Os 300 de Esparta [Filme visto há 60 anos]
Os 300 de Esparta
Os 300 de Esparta (The 300 Spartans) é um épico norte-americano sobre a Batalha das Termópilas, entre Gregos e Persas, lançado em 1962 e sob a direção de Rudolph Maté. Assisti a este filme no cinema Duarte Coelho no dia 25 de maio de 1964. Portanto, é um filme visto há exatamente 60 anos.
O filme teve sua exibição com censura “Proibido para menores de 10 anos” além de ter fotografia em cores e duração de 1 hora e 45 minutos. No elenco estão Richard Egan, Sir Ralph Richardson, Diane Baker, Barry Coe, David Farrar e Donald Houston.
Sinopse
“A derrota em Maratona (490 a.C.), não fez os persas desistirem de incluir a Grécia nos vastos domínios de seu império. Em 480 a.C., o rei Xerxes I lidera um numeroso exército e uma poderosa frota para realizar o frustrado projeto de seu pai, Dario I.
Enquanto o exército asiático avança pelo litoral (para ser abastecido pela frota), as pólis (cidades-Estado) gregas, divididas por suas querelas internas. Elas não conseguem, imediatamente, adotar uma estratégia comum.
Quando muito, despacham um pequeno contingente de hoplitas para o estreito desfiladeiro das Termópilas (passagem obrigatória para a Grécia central), visando retardar o progresso do invasor.
Por um curto tempo, os gregos resistem, mas quando os persas circundam o local, a resistência se torna inútil e todos recuam. Todos, exceto o rei Leônidas que, à frente de trezentos espartanos, opta por conquistar a glória mediante uma morte heroica(1).”
Minha opinião sobre Os 300 de Esparta
Mereceu, na época, cotação máxima! Assistindo ao filme hoje, não atribuiria esta cotação mas, é um bom filme. Beme movimentado, com muita ação e belas imagens.
Este filme também está na aba Minhas verdades através dos filmes no link a seguir. Os 300 de Esparta
Caso queira assistir ao filme você pode ou clicar no link após as duas imagens abaixo, ou pode clicar na última imagem desta postagem, na setinha de play.
https://ok.ru/video/3581555706453
Nota
1 – Wikipédia – The 300 Spartans – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Nenhum comentário