciou sua carreira como cineasta em 1927 e antes de dirigir Quo Vadis, ele já tinha sido o diretor de quase 60 filmes (58)2 dentre os quais, os que mais se destacam são o Mágico de Oz (1939), A Ponte de Waterloo (1940) e Madame Curie (1943)3 cujo filme pode ser encontrado aqui no blog no link anterior.

Entretanto, apesar desta experiência, o filme deixa muito a desejar e mereceu apenas três estrelas, isto é, foi considerado por mim regular.

No entanto, sua estreia em filmes religiosos e de superproduções com este Quo Vadis, o faz o precursor de uma sequência de filmes deste tipo de produção, de pelo menos uns 10 filmes durante toda a década de 50 e 60. Destaco dentre estes, “O manto sagrado” (1953), “Os dez mandamentos” (1956) de Cecil B. DeMille, “Bem Hur (1959” de William Wyler, “O Rei dos Reis” (1961) de Nicholas Ray e “Barrabás” (1962) com um magnífico desempenho de Anthony Quinn.

Quo Vadis

Curiosidades sobre o filme Quo Vadis (1951)

  1. O longa Quo Vadis, que teve o seu lançamento no ano em quem nasci, tem várias curiosidades interessantes a serem destacadas. Segundo a Wikipédia, nas filmagens do massacre dos cristãos e da luta de Ursus com um touro na arena, esta versão é a única que não respeita a descrição do livro de Sienkiewicz no qual o roteiro se baseia. Na obra original, Lygia não fica presa a um mastro no meio da arena. Para dificultar mais ainda sua salvação por Ursus, tornando-a extremamente improvável, Popeia manda amarrá-la nua ao corpo do touro.
  2. Outra curiosidade bem interessante é que foram usados na filmagem cerca de 32 mil figurinos e milhares de figurantes. Dentre eles, ainda no ostracismo, Elizabeth Taylor, Sophia Loren e Bud Spencer. Loren, na época com apenas 17 anos, interpreta uma das escravas de Lygia.
  3. Antes desta versão da história, há três outras cujos lançamentos ocorreram em 1901, 1913 e 1925. A primeira é uma versão ítalo-francesa com direção de Lucien Nonguet e Ferdinand Zecca. Todas as cópias foram extraviadas e se tem muito poucas informações sobre o mesmo. A segunda é uma versão italiana com roteiro e direção de Enrico Guazzoni. A última, apesar de ser também uma versão italiana, é projetada e financiada pelos alemães. A direção e o roteiro, são de Gabriellino D’Annunzio compartilhados com Georg Jacoby.
  4. Posterior à versão de 1951 ocorreram mais duas filmagens da história do romance de Henryk Sienkiewicz. Uma de 1985 e outra de 2001. A primeira é uma versão também italiana que teve a direção de Franco Rossi. A mais recente é uma versão polonesa com direção de Jerzy Kawalerowicz.
  5. O significado da expressão Quo Vadis é “Para onde vais?”

Assistir ao filme online

Agora para assistir ao filme clique na imagem abaixo. Para isto você precisará estar logado(a) no VK. É um site de relacionamento russo e sua inscrição é gratuita.

Fontes

1 – Wikipédia – Quo Vadis (1951) – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2 – Wikipédia – Mervyn LeRoy – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

3 – Blog Verdades de um Ser – Madame Curie – Mervyn LeRoy [Filme] – Verdades de um Ser

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Órfãos da Tempestade filme online
Filme online
Comemoração do Aniversário do Blog Verdades de um Ser
Share

Comemoração do Aniversário do Blog Verdades de um Ser Nestes últimos 10 dias do mês de setembro, vamos fazer a comemoração do aniversário do blog Verdades de um Ser com uma postagem a cada dia com um novo filme que teve lançamento no ano do meu aniversário (1951). O blog …

Share
O Candelabro Italiano - Filme visto há 60 anos
Filme visto há 60 anos
O Candelabro Italiano – Delmer Daves [Filme visto há 60 anos]
Share

O Candelabro Italiano – Delmer Daves O Candelabro Italiano é um filme romântico norte-americano cujo lançamento ocorreu em 1962. E vi este filme há exatos 60 anos no cinema Moderno, em Recife, pois o anotei no dia 13 de setembro de 1964. É um filme colorido, com muitas músicas lindas, …

Share
Pistoleiros ao entardecer 1962
Filme online
1
Pistoleiros ao Entardecer [Filme visto há 60 anos]
Share

Pistoleiros ao Entardecer Pistoleiros ao entardecer é um filme norte-americano  de faroeste com Joel McCrea, Randolph Scott e Mariette Hartley que assisti a ele no Cinema Duarte Coelho em Olinda – PE, no dia 06 de setembro de 1964, isto é, é um filme visto há 60 anos exatos. Sua …

Share