ANIVERSÁRIOS DE TRÊS ESTILOS POÉTICOS

Aniversários do Reverbera-Trio, PoeDez e Nuance
Notícias ou dicas
Share

Neste mês de janeiro de 2025 comemoramos os aniversários de três estilos poéticos – os estilos PoeDez e Nuance já completaram aniversário. Ambos os estilos foram criados em janeiro de 2023, com uma diferença de pouco mais de 20 dias entre eles. O primeiro foi criado no dia 05 e o outro no dia 27. Do mesmo modo, também o Reverbera-Trio completa aniversário. Só que este foi criado dois anos antes, isto é, em 05 de janeiro de 2021. Então, este é um mês de festas, pois, além disso, dia 29 faço aniversário.

Meu aniversário - Alberto Valença Lima

O PoeDez e o Nuance, estão em evidência, devido a um concurso com uma participação bem significativa, e com um acesso de mais de 900 cliques na publicação do edital, só na página da publicação original, isto é o “Recanto de Alberto Valença Lima1“.

Se você quiser participar ainda dá tempo. É até 28 de fevereiro a inscrição. E os três poemas melhores classificados darão a seus autores um prêmio que encontra-se descrito no regulamento.

= Regras do PoeDez e do Nuance =

a) ambos tem 10 versos divididos em 4 estrofes, sendo a primeira com 4 versos e as seguintes com 1 verso a menos que a antecedente e, obrigatoriamente, têm um título.

b) Os versos não têm métrica rígida. Cada verso pode variar o número de sílabas de um para outro, mas nenhum pode ter mais que 5 sílabas poéticas. A sílaba poética é contada até a última sílaba tônica do verso.

c) Rimas

I – No PoeDez

São apenas 3 rimas, sendo uma para todos os versos da 1ª estrofe, outra para todos os versos da 2ª estrofe e outra para os versos da 3ª estrofe. A última estrofe, que só tem um verso, rima ou com os versos da segunda ou com os da terceira estrofe, ao gosto do poeta. O esquema de rimas do PoeDez é o seguinte:

AAAA     –   BBB   –   CC   –   B     ou    AAAA   –   BBB   –   CC   –   C   (á escolha do(a) autor(a)

Há portanto, duas possibilidades de rimas no caso do PoeDez.

II – No Nuance

Também são apenas 3 rimas, sendo o esquema de rimas o seguinte: ABAB – CBA – CC – A.

Isto é, na 1ª estrofe são 2 rimas alternadas, na 2ª começa com a terceira rima e repete as outras rimas da primeira estrofe em ordem inversa. Na 3ª estrofe os versos têm a mesma rima C do primeiro verso da segunda estrofe e o último verso tem a mesma rima do 1º verso do poema.

Já o Reverbera-Trio, baseia-se em uma figura de linguagem pouco conhecida e de uso escasso atualmente. Já foi, nos séculos XVII e XVIII amplamente praticada por poetas portugueses e brasileiros. Trata-se da ANADIPLOSE, que consiste em repetir no verso seguinte o final do verso anterior, dando assim, mais ênfase àquela expressão.

No Reverbera-Trio, que também tem um título, o poema é formado por tercetos, com uma quantidade ao gosto do autor. Recomenda-se, porém, que seja entre quatro e seis estrofes.

Cada verso não pode ter mais que doze sílabas poéticas e, todo verso inicia com a palavra que terminou o verso anterior. No último verso, a palavra final deve coincidir com a palavra que iniciou o poema, isto é, com a primeira palavra do primeiro verso.

Numa publicação feita na revista Entre Poetas e Poesias2 há um PoeDez que vou reproduzi-lo aqui. Para lê-lo consulte o link ao final. Nesta postagem, a título de exemplo, vou deixar um poema de cada um dos outros dois estilos – Nuance e Reverbera-Trio.

ALEGRIA (Reverbera-Trio AVL 130)

Alberto Valença Lima

Alegria alterna amargura
Amargura alcança alma aflita
Aflita, atormentada, abatida


Abatida, aspira atingir
Atingir aquele altar
Altar alicerça a alva ajuda

 

Ajuda aproxima alento
Alento apaga agruras
Agruras avivam a alegria.

 

&&&&&&&&&&&&&&&&  

Resolvi ao invés de deixar apenas um link para o PoeDez, publicar o poema aqui também.

Por conseguinte, nada mais apropriado para festejar estes aniversários, do que publicar um PoeDez composto por outra pessoa, festejando este aniversário. A confreira Silvia Maria Svereda, poetisa da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas – Ablam, compôs o PoeDez intitulado “Belo Estilo” que, com sua autorização, publico a seguir.

BELO ESTILO (PoeDez)

Silvia Maria Svereda

PoeDez, novo estilo
Nele não vacilo
Escrevendo, assimilo
Prático e tranquilo.


Seu aniversário,
Marca o calendário
Não há adversário


Simples e importante
Compor a todo instante


Novo itinerário.

Silvia Maria Svereda
Irati – PR

Silvia é uma das acadêmicas da Ablam – Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas, a primeira e única até o momento, Academia Minimalista no Brasil e, quiçá, em todo o mundo. Ocupa a cadeira nº 06, cuja patronesse é Cecília Meireles.

&&&&&&&&&&&&&&&

O BALSEIRO SOLITÁRIO (Nuance AVL 41)

Alberto Valença Lima

Balseiro
ruma sereno
busca luzeiro
qualquer aceno…


Frias brumas…
Barco pequeno
Baila solteiro


Preces? Algumas.
Pra onde rumas?


Ao meu viveiro!

______

Fontes

1 – Recanto de Alberto Valença Lima – https://alberto.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=8235318

2 – PoeDez de Silvia Maria Svereda – Belo estilo – Projeto 16 horas – PoeDez – “Belo Estilo” – Silvia Maria Svereda – Revista Entre Poetas & Poesias 3 – Nuance – Publicação original – https://verdadesdeumser.com.br/2023/01/28/nuance-uma-variante-do-poedez/

Gostou da postagem? Comenta aí vai! Curte. Compartilha. Isso ajuda o blog a crescer. Espalhe a poesia pelo mundo.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Concurso de Poemas Minimalistas com premiação
Notícias ou dicas
CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PRÊMIOS
Share

CONCURSO DE POEMAS MINIMALISTAS COM PREMIAÇÃO Em comemoração ao aniversário do PoeDez (05/01/2025) e do Nuance (27/01/2025) que completam este ano dois anos, estão abertas as inscrições para um concurso com um prêmio para os vencedores dos 3 primeiros lugares. Este é um concurso de poemas minimalistas que o Canal …

Share
Resultado do Concurso de Poemas Minimalistas de Natal
Notícias ou dicas
POEMAS NATALINOS
Share

Poemas Natalinos Conforme prometi em publicação anterior no site “Recanto de Alberto Valença Lima1” e no “Recanto das Letras2“, publicação esta do dia 18/12/2024, estão disponíveis, em ambos os endereços, todos os poemas que participaram do Concurso de Poemas Minimalistas com o tema Natal com prêmios, cuja promoção foi do …

Share
Natal de Luz
Notícias ou dicas
Feliz Natal !!!
Share

Feliz Natal Natal é Festa! Natal é Luz! Natal é Jesus! Compus um poema, uma Trova, que reproduz esta ideia de Natal. De amor, de Jesus. Sim, porque Natal é a Festa do Nascimento de Jesus. É a Luz do Mundo chegando. E nos abraçando, nos acolhendo. Em uma oração. …

Share