O Satânico Dr. No – Terence Young [Filme visto há 60 anos]
O Satânico Dr. No – Terence Young
O Satânico Dr. No com direção de Terence Young é o filme que vi na data de hoje há 60 anos. Isto é, em 01 de novembro de 1964 eu assisti a este filme pela primeira vez no cinema Art-Palácio em Recife, PE. Depois disso, assisti a este filme, pelo menos mais umas três vezes no cinema. Uma delas no Cinema de Arte Coliseu e, tem aqui no blog, uma anotação sobre ele. Para consultá-la, basta clicar no link ao final desta postagem. Inclusive, este filme já disponibilizei aqui no blog Verdades de um Ser há algum tempo, através do Canal do YouTube que mantinha pelo blog até a desativação definitiva por violação de direitos autorais.
No elenco participam Sean Connery no papel do agente secreto 007 – James Bond, Ursula Andress, Joseph Wiseman e Lois Maswell.
Quando vi este filme pela primeira vez, a censura de sua exibição foi “Desaconselhável para menores de 10 anos. É um filme com direção de Terence Young e Música de John Barry. As músicas de John Barry, após este filme se tornaram famosas. E a introdução do filme com uma animação e a música tocando e ao final a caricatura do agente secreto vira-se para a tela e dispara um tiro. A tela toda se cobre de vermelho como se todos da plateia estivessem sangrando. Isto torna-se marca registrada dos filmes de James Bond. O filme é britânico, com fotografia em cores e a cotação dele que atribuí foi de 4½. Ou seja, apenas um ponto a menos que a máxima de 5.
Estou novamente disponibilizando este filme através de outro canal que não tem relação com o blog Verdades de um Ser. Apenas peguei o link e estou compartilhando pois creio que é um dever nosso compartilhar o que vale a pena com outras pessoas.
Curiosidade
O título de exibição deste filme pela primeira vez no Brasil foi o que consta nesta postagem, ou seja, “O Satânico Dr. No“. Não havia nenhuma menção ao famoso agente 007 ou a James Bond, como era chamado este agente. Nem tampouco havia a palavra “Contra” no título, como atualmente é exibido o filme. Não sei a razão de eles terem mudado o título deste filme. Era assim que os meios de comunicação exibiam e/ou comentavam o filme. Ou como “Dr. No”. Apenas isso. Também foi, durante algum tempo, e creio que ainda o é hoje, como o conhecem: “007 Contra o Satânico Dr. No” ou ainda como “007 Contra Dr. No”.
Mas, para provar isso, apresento a seguir, um print de tela da página do Jornal Diario de Pernambuco de 23 de outubro de 1964 com o anúncio do filme onde se pode comprovar que o que afirmei a respeito deste filme é verdade.
em:
Notem também que o nome de Sean Connery nem aparerce no cartaz. O nome dele no cartaz é James Bond. Ou seja, quem trabalha no filme é James Bond e Ursula Andress.
Fontes
1 – Postagem anterior sobre o filme no blog Verdades de um Ser – https://verdadesdeumser.com.br/2017/04/17/o-satanico-dr-no-terence-young-filme-visto-ha-50-anos/
2 – Diario de Pernambuco – 23/10/1964 – Diario de Pernambuco (PE) – 1960 a 1969 – DocReader Web (bn.gov.br)
3 – Filme online – https://dai.ly/x8klwr1
Nenhum comentário