O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada

Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é muito mais um registro histórico da TV brasileira do que uma autobiografia, embora não deixe de sê-lo.

Livro do Jô vol 1
Capa do livro no Kindle

Há uma alternância de datas muito grande, de modo que você não se sente cansado com a leitura. Ora ele fala do passado distante, ora do passado próximo, ora do presente. Ora ele está falando de algum fato de sua vida, introduz um outro participante e passa a relatar um pouco da história desse participante. E a história que era dele, passa a ser de outra pessoa. Embora ele nunca deixe de voltar ao assunto inicial. Mas algumas vezes você chega a perder o fio da meada e tem que voltar algumas páginas para seguir a sequência dos fatos.

Jô Soares

Tem uma admiração muito grande pela mãe, Mercedes que chamavam de Mêcha e ele próprio assim a trata. Sua admiração por ela chega a ser meio edipiana.

Dados técnicos do livro

Editora ‏ : ‎ Companhia das Letras
Edição – 1ª edição (22 novembro 2017)
Idioma ‏ : ‎ Português
Capa comum ‏ : ‎ 480 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 8535930140
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8535930146
Dimensões ‏ : ‎ 23.4 x 16.4 x 4.4 cm

Conteúdo do Livro do Jô – volume 1

O livro compõe-se de 11 capítulos e mais um capítulo de agradecimentos, outro de imagens com um total de 71 imagens, outro de bibliografia consultada, e mais um para os créditos das imagens.

Jô Soares

Inicia-se o livro com uma apresentação de Jô Soares pelo seu amigo Millôr Fernandes contendo algumas palavras que, confesso, tive que procurar no dicionário, o velho pai dos burros, pois não sabia o significado e algumas, até fiquei receoso de fazer uma interpretação errada, como por exemplo, “cordura” que acreditei ser erro de grafia, mas não era. A palavra ‘cordura’ existe mesmo! E para poupar o tempo e o trabalho de quem não a conhecer, adianto logo seu significado. Segundo o Aurélio cordura é a qualidade de quem é cordato. Há ainda outros significados: 2. sisudez; prudência; bons modos.

Essa é também, uma das qualidades do Jô – a erudição. É impressionante o vocabulário do gordo!

Jô Soares

Minha opinião sobre o Livro do Jô vol 1

É um livro divertidíssimo. Poucas vezes sou de dar gargalhadas lendo algum livro. Na leitura deste Livro do Jô volume 1 eu dei gargalhadas homéricas! Muitas!! Este volume aborda a vida de Jô Soares desde o seu nascimento até os seus 30 anos. Mas, como já mencionei, fala de muitas outras coisas da história nacional, bem como das histórias dos mais diversos personagens (quero dizer, co-participantes da história do autor). É, portanto, uma biografia riquíssima em detalhes. E se formos contabilizar, acredito que, das suas 480 páginas, talvez, umas 250 a 300 sejam de detalhes das vidas de outras pessoas ou dos co-participantes da história do Jô.

Só para dar um exemplo: No capítulo VI, há uma parte em que Jô está com o pai em Paris vendo uma luta de boxe e ele faz um parêntesis de cerca de 30 páginas no meu Kindle, para explicar quem era o por que havia ocorrido o fim da carreira de um campeão mundial dos pesos pesados. Digo cerca de 30 páginas pois não sei ao certo quantas páginas seriam, uma vez que no Kindle, uma página pode ser uma página do mesmo jeito que pode ser meia página ou apenas algumas linhas, pois você regula o tamanho das letras como quer.

Apesar disso, o livro é quase excelente. Só não é melhor, pois descobri o lado comunista do gordo. No entanto, embora com este viés negativo, ele consegue ser justo, ou quase, nos seus julgamentos e opinões. O livro não se torna uma prergação ao comunismo. Graças a Deus. Mereceu quatro estrelinhas.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estava oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. Agora que foi lançada a segunda edição deste livro revista …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share
Microconto de Ouro 2021
Minhas verdades através dos livros
Microconto de ouro (2021) – Cândido Luís Vasques (org) [Resenha]
Share

Resenha do livro Microconto de Ouro 2021 A Casa Brasileira do Livro realizou em 2021 um projeto fantástico. O Microconto de Ouro 2021. Infelizmente só este ano vim tomar conhecimento dele. As inscrições iniciaram em 01 de abril e se encerraram em 16 de maio tendo como definição de microconto …

Share