O mais longo dos dias [Filme visto há 60 anos]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme visto há 60 anos, Minhas verdades através dos filmes
O mais longo dos dias
O mais longo dos dias é o filme de guerra que vi à noite, no cinema Duarte Coelho em Olinda, PE no mesmo dia que assisti ao filme “O Cavaleiro Audaz” que postei aqui no blog Verdades de um Ser hoje pela manhã. Os dois foram vistos no dia 20 de dezembro de 1964. Este é, portanto, um filme visto há 60 anos exatamente. Mereceu a cotação máxima de 5 estrelinhas.
O elenco
O mais longo dos dias é um filme com fotografia em preto e branco com duração de 2 horas e 50 minutos. Mereceu a cotação máxima de 5 estrelinhas. O longa é uma produção norte-americana de Darryl F. Zanuck e com direção de Ken Annakin, Andrew Marton, Bernhard Wicki. Esta produção envolveu um dos mais brilhantes atores já reunidos em um filme. Participaram do elenco: John Wayne, Rod Steiger, Jeffrey Hunter, Stewart Witman, Tommy Sands, Kenneth More, Tom Tryon, Gert Fröbe, Richard Burton, Ray Danton, Mel Ferrer, Bourvil, Cürd Jurgens, Peter Van Eyck, Robert Mitchum, Irina Demick, Sean Connery, Robert Wagner, Richard Beymer, Red Buttons, Sal Mineo, Paul Anka, Edmond O’Brien, Steve Forrest, Jean Servais, Henry Fonda, Ron Randell, Robert Ryan, Donald Houston, Eddie Albert, Peter Sawford, John Gregson, Leslie Phillips, Wolfäng Büttner, Alexander Knox, Gerard Phillips, Jean-Louis Barrault, Christian Marqwand.
Lançamento e enredo
O filme teve seu lançamento em 1962 e reconstitui, momento a momento, a histórica invasão norte-americana que deu início ao fim da dominação nazista na Europa, na visão dos americanos e alemães. É o conhecido Dia D, em 6 de junho de 1944. Uma das maiores operações de guerra que o mundo já viu. Envolveu 3 milhões de homens, 11 mil aviões e 4 mil navios
Prêmios
Na sua exibição do filme teve a censura de “Não recomendável para menores de 10 anos. Ele foi o vencedor de 2 Oscars da Academia em 1963. Conquistou os prêmios de Melhor fotografia em preto e branco e Melhores efeitos especiais. E foi indicado nas categorias de Melhor filme, Melhor montagem e Melhor direção de arte em preto e branco. Conquistou ainda o Globo de Ouro de Melhor filme em preto e branco no mesmo ano.
Nenhum comentário