O blog Verdades de um Ser é um site hoje muito eclético, pois tem várias seções, que ilustram e representam a variedade da personalidade e interesses de seu autor. Esta página informa sobre Verdades de um Ser e seu ator.
Meu nome é Alberto Valença. Sou um homem realizado e feliz. Sou o autor deste blog que criei em 30/set/2006. Pois era uma forma de expressar minhas opiniões, pensamentos e posicionamentos. Precisava me expor em relação às coisas que me rodeavam.
Só oito anos depois, vim descobrir o site Recanto das Letras, a partir de quando, passei a criar e publicar meus textos nele, em especial, minha produção poética, que se intensificou a partir de então (2014).
Resolvi este ano apresentar para você uma opção de colaboração espontânea e de qualquer valor. Leia a postagem que fiz sobre isso se julgar necessário. Caso não queira, basta ler o que diz a imagem abaixo e usar o código QR para fazer sua doação.
Verdades de um Ser, até o final de 2013, era um blog exclusivamente para expressar os meus pensamentos, as minhas verdades. A partir de 21/dez/2013 foi feita a primeira alteração no blog.
Precisava diversificar e, portanto, passei a incluir no mesmo, minhas opiniões e críticas a respeito de livros que li e filmes a que assisti. Aumentando a diversificação, a partir do início de fevereiro de 2014, passei também a produzir e publicar textos autorais. Esta prática teve início com meu primeiro conto – Modelo suburbana em Paris. Ele foi escrito por influência de um blogueiro com quem fiz uma parceria, e que escreve muito bem: Arthur Dias.
Esta prática de escrever contos, poesias, crônicas, e dicas de redação e ortografia, foi incorporada ao blog. Isto passou a ser divulgado no blog como outra faceta dele na aba “Verdades de meu Ser” [Direitos autorais]. Finalmente, em 1º de agosto de 2014, ocorreu a última alteração do ano. Passei a incluir também nas postagens, dicas de viagem, tornando assim o blog bem eclético e variado.
A mais recente inclusão no blog Verdades de um Ser, ocorreu em novembro de 2015. Mas antes, vou falar sobre a única coisa que faltava nele, que era sobre o tema música. A partir de 06 de julho de 2015, quando escrevi minha autobiografia musical, passei a escrever também sobre músicas e músicos que admiro. Desde então, descobri que faltava uma expressão essencial de minhas verdades aqui no blog, graças a uma blogueira de quem fiquei amigo, a Ana Seerig, do blog O que tem na nossa estante. Então, minhas verdades, agora, compartilho em várias vertentes, em especial, através dos livros, dos filmes e da música.
Em novembro de 2015 houve a mais atual novidade do blog que é os filmes online. Por influência do blogueiro Moacir do blog Memo Cine (link) resolvi compartilhar com quem visita o blog os filmes que disponho em minha filmoteca. Por isso, toda sexta-feira tem disponível um filme para você ver online aqui no blog. Já existe uma boa quantidade de filmes disponibilizados e, para ver a relação você tem dois caminhos: ou vê nas páginas Compartilhando minhas verdades [Filmes online] na aba Mais verdades do menu, ou acessa a página Minhas verdades através dos filmes. Os títulos que tem um naipe de ouro no final é que já tem o filme disponível.
Há outra informação relevante sobre o blog. Até recentemente, ele se hospedava no Blogger do Google. A partir de julho de 2014, isto é, no segundo semestre de 2014, ele ganhou um domínio próprio e sofreu uma migração para o WordPress. Ainda está em fase de transição com vários ajustes pra fazer que aos poucos irei realizando.