Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO

O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio.

Walter Mitty

Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão “sétima arte” para o cinema foi Ricciotto Canudo no “Manifesto das Sete Artes” Entretanto isto só se publicou em 1923. A numeração mais utilizada para classificar as artes é a que vai a seguir.

  1. Pintura;
  2. Escultura;
  3. Arquitetura;
  4. Dança; Teatro; Ilusionismo;
  5. Música;
  6. Literatura;
  7. Cinema;

Até hoje se usa a expressão “sétima arte” para designar o cinema como a arte do movimento na fotografia através de um ilusionismo. O olho humano só é capaz de perceber.

Walter Mitty

A vida secreta de Walter Mitty

Nossa história gira em torno de um negativo. Esclarecendo melhor para quem não conhece o termo. Negativo2 era um celuloide onde se registrava a imagem do objeto em frente a uma câmera e depois este negativo se “revelava”. Revelar um negativo significava, tornar luz o que no negativo é escuridão e vice-versa. Ou seja, o que era preto, fica branco e vice-versa. Daí o nome de negativo. Ele, hoje em desuso, já foi um importante componente dos filmes da Sétima Arte.A sétima arte num negativo

Bem, voltando à nossa história, uma famosa e tradicional revista norte-americana – a Life – está com seus dias contados no formato como sempre circulou – o formato impresso, pois não compensa mais o investimento. Em virtude dos avanços tecnológicos, a publicação da revista passaria a ser apenas em formato digital. E estava para ser lançado o seu último número no formato impresso. Deveria, por determinação de um importante executivo da revista, ser lançada com uma capa utilizando a imagem do negativo nº 25.

As demissões

Para esta transformação da revista, uma verdadeira hecatombe social acontece na revista, com demissões em massa de  seus funcionários, muitos deles, trabalhando nela há mais de vinte anos.

A sétima arte inserida num negativo

Há uma recomendação expressa do homem mais importante da revista, o senhor X, para que a capa da última  edição impressa, seja a da imagem do negativo nº 25, cuja posse está com o Diretor de Negativos da revista – Walter Mitty. E este, não tem a simpatia do sr. Y, responsável pelas demissões da revista na sua fase de transição, então sua cabeça tem chances grandes de rolar.

 

Ocorre que este negativo desapareceu e Mitty precisa ganhar tempo com o tal sr. Y. E para saber onde encontrar o negativo tão importante, Mitty vai precisar ir em busca do Sr. X, que ele não tem a mínima ideia de onde esteja, pois ele vive viajando.

Walter Mitty

A pista

Consegue descobrir uma pista de que ele estaria na Groelândia, e viaja para lá, passando por inúmeros contratempos e perigos. Pula de um helicóptero dentro do mar que é puro gelo, o piloto era um bêbado, ele luta com um tubarão para chegar a um navio onde encontraria com o sr. X, mas ao lhe resgatarem do mar, descobre que o sr. X, fora para Islândia há pouco mais de 15 minutos.

Até conseguir chegar ao sr. X, Mitty passa por inúmeras outras situações inusitadas, como, por exemplo, enfrentar uma erupção sendo quase engolido pelas cinzas do vulcão, viajar por centenas de quilômetros em um skate, sobe a montanha mais alta do mundo, enfrenta tempestades de neve. E após ver um leopardo da neve, um animal que não se deixa ver, joga futebol com o fotógrafo mais famoso do mundo. É preso pela polícia da alfândega e é salvo pelo homem que também ninguém conhecia – o dono do site de relacionamentos no qual se inscrevera para encontrar sua colega de trabalho.

Minha opinião sobre o longa

O filme é simplesmente extraordinário. Quem vive o papel-título é Ben Stilller que também dirige o filme, cujo lançamento ocorreu em 2013. É, sem dúvida alguma, um dos melhores filmes a que assisti ultimamente, e mereceu, com destaque, a cotação máxima.

Cotação máxima

O papel de Stiller é bem semelhante ao de Tom Hanks em Forrest Gump3.

A sétima arte inserida num negativo

REFERÊNCIAS

 

1 – Wikipédia – Numeração das artes – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2 – Site e-Cycle – Filme fotográfico, conhecido como negativo, não pode ser reciclado (ecycle.com.br)

3 – Forrest Gump – https://verdadesdeumser.com.br/2014/01/03/forrest-gump-o-contador-de-historias-filme/

4 – Foto para imagem destacada – Filme Retrô 35Mm Perfurado – Foto gratuita no Pixabay

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
TOP 5 Filmes vistos em 1964
Filme visto há 60 anos
TOP 5 dos filmes de 1964 [Filmes vistos há 60 anos]
Share

Em 1964 eu escolhi os 5 melhores filmes aos quais eu tinha assistido naquele ano e ao invés do TOP 10 foram os TOP 5. Ao todo foram 66 filmes que vi durante o ano de 1964. TOP 5 dos filmes vistos em 1964 Em 1º Lugar ficou o filme …

Share
Mergulhando para o Inferno é um filme visto há 60 anos
Filme visto há 60 anos
Mergulhando para o Inferno [Filme visto há 60 anos]
Share

Mergulhando para o Inferno Mergulhando para o Inferno é um filme japonês que assisti no cinema Trianon em Recife – PE no dia 30 de dezembro de 1964. Portanto, é um filme visto há 60 anos exatamente. O elenco conta com a presença de Toshiro Mifune, Yuzo Kayama, Makoto Sato …

Share