Não estou conseguindo seguir o blog
Roberto Carlos – Parte 1- [Música]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através da música
- Tags: Calhambeque, década de 60, Detalhes, Erasmo Carlos, Jovem Guarda, Roberto Carlos
Clique na setinha acima para ouvir a música. Caso queira parar, clique no autofalante à direita.
Até 1969 – Primeira parte.
Roberto Carlos, batizado como Roberto Carlos Braga, é um dos mais conhecidos cantores brasileiros, inclusive no exterior. Seu sucesso é, praticamente sem precedentes no Brasil pois, há mais de 50 anos, ele é sucesso no país. Nenhum outro cantor nacional teve tanta longevidade em seu sucesso. E é sucesso absoluto, grandioso. Aonde ele se apresenta, seus shows são sempre lotados. São fans que ele tem, desde pessoas que, na época em que ele iniciou sua carreira eram jovens e, hoje têm mais de 60 anos, como jovens, que hoje tenham de 15 a 20 anos. Ele tem fans que hoje tem 10 a 15 anos, do mesmo modo que também tem fans que hoje já contam com 70 a 80 anos.
Isso é verdadeiramente, um fenômeno!
Nasceu em Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo, em 19 de abril de 1941 e, em 1955 ele mudou-se para Niteroi – RJ, onde passou a morar, tendo ligações com o rock, que admirava através de Elvis Presley, Bill, Haley e outros. Em 1957, foi levado por um colega de escola, para se encontrar com um grupo de jovens que se reunia na rua Haddock Lobo, no Bar Divino, na Tijuca – RJ. Lá ele conheceu Jorge Ben, Erasmo Carlos, Tim Maia, Lafayette… Posteriormente, juntamente com Arlênio, Trindade e Wellington, criaram o conjunto musical Sputiniks.
Parcerias
Com Erasmo Carlos fez uma parceria, que iria tornar-se uma das mais proveitosas e permanentes parcerias da história da música brasileira. Em 1963 ele lançou Splish Splash que foi grande sucesso. Em 1964 ele lança o LP É proibido fumar que, alem da canção que dava o nome ao LP, tinha em uma das faixas a música O calhambeque, que é um marco na história da música brasileira dos anos 60.
E desse modo surgiu A Jovem Guarda, um dos maiores movimentos musicais da nossa música marcado também por outra música de Roberto muito famosa – Quero que vá tudo pro inferno. Em 1965 surgiu o programa Jovem Guarda na TV Record que foi um sucesso estrondoso. Abaixo um vídeo com a gravação de um desses programas para relembrar. Nesse programa, o apresentador era Roberto Carlos que, ao apresentar alguém tinha o costume de se baixar formando uma perpendicular entre seu corpo e as pernas, apontando com o polegar para frente e a mão estendida na horizontal. O vídeo é uma verdadeira relíquia dos arquivos da TV Record com 26 minutos e meio e pura recordação. Desfrute-o!
Contemporâneos
Junto com Roberto Carlos se apresentavam também no programa, Erasmo Carlos, Wanderlea, Rosemary, Wanderley Cardoso, Vanusa, Martinha, Jerry Adriani, o Trio Esperança, Ronnie Von e tantos outros.
São desta mesma época as bandas Os Incríveis, Renato e seus Blue Caps, Golden Boys, os Jet Backs e outras.
De todas as suas músicas, uma de minhas preferidas é Detalhes. Nela ele fala de coisas simples, insignificantes, que marcam a história de uma pessoa querida. Coisas como ‘o ronco barulhento do seu carro’ ou a cor que estava o céu na hora de um beijo, ou uma música que tocava na hora em que se despediram.
DETALHES, Roberto Carlos
Melhores músicas
É difícil criar uma relação de suas melhores músicas mas, além das já citadas, destacaria também: Como vai você?, O velho homem do mar, Eu te darei o céu, Nossa canção (Luiz Ayrão), Negro gato (Getúlio Cortes), Namoradinha de um amigo meu, Estou apaixonado por você, É papo firme (Renato Corrêa – Donaldson Gonçalves), Eu sou terrível, Como é grande o meu amor por você, Por isso corro demais, De que vale tudo isso, Quando; Eu te amo, te amo, te amo; Se você pensa; É meu, é meu, é meu; As canções que você fez pra mim; Maria, Carnaval e Cinzas; As curvas da estrada de Santos, Sua estupidez. Chegou a ganhar a alcunha de Rei.
Por conta de sua fama, no final da década de 60 chegou a estrelar em um filme – Roberto Carlos em ritmo de aventura, dirigido por Roberto Farias. Nunca cheguei a assistir a nenhum dos filmes dele.
A saudade daquele tempo é muito grande. Junto com Roberto Carlos, eclodia também o movimento chamado de Bossa Nova e também, no exterior, os Beatles. Foi também a época dos grandes Festivais da Música Popular Brasileira. Foi uma época áurea da música no mundo. Eu vivia em plena adolescência e os amores eram muitos. Refiro-me às garotas por quem fui apaixonado ou, pensava que era. E Roberto Carlos, traduzia em suas músicas, os sentimentos que nasciam em mim… Por isso ele foi tão importante na minha história.
Na parte 2 irei falar sobre as músicas e acontecimentos das décadas de 70, 80 e 90, até o ano 2000 e, a última parte, usarei para finalizar o que tenho a dizer sobre ele e suas músicas do terceiro milênio até os dias atuais.
* * * * * * *
Promoção de aniversário do blog
Continua a promoção de aniversário do blog durante todo esse mês de setembro. Participe e ganhe uma surpresa. Não é sorteio. Basta participar para ganhar.
E não precisa ficar limitado(a) às postagens deste mês apenas. Pode comentar em qualquer postagem do blog para participar.
Leia as regras de participação no link a seguir. Caso já as tenha lido na postagem do dia 1º de setembro, acesse diretamente o link do formulário a ser preenchido após o seu comentário, nesta ou em qualquer outra postagem, no menu do lado da página principal, logo abaixo da logomarca do blog que, por sinal, está de cara nova este mês em comemoração ao aniversário do blog. Se leu as regras na postagem anterior ao dia 1º de setembro, leia novamente pois as regras mudaram.
Participe! Não é sorteio. Todos ganham se participarem.
REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DA PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO