Confissão [Livro]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através dos livros
- Tags: editora Gutemberg, Paula Pimenta
Confissão, Paula Pimenta, Gutemberg, 2ª ed. revista e ampliada, MG, [Poemas], 77p., 2013.
Este é o segundo livro de minhas metas de leitura para este ano que consigo ler, embora já tenha lido outros livros que não estavam nas metas e esteja lendo, simultaneamente, seis outros livros dela. Mas, por ser bem curtinho e de poesias, comecei este e terminei no dia seguinte.
Uma coisa se destaca nesta edição que realmente chama a atenção: a apresentação muito caprichada e bonita em papel couché fosco, de gramatura superior (150 g/m²) Verdadeiramente, um show! Dá gosto de você folhear. Esta é a primeira coisa que você notará ao abrir o livro. Ele é gostoso de ler! Com algumas diagramações diferenciadas, o leitor encontrará uma Paula menina, uma Paula moça e uma Paula adulta. E aquele cheirinho inconfundível de livro novo… O livro, segundo a própria autora, teve sua primeira edição financiada pelo pai em 2001. Consta de 64 textos, sendo a maioria poemas, escritos em várias fases da vida, incluindo uma apresentação. Os textos englobam versos da autora desde sua fase de criança, até a fase adulta, inclusive versos usados por ela nas séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série“.
Ao lado exemplos de páginas com diagramação diferenciada que valorizam muito o livro que é um verdadeiro primor.
Paula consegue neste livro expressar o que sente e o que viveu e, dessa forma, alcança seus leitores e conquista outros.
Confissão é um livro para se degustar, como um vinho. Não apenas lê-lo. Isso não lhe satisfará por inteiro. Mas se você olhar seu visual, perceber as lágrimas densas e viscosas que denotam sua leveza e teor alcoólico, cheirá-lo, perceber seu floral frutado, com notas herbáceas de chocolate e pimenta roxa, sentir seus taninos firmes e acidez equilibrada ao degustá-lo, sabor frutado e corpo intenso. Tudo lhe fará entender o que a autora quis lhe dizer.
O mais interessante é que, ao lê-lo, parecia que não era um texto escrito por Paula Pimenta. Parecia ter sido escrito por Joselita Alves Lins, a mulher que amo e que já me disse tantas e tantas vezes, tudo aquilo que estava ali escrito no livro. Foi uma sensação estranha. Mas gostosa. Muito gostosa. Tal qual degustar um bom vinho.
É um livro pra você guardar com carinho. Mereceu quatro estrelinhas.
Uau!! Que lindo, Alberto! Senti respingar em mim, todos os elogios feitos ao livro… E agora você me fez lembrar de uma das muitas coisas que admirei em você quando estava te conhecendo, que é esse seu dom de escrever… Você escreve muito lindo!!
Acho que vou adorar este livro, nao somente por ser de poesisas, e adoro poesias, mas pelo contexto todo que vc descreveu, entrar no livro, sentir como se os versos fizessem parte de vc e suas experiencias… gosto de me identificar com os livros, e sem identificacao nao ha interacao! Adorei seu post e recomendacao!
DenisesPlanet.com
A Paula é uma das minhas escritoras nacionais preferidas.
Não só em suas crônicas mas em todos os seus livros, ela consegue expressar de uma forma em que todas as pessoas de todas as idades poderiam sentir…
Já li ‘Minha vida fora de série’ e falta o 3,4 do ‘Fazendo meu filme’ para ler… Confissão eu ainda não li, mas já está na minha wishlist há um bom tempo.
Adorei sua resenha.
Abraço
Bárbara