Há um quadrado de céu que não viram [ livro de poesias ]
Marialzira Perestrello
O primeiro é a página de Antonio Miranda, disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/marialzira_perestrello.html
Também disponível no blog Arte Cultural Brasil podendo ser acessado em
http://artculturalbrasil.blogspot.com.br/2009/01/marialzira-perestrello.html encontramos o seguinte texto referente à biografia da autora: MARIALZIRA PERESTRELLO
Livros da autora
Sobre suas publicações, podemos enumerar abaixo os seguintes livros:
Livros publicados – “Há um quadrado de céu que não viram”, Rio de Janeiro, José Olympio, 1972; “Nosso canto a nosso jeito”, Rio de Janeiro, José Olympio, 1975; “Ruas caladas”, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1978; “Mãos dadas”, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989; “A música persiste…” Rio de Janeiro, Imago, 1995; “Tudo é presente”, Rio de Janeiro, Imago, 2001; “Caminhos da vida”, Rio de Janeiro, Imago, 2003; “Pedaços da Vida” e “Futuro esquecido” (romance), editora Galo Branco, 2005; A barca branca, “Nova Razão Cultural”, 2007 (este seu último livro retrata a ilha de Paquetá, onde a autora morava).
Aos livros acima enumerados por Antonio Miranda e pelo blog Arte Cultural Brasil, há ainda um outro por eles esquecido: “Cartas a um jovem psicanalista”, Rio de Janeiro, Imago, 1998. Certamente influenciada pelo poeta Rainer Maria Rilke com o seu “Cartas a um jovem poeta”, muito em breve também a ser comentado aqui neste blog, a autora assim intitulou sua obra.
Há um quadrado de céu que não viram
“Há um quadrado de céu que não viram” é um livro que se lê em poucos minutos, menos de quinze, talvez… vale por uma única poesia – a que dá o título ao livro – “Há um quadrado de céu que não viram” e que, a seguir, transcrevo.
“…e perguntaram
como eu podia pintar
num canto de quarto
apertado assim.
Há um quadrado de céu
que não viram.”
Do site Amigos do Livro, extraí o seguinte sobre a autora:
“Como psicanalista escreveu quatro livros e colaborou em inúmeras publicações e artigos.
FONTE – Site Amigos do Livro – Disponível em http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=7584
Dados biográficos de Maria Alzira Perestrello
Filha do grande jurista Pontes e Miranda e viúva de Danilo Perestrello, psiquiatra que foi um dos pioneiros da psicanálise no Brasil, ela está entre os fundadores da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro. Foi a primeira mulher no Rio a ser qualificada como analista pela Sociedade Psicanalítica Internacional (IPA). Participou de Congressos brasileiros e latino-americanos, bem como de encontros internacionais realizados, entre outras cidades, em Viena, Paris, Londres e Versalhes. Envelhecer para Marialzira não tem o peso da idade. Até hoje realiza palestras e ensina que a criatividade ajuda no envelhecimento. Conversar com Marialzira Perestrello é um verdadeiro prazer. Esta mulher de 91 anos de vida é uma das personalidades mais valiosas do cenário intelectual brasileiro. Não é por acaso que recebeu o prêmio “Dez Mulheres de 2004” pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil. Como psicanalista escreveu quatro livros e colaborou em inúmeras publicações e artigos.”
Dissertação de Mestrado
“RESUMO:
A presente dissertação tem como objetivo estudar a obra de Marialzira Perestrello- médica, psicanalista e poeta. Visa também contribuir para a história da psicologia e da psicanálise no Brasil. Do levantamento de dados biográficos e da bibliografia (localizada e organizada a produção em livros, artigos em periódicos, capítulos de livros, prefácios e introdução de livros, um vídeo, além de apresentações orais), passamos para a leitura da obra da autora pesquisada, priorizando três interesses particulares, expressos por Marialzira Perestrello em entrevista á pesquisadora: vida de Freud, psicanálise, artes e literatura e história da psicanálise. Com isso, foi possível apresentar sua contribuição profissional não só à psicanálise. Destacam-se, na conclusão, de um lado sua contribuição à psicologia e, de outro, características que ressaltam de sua bibliografia.”
FONTE – Dissertação de mestrado de Ana Karina Fachini Araújo, disponível em http://www.academicoo.com/artigo/marialzira-perestrello-um-pouco-da-vida-e-obra-de-uma-pioneira-da-psicanalise-no-rio-de-janeiro
Sobre a obra, podemos ainda afirmar que trata-se de um livro de poesias de grande valor e que merece estar na estante de qualquer pessoa que ame a linguagem poética e a boa literatura.
#resenha, #resenhadelivro, #livrodepoesia, #marialziraperestrello
Nenhum comentário