ANIVERSÁRIOS DE TRÊS ESTILOS POÉTICOS
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Notícias ou dicas
Neste mês de janeiro de 2025 comemoramos os aniversários de três estilos poéticos – os estilos PoeDez e Nuance já completaram aniversário. Ambos os estilos foram criados em janeiro de 2023, com uma diferença de pouco mais de 20 dias entre eles. O primeiro foi criado no dia 05 e o outro no dia 27. Do mesmo modo, também o Reverbera-Trio completa aniversário. Só que este foi criado dois anos antes, isto é, em 05 de janeiro de 2021. Então, este é um mês de festas, pois, além disso, dia 29 faço aniversário.
O PoeDez e o Nuance, estão em evidência, devido a um concurso com uma participação bem significativa, e com um acesso de mais de 900 cliques na publicação do edital, só na página da publicação original, isto é o “Recanto de Alberto Valença Lima1“.
Se você quiser participar ainda dá tempo. É até 28 de fevereiro a inscrição. E os três poemas melhores classificados darão a seus autores um prêmio que encontra-se descrito no regulamento.
= Regras do PoeDez e do Nuance =
a) ambos tem 10 versos divididos em 4 estrofes, sendo a primeira com 4 versos e as seguintes com 1 verso a menos que a antecedente e, obrigatoriamente, têm um título.
b) Os versos não têm métrica rígida. Cada verso pode variar o número de sílabas de um para outro, mas nenhum pode ter mais que 5 sílabas poéticas. A sílaba poética é contada até a última sílaba tônica do verso.
c) Rimas
I – No PoeDez
São apenas 3 rimas, sendo uma para todos os versos da 1ª estrofe, outra para todos os versos da 2ª estrofe e outra para os versos da 3ª estrofe. A última estrofe, que só tem um verso, rima ou com os versos da segunda ou com os da terceira estrofe, ao gosto do poeta. O esquema de rimas do PoeDez é o seguinte:
AAAA – BBB – CC – B ou AAAA – BBB – CC – C (á escolha do(a) autor(a)
Há portanto, duas possibilidades de rimas no caso do PoeDez.
II – No Nuance
Também são apenas 3 rimas, sendo o esquema de rimas o seguinte: ABAB – CBA – CC – A.
Isto é, na 1ª estrofe são 2 rimas alternadas, na 2ª começa com a terceira rima e repete as outras rimas da primeira estrofe em ordem inversa. Na 3ª estrofe os versos têm a mesma rima C do primeiro verso da segunda estrofe e o último verso tem a mesma rima do 1º verso do poema.
Já o Reverbera-Trio, baseia-se em uma figura de linguagem pouco conhecida e de uso escasso atualmente. Já foi, nos séculos XVII e XVIII amplamente praticada por poetas portugueses e brasileiros. Trata-se da ANADIPLOSE, que consiste em repetir no verso seguinte o final do verso anterior, dando assim, mais ênfase àquela expressão.
No Reverbera-Trio, que também tem um título, o poema é formado por tercetos, com uma quantidade ao gosto do autor. Recomenda-se, porém, que seja entre quatro e seis estrofes.
Cada verso não pode ter mais que doze sílabas poéticas e, todo verso inicia com a palavra que terminou o verso anterior. No último verso, a palavra final deve coincidir com a palavra que iniciou o poema, isto é, com a primeira palavra do primeiro verso.
Numa publicação feita na revista Entre Poetas e Poesias2 há um PoeDez que vou reproduzi-lo aqui. Para lê-lo consulte o link ao final. Nesta postagem, a título de exemplo, vou deixar um poema de cada um dos outros dois estilos – Nuance e Reverbera-Trio.
ALEGRIA (Reverbera-Trio AVL 130)
Alberto Valença Lima
Alegria alterna amargura
Amargura alcança alma aflita
Aflita, atormentada, abatida
Abatida, aspira atingir
Atingir aquele altar
Altar alicerça a alva ajuda
Ajuda aproxima alento
Alento apaga agruras
Agruras avivam a alegria.
&&&&&&&&&&&&&&&&
Resolvi ao invés de deixar apenas um link para o PoeDez, publicar o poema aqui também.
Por conseguinte, nada mais apropriado para festejar estes aniversários, do que publicar um PoeDez composto por outra pessoa, festejando este aniversário. A confreira Silvia Maria Svereda, poetisa da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas – Ablam, compôs o PoeDez intitulado “Belo Estilo” que, com sua autorização, publico a seguir.
BELO ESTILO (PoeDez)
Silvia Maria Svereda
PoeDez, novo estilo
Nele não vacilo
Escrevendo, assimilo
Prático e tranquilo.
Seu aniversário,
Marca o calendário
Não há adversário
Simples e importante
Compor a todo instante
Novo itinerário.
Silvia Maria Svereda
Irati – PR
Silvia é uma das acadêmicas da Ablam – Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas, a primeira e única até o momento, Academia Minimalista no Brasil e, quiçá, em todo o mundo. Ocupa a cadeira nº 06, cuja patronesse é Cecília Meireles.
&&&&&&&&&&&&&&&
O BALSEIRO SOLITÁRIO (Nuance AVL 41)
Alberto Valença Lima
Balseiro
ruma sereno
busca luzeiro
qualquer aceno…
Frias brumas…
Barco pequeno
Baila solteiro
Preces? Algumas.
Pra onde rumas?
Ao meu viveiro!
______
Fontes
1 – Recanto de Alberto Valença Lima – https://alberto.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=8235318
2 – PoeDez de Silvia Maria Svereda – Belo estilo – Projeto 16 horas – PoeDez – “Belo Estilo” – Silvia Maria Svereda – Revista Entre Poetas & Poesias 3 – Nuance – Publicação original – https://verdadesdeumser.com.br/2023/01/28/nuance-uma-variante-do-poedez/
Gostou da postagem? Comenta aí vai! Curte. Compartilha. Isso ajuda o blog a crescer. Espalhe a poesia pelo mundo.
Nenhum comentário