Mozart era realmente genial. Eu assisti Amadeus e eh maravilhoso. A gargalhada 🙂 as composicoes de Mozart sao lindas e dificeis de executar. Pena que faleceu tao cedo, com 35 anos somente, mas deixou um legado fabuloso! Um abraco!
DenisesPlanet.com
Wolfgang Amadeus Mozart [Música]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Minhas verdades através da música
- Tags: Wolfgang Amadeus Mozart
O primeiro contato que tive com Mozart foi através de uma música belíssima que existia numa coleção da Abril Cultural que meu pai tinha comprado e que me acostumei a ouvir muitas e muitas vezes. O título desta música é Eine Kleine Nachtmusik. Assistam ao vídeo abaixo com a orquestra de Viena.
Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 27 de janeiro de 1756 e faleceu em Viena, em 5 de dezembro de 1791, com apenas 35 anos, portanto. Prestes a completar 36. Seu nome era Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart mas, todos o conhecem por Wolfgang Amadeus Mozart. Foi um dos maiores gênios da música em toda a história da humanidade.
Escute também a Sonata para piano nº 11 clicando na setinha pra direita acima (Na faixa preta no topo da postagem). Vale a pena ouvir também as sinfonias do vídeo abaixo. São as sinfonias números 25, 29, 35, 36, 38, 39, 40 e 41 com a orquestra de Elmer Bernstein.
Foi um grande prodígio! Já aos 4 anos começou a estudar música com o pai que era um famoso violinista, e, já aos 5 anos, ele fazia sua primeira aparição em público, na Universidade de Salzburgo, com uma récita de obras de Johann Eberlin.
Há 30 anos foi realizado um filme dirigido por Milos Forman, que retrata a vida deste famoso compositor, no qual fazem uma espécie de caricatura do compositor, com um desempenho brilhante de Tom Hulce, sendo o mesmo indicado ao Oscar de melhor ator em 1985, ano em que o filme foi lançado. Ele não ganhou o Oscar mas, o filme recebeu nada menos que 8 estatuetas, incluindo a de melhor filme do ano. Seu títtulo? Amadeus. Este filme foi um sucesso estrondoso! Basta dizer que foi indicado a 53 prêmios, tendo arrebatado 40 deles.
Ao longo da vida faz muitas viagens, o que lhe prejudicou muito a saúde. Aos 6 anos viaja para Munique onde se apresentaria para o Duque da Baviera, o Príncipe Carlos Teodoro. No mesmo ano viaja ainda para Viena e várias outras cidades, onde tocava para nobres da Corte. Adoece ao voltar para casa. Sua personalidade e sua vida teve influência marcante de seu pai, Leopold. Ele era alem de seu grande incentivador e divulgador, era também seu agente, professor, empresário, relações públicas, secretário e demonstrava um grande orgulho em ser seu pai. Havia porém uma grande disciplina contra a qual, mais tarde, Mozart iria se rebelar, afastando-o do pai.
Perto de completar os 30 anos ele viaja para Viena onde passa a viver e, com o pai, só se encontra duas vezes. Passa a ter uma vida desregrada e de boemia. Casa-se com Constanze, mulher vulgar, inculta, caprichosa e astuta que, apesar disso, faz Mozart muito feliz e o acompanha até o fim da vida.