OLá Alberto!
Adorei sua abordagem! Muito bom conhecer os diversos pontos de vista!
Muito obrigada pelas dicas!!! Adorei!!!
Desejo muito sucesso para o seu blog!
Abraços!!!
Lorena Rocque oferece, em 27 capítulos, uma história cheia de emoções e perigos vividos por uma bruxa do bem, uma das mais antigas da Terra e conhecedora de muitas magias. O resgate de Maria Metálica conta a “história de Maria Quitéria, que é uma bruxa do bem, enviada às profundezas da Terra, para resgatar uma prisioneira muito especial e poderosa – Maria Metálica”, uma menina oriunda do planeta Marte. Ela se encontrava no castelo de um mago do lado negro da Força há muitos anos, e era chegada a hora de sua libertação. O leitor fará uma viagem ao submundo do mal, onde conhecerá as artimanhas dos que lutam do lado negro da Força e os desafios vividos pelas personagens nas diversas cidades que constituem este submundo. Também verá como agem as forças do bem.
Obs. Os textos em itálico no parágrafo acima são citações do resumo fornecido pela autora.
O resgate de Maria Metálica, Lorena Rocque, Coleção Viagens na ficção, Chiado Editora, Lisboa, Portugal, 2014, 154p.
O livro se constitui de 27 capítulos, nos quais Lorena oferece ao leitor uma verdadeira viagem às profundezas da Terra.
O livro é agradável mas é muito bobinho. Não sabendo ainda no início da leitura o objetivo da autora assim escrevi no histórico de leitura do Skoob: uma coisa há que se destacar neste livro: a quantidade de termos de magia que a autora lança mão é surpreendente. Isso é o lado positivo mas, infelizmente, tem também o lado negativo. Há algumas palavras usadas sem significado algum. Se fossem substituídias por outra semelhante mas que daria sentido à frase, tudo ficaria bem, dando a entender que a autora desconhece o significado daquela palavra usada e que, gostaria de ter usado a outra semelhante mas com um significado completamente diferente.
Por exemplo: Na frase “(…) inúmeros pós mágicos para mobilizar e neutralizar mentalmente seus adversários.” Creio que a autora quis usar a palavra imobilizar ao invés de mobilizar pois, se os pós mágicos fossem mobilizar os adversários, eles ficariam mais perigosos. Mobilizar significa por em ação, movimentar-se em prol de uma atividade, por em circulação. Evidentemente, não é isso que a bruxa deseja fazer com seus inimigos mas sim, imobilizá-los, o que significa torná-los imóveis, estáticos, sem ação. E como esta, existem várias outras palavras aplicadas inadequadamente o que, de certa forma, prejudica um pouco o livro.
Maria Metálica é uma menina que, até cerca de metade do livro, ainda não foi desvendado seu verdadeiro papel na história. Ela está presa por um mago do mal num castelo cheio de defesas. Ele pretende sacrificá-la numa missa, cuja finalidade ainda não se sabe, nesta altura da história.
Maria Qutéria é uma bruxa do bem que tem a missão de libertar a menina pois ela tem um importante papel na história da humanidade. Para isso, há a inclusão de outros personagens como bruxas do mal e do bem, elfos, e a velha e conhecida luta do bem contra o mal. A história passa a se tornar interessante depois da metade do livro e a leitura é ´fácil, embora já comecem a aparecer também, várias falhas de revisão.
O livro só começa a ficar um pouco mais interessante na sua terça parte final, com a proximidade do resgate de Maria Metálica. Uma coisa que achei negativa no livro é o próprio título pois, não há suspense algum, uma vez que se sabe que a menina será resgatada.
Lorena é natural do Estado de São Paulo mas, atualmente mora no Rio de Janeiro. Atua como radiestesista e cromoterapêuta desde 1999. Este é o seu livro de estréia e, em 2015, publicou o segundo livro da série intitulado O retorno de Maria Metálica que, em breve, farei também aqui comentários sobre ele. O terceiro livro da trilogia ainda está por vir e não sabemos ainda o título deste último volume da trilogia Maria Metálica. O que podemos informar é que em breve virá um livro desvinculado desta trilogia – Meu doce golpista – romance que está em vias de ser lançado.
Por ocasião do lançamento do livro Lorena fez uma tatuagem na mão/braço, como vocês podem ver na foto acima. O próximo livro tem a capa conforme a foto abaixo.
Para contato com a autora há vários canais. A própria página do livro, cujo link disponibilizo abaixo, o Facebook da autora cujo link também disponibilizo e ainda um blog do livro ou o Twitter da autora. O livro também pode ser encontrado na Livraria Cultura.
É um bom livro mas peca pelos erros de revisão. Mereceu 3 estrelinhas.