This article gave me the clarity I needed, thank you!
Uma aventura na África – John Huston [Filme online]
Uma aventura na África – John Huston
Uma aventura na África é um filme norte-americano de John Huston cujo lançamento ocorreu no ano de meu nascimento. Portanto, é um filme apto para que eu o poste aqui no blog Verdades de um Ser nestes 10 últimos dias do mês de setembro. Este mês estamos em comemoração ao aniversário de 18 anos do blog.
Este filme pode ser encontrado também na Página 26 dos Filmes Online1 da guia “Mais Verdades” do menu, aba “Compartilhando minhas Verdades”
Sinopse2
Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial na África, o aventureiro canadense Charlie Allnut (Humphrey Bogart), dono de um pequeno barco chamado ‘Rainha da África’, é convencido pela inglesa Rose Sayer, a descer com seu barco o rio Congo cheio de corredeiras e outros perigos. E, ainda, destruírem um navio alemão situado em um ponto estratégico do antigo Congo Belga. Eles lutam contra as forças da natureza e também um contra o outro, vencendo com uma surpreendente engenhosidade as dificuldades que surgem.
John Huston
John Huston é um diretor de cinema norte-americano muito famoso. Viveu no século XX. Nasceu em 1906. e morreu em 1987, aos 81 anos, sendo também roteirista e ator. Foi filho do também ator Walter Huston, que ganhou o Oscar de Melhor ator coadjuvante num filme dirigido por ele (John Huston), O tesouro de Serra Madre (1948). Na infância dedicou-se ao boxe. Era também pintor, escultor e caçador de raposas.
Seu filme de estreia em 1941 foi “Relíquia Macabra”, que é atualmente um clássico. Sobre este filme, no livro “501 Must-see Movie” (em inglês) encontramos: “O estilo do filme tem tudo para fazê-lo um sucesso. O enredo e a ação são tensos, mas a atração principal são os personagens.” – p. 383 (em tradução livre).
Já o livro “Cinema – Guia Ilustrado Zahar” afirma que “Huston criou um universo melancólico e destacou os personagens, dando a suas reações silenciosas peso superior ao habitual. ” p. 419 Relíquia Macabra é um filme tão marcante que, em “1001 Filmes para ver antes de morrer” nos lembra que ele é considerado muitas vezes como o fundador do gênero noir. p. 170
Realizações de John Huston
John Huston foi tão fenomenal, que em sua carreira de diretor, além do premiado “O tesouro de Sierra Madre” e do que iniciou sua carreira, no livro que mencionei acima “1001 Filmes…” ele colocou lá, nada menos do que 08 filmes, a saber:
- A Batalha de San Pietro (1945)
- O segredo das jóias (1950)
- Uma aventura na África (1951)
- O diabo riu por último (1953)
- Cidade das Ilusões (1972)
- A Honra do Poderoso Prizzi (1985)
- Os vivos e os mortos (1987)
Entre os seus prêmios, estão, 2 Oscars [Melhor diretor e Melhor roteiro adaptado em “O tesouro de Sierra Madre” (1949)], 3 Globos de Ouro (Um como Melhor diretor em O tesouro de Sierra Madre (1949), outro em 1986 como Melhor diretor em A honra do poderoso Prizzi e o outro em 1964 como Melhor ator coadjuvante em O Cardeal); 1 Leão de Prata no Festival de Veneza pelo filme Molin Rouge (1983) e 1 Leão de Ouro em 1985 pelo conjunto de sua obra. Recebeu ainda 3 Prêmios do National Board of Review. Um em 1948 pelo Melhor Roteiro em O tesouro de Sierra Madre, outro em 1956 como Melhor diretor pelo filme Moby Dick e o outro em 1984 pelo cojunto de sua obra.
Dados técnicos sobre o filme de John Huston
Produção – Reino Unido e Estados Unidos
Título original – The African Queen
Direção – John Huston
Roteiro – James Agee
Título original –
Duração do filme – 1 hora e 45 minutos
Gênero – Drama aventura psicológico
Fotografia em cores
Elenco e personagens
Humphrey Bogart …… Charlie Allnut)
Katharine Hepburn ….. Rose Sayer
Errol John ………………. Soldado Nativo
Peter Bull ……………….. Cap. do Louisa
Peter Swanwick ………. Primeiro Oficial do Shona
Richard Marner ……….. Segundo Oficial do Shona
Robert Morley …………. O Irmão / Rev. Samuel Sayer
Theodore Bikel ………… Primeiro Oficial
Walter Gotell …………… Segundo Oficial
Fontes
1 – Página 26 dos Filmes online do blog Verdades de um Ser – Pg 26 Filmes online – Verdades de um Ser
2 – Wikipédia – The African Queen – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
3 –