Grata, Alberto, pela honestidade da crítica. Feliz que no final você gostou. Mas levando em consideração suas observações. Abraço
Resenha Carolina [livro infantojuvenil ]
Resenha Carolina – Livro infano-juvenil
Carolina – livro infantojuvenil de Gerusa Leal
Sinopse -Carolina é uma menina de pouca idade, o que? 3, 4, 5 anos? não sei… Mas, não importa muito saber. É uma menina que ainda não sabia ler, não conhecia as letras nem os números e, gostava de viver embaixo da mesa com seu caozinho, Veludo, observando seu pai que sempre estava com um livro aberto.Descobre depois, que aqueles sinais que haviam naqueles livros que seu pai sempre estava com um aberto e olhando pra ele sério, que parecia estar contrariado, escondiam um verdadeiro tesouro. O livro é a história da descoberta deste tesouro por Carolina.
Minha opinião sobre o livro
A princípio, quando comecei a ler o livro, pensava comigo mesmo: como é que vou escrever alguma coisa sobre este livro no blog? Se estou fazendo uma parceria com a autora, como é que vou dizer que o livro não é tão bom quanto o primeiro, Versilêncios1? Pensava, e refletia, e matutava com meus botões… Como é que vou dizer isso no blog? Mas não posso ir contra minhas convicções. Se o livro não é lá essas coisas, tenho que ser honesto! E resistia a concluir a leitura dele! Pra vocês terem uma idéia, o livro só tem 32 páginas, com pouquíssimo texto em cada uma, a maior parte é de gravuras, e eu levei nada menos que 12 dias pra lê-lo! Só tentando adiar o momento de escrever algo aqui sobre ele. E até há dois dias atrás, eu ainda estava pensando em como dizer isso aqui.
Reviravolta
De repente, me surpreendo com a reviravolta. Que idéia genial da autora! Ela fez eu reviver o que passei há uns 60 anos… quando começava a descobrir pra que serviam aqueles garranchos que haviam nos livros…
Ela mostra de forma muito simples mas bela, a descoberta de Carolina. Não é à toa que recebeu o prêmio Eliza Ferreira da Academia Pernambucana de Letras em 2012.
É um texto, a princípio talvez cansativo para uma criança. A linguagem um pouco rebuscada pra um jovem é talvez um ponto negativo do livro. A narrativa não é de Carolina mas, de um adulto que nos conta a história e, talvez isso deixe uma certa distância entre o livro e o leitor (um jovem de 8 a 10 anos ou mais). Não sei! Estou apenas imaginando. Talvez esteja errado.
O livro é ricamente ilustrado por desenhos de Fernando Raposo e trata-se da primeira construção da autora na literatura infantojuvenil. Esperamos que surjam outras.
Seja como for, o livro é um tesouro! Vale a recomendação e merece 4 estrelinhas.