Causos de ônibus e outros acontecimentos [Livro]

Minhas verdades através dos livros
2
Share

Causos de ônibus e outros acontecimentos

Causos de ônibus e outros acontecimentos, Daniela Kanno Vieira, Ilustrações: Maurício Kanno, 2ª ed., Guaratinguetá, 2015, 156p.causos-de-onibus

Finalmente estou escrevendo a resenha deste livro que há muito devia ter escrito. Comecei a ler este livro em dezembro do ano passado e, devia ter começado antes pois ele foi obtido através de uma parceria do blog com a autora mas, estava envolvido em um monte de projetos e com uma lista imensa de leituras atrasadas. Pelas poucas páginas do livro era pra eu ter terminado em dezembro mesmo mas, só no começo deste mês é que pude concluir a leitura. Mas, até que enfim, a resenha está sendo escrita.

Conteúdo do livro

O livro traz contos bem interessantes e divertidos sobre causos ocorridos e presenciados pela autora em ônibus nos quais ela se desloca para os lugares. Uma boa e agradável leitura.

É composto de três partes: a primeira, intitulada Ônibus, constitui-se de 16 casos reais presenciados pela autora nos ônibus nos quais viajava todos os dias para o trabalho ou para a faculdade,  a segunda, intitulada Cotidiano, com 22 casos do cotidiano das pessoas mas, nem todos reais e a última, intitulada pela autora como Uma bagunça, é formada por 18 contos bem curtinhos, onde ela escreve casos reais e outros inventados por ela. A autora conta os causos com bastante bom-humor e descontração. É uma leitura divertida e, embora já esteja em sua segunda edição, ela ainda mantem alguns equívocos com a língua pátria mas, mesmo assim, recomendo.

causos-de-onibus1

Destaques

Dos contos, destacaria alguns, sem ordem de preferência. A pipa é um conto bem singelo, cheio de ternura. O homem do semáforo, digno daquela seção que existia na Revista Pais e Filhos – Criança diz cada uma! Desencanto de Natal é, como o título sugere, um pouco triste e, lembra muito uma vivência de minha infância sobre Papai Noel. Creio que eu tinha cerca de seis ou sete anos, como Daniela no conto em questão.

Eu já estava desconfiado de que Papai Noel era papai e, no dia do Natal, papai levou a gente para um parque de diversões e, sem a gente perceber, ele foi em casa e colocou os presentes na árvore de Natal e voltou pra o parque. Quando a gente chegou em casa, foi a maior surpresa. Os presentes estavam lá e eu disse pra meu irmão. Só pode ter sido Papai Noel mesmo porque papai e mamãe estavam com a gente lá no parque. Eles não podem ter botado esses presentes aqui. E passei mais algum tempo acreditando em Papai Noel graças à esperteza de papai.

causos-de-onibus2

Citação

Quase vegetariano é ótimo e merece uma citação. É sobre uma conversa entre dois meninos e duas meninas.

Uma das meninas, apontando o dedo para o amigo disse:

–  Olha Luís, esse moço aí também mora na roça!  Ele atropelou uma vaca uma vez.
–  Verdade? – Olha Luis todo espantado.
–  Sim! Fiz churrasquinho com ela depois.
–  Brincou – Você gosta de churrasco?
–  Eca!
–  Eca o que? Você não come carne?
–  Carne eu como. Eu não como vaca!” (p.54 in Quase vegetariano)

Daniela é bibliotecária,  tem 26 anos e um blog chamado Bibliotecária Leitora, onde ela escreve resenhas sobre livros e filmes e também, alguns textos seus. Nasceu em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Já publicou, alem deste livro, um conto de sua autoria no livro Grandes escritores do interior de São Paulo em 2010, pela Giz Editorial, e outro, na Antologia poética – Ano 3, organizado por Valdeck Almeida de Jesus, em 2008. Concluiu o curso de biblioteconomia em Lorena, SP. Está com mais dois livros em preparação: A dama de branco e Meu querido anônimo.

causos-de-onibus3

Mereceu 3 estrelinhas. As fotos acima são as ilustrações do livro, ao iniciar cada parte. A primeira, é a capa do livro.

Para contatar a autora, procure-a no Facebook,

Para compra do livro, clique no link abaixo

Causos de ônibus e outros acontecimentos

Share
2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária de A biblioteca da meia-noite
Minhas verdades através dos livros
A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE – Análise Literária
Share

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE A Biblioteca da Meia Noite é um livro empolgante de autoria de Matt Haig, um romancista e jornalista inglês, segundo a Wikipéida1, com tradução de Adriana Fidalgo.  A Biblioteca da Meia-noite lançou na Inglaterra em 2020 e, no Brasil em 2021. A seguir, você encontrará os …

Share
John Grisham - um autor notável
Minhas verdades através dos livros
John Grisham – um autor notável
Share

Livros de Grisham John Grisham é um autor norte-americano que conheci em 2014 (há 10 anos, portanto) através do livro “O Advogado”, sobre o qual escrevi aqui neste blog uma resenha que pode ser lida através do link a seguir. Resenha de O Advogado de John Grisham Segundo o site …

Share
Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share