Imagino que seja um bom livro, pois acho que escrever eh muitissimo digno de respeito! Porem se ja comeca com a morte de um amigo, ja nao poderia ler. Estes temas ainda nao sao bem elaborados por mim… mas Radiohead, eu adoro!
DenisesPlanet.com
A play list de Hayden [Livro]
A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff
A playlist de Hayden, Michelle Falkoff, Novo Conceito, SP, 2015 [Amostra promocional com 86p.]
Título original – Playlist for the dead
Recebi no dia 19 deste mês uma amostra promocional do livro cujo lançamento está previsto para 6 de abril – “A playlist de Hayden” da Editora Novo Conceito. Trata-se de um livro que eu jamais iria comprar mas, como chegou na minha casa, sem eu pagar nada por isso, resolvi lê-lo. Afinal, ler é uma coisa que faço com prazer e, se o livro não prestar, posso abandoná-lo sem nenhum prejuízo. Só que agora aumentou pra nove a quantidade de livros que estou lendo simultaneamente.
Na segunda página do livro contem uma breve sinopse do mesmo que reproduzo abaixo.
Sinopse:
“Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.”
Logo a seguir, um Ipad com a foto da autora e um breve currículo dela: “Michelle Falkoff é graduada pela Iowa Writers’ Workshop e hoje é a Diretora de Comunicação e Lógica Jurídica da Northwestern University School of Law. A PLAYLIST DE HAYDEN é o seu primeiro livro.”
Conteúdo da Amostra do livro
A amostra trás um prólogo e oito capítulos do livro. Cada capítulo tem como título, uma das músicas da playlist que servirá para desvendar o mistério da morte de Hayden. O livro inicia com a descoberta da morte de Hayden por Sam, seu melhor e único amigo, que vai à sua casa tentar fazer as pazes com o amigo depois de um desentendimento em uma festa que os dois tinham ido na noite anterior. Ao descobrir o amigo morto, encontra também uma garrafa de vodka, um vidro de remédio de tarja preta vazios e um pendrive com um bilhete onde dizia: “Para Sam. Ouça. Você vai entender.” No pendrive estão as músicas que Sam passa a escutar incessantemente para descobrir o que aconteceu.
A narrativa é na primeira pessoa e o narrador é Sam que, junto com Hayden, são os principais personagens do livro. O primeiro capítulo está intitulado “How to desappear completely” música do conjunto Radiohead cuja letra transcrevo a seguir com sua tradução.
Título do Capítulo 1
How To Disappear CompletelyRadioheadThat there In a little while Strobe lights and blown speakers |
Como desaparecer completamenteRADIOHEADque existe Daqui a pouco Luzes estroboscópicas e alto-falantes soprados |
Sugestão
Sugiro a quem for ler o livro, escutar as músicas à medida que for lendo cada linha do livro pois isso dará mais realismo à história e lhe colocará mais próximo do personagem principal e narrador do livro. A seguir, a relação das músicas da playlist que dão título aos oito primeiros capítulos.
- How to desappear completely – Radiohead
- Crown of love – Arcade fire
- Mad world – Tears for fears / Gary Jules
- Invisible – Skylar grey
- One – Metallica
- Pumped up kicks – Foster the people
- I don’t want to grow up – Ramones
- Diane young – Vampire weekend
Bem, ao ler este livro, descobri frustrado, que estou bastante desatualizado em relação à linguagem utilizada pelos jovens atuais. Foram muitas as palavras ou expressões, que fiquei completamente “por fora” dos seus significados. Palavras como geek, dork, hipsteer, koshen, nunca tinha vistou ou ouvido falar. Agora já sei seus significados mas foi como se eu estivesse lendo palavras em japonês.
O cuidado exemplar da editora
Nesta amostra não encontrei nenhum erro de gramática ou de grafia. Apenas uma palavra que devia ter sido escrita de um jeito e foi de outro. Refiro-me ao texto da página 74 do quarto travessão. Onde está “cidadezinha das milhas” deveria ser “cidadezinha dos milhos”. É uma frase que Jimmy diz errada e em seguida Rachel o corrige. Mas é um erro tolo que pode facilmente ser verificado e corrigido. A editora Novo Conceito está de parabéns pois, a equipe de revisão está trabalhando muito bem. O outro livro que estou lendo “A mais pura verdade” de Dan Gemeinhart também fiquei satisfeito pois, se bem me lembro, só encontrei um ou dois erros.
Com o desenrolar da leitura você vai se sentir num intrincado enredo de mistério e emoção que não lhe permitirá afastar o livro antes de concluí-lo. Você, assim como eu, irá querer desvendar a identidade do Arquimago_Ged assim como também, vai querer descobrir o que está por trás daquelas músicas da playlist.
Michelle Falkoff – a autora
Michelle Falkoff como já foi mencionado é uma autora estreante. Tem um currículo bem vasto em cursos, prêmios e experiências profissionais. Nada posso escrever sobre sua vida pois não consegui esses dados mas, posso dizer, além do já mencionado, que ela tem outras graduações. Ela graduou-se no ano de 1993 pela Universidade East Anglia da Inglaterra em literatura e escrita criativa, dois anos depois, pela Universidade da Pensylvânia, obteve o título de bacharel em Artes e Literatura Inglesa, após três anos, pela Columbia Law Scholl de Nova Iorque, obteve o título de Juris Doctor e em 2004, em Iowa, obteve o título de Mestre em Belas Artes.
Já lecionou em várias universidades e recebeu diversos prêmios ao longo de sua vida tais como o de excelência de ensino em 2012, em 2011 o prêmio para escritores storySouth Million, entre outros. Alem disso, ela não é assim tão estreante. Já tinha tido várias outras publicações menores como pequenos contos de ficção, artigos em jornais, etc.
FONTE – Currículo da autora publicado na internet. (Clique no link para acesso)
Consulta realizada em 25/03/2015.
Bem, mas quem diria que eu iria recomendar a leitura deste livro? O fato é que gostei muito da amostra que li e estou verdadeiramente ansioso para ler o restante da história que é um misto de mistério e drama psicológico com uma excelente narrativa e um enredo muito bem arquitetado pela autora. Recomendadíssimo!
No site da editora você pode baixar uma amostra do livro pra ler também antes do lançamento. Se preferir, pode clicar no link a seguir. Novo Conceito Infelizmente, você só vai ler até a página 16 mas, já está tão pertinho do dia 06 que você nem vai sentir tanta ansiedade assim.
A amostra ganha a cotação de quatro estrelinhas.