A história de Elza – James Hill e outro [Filme visto há 50 anos]

A história de Elza
Filme visto há 50 anos
Share

A história de Elza – James Hill e Tom McGowan

A história de Elza é um filme belíssimo lançado em 1966 e que assisti a ele no Cinema Moderno no dia 24 de março, um sexta-feira. Mereceu a cotação máxima de Excepcional, embora a cotação  artística foi apenas três estrelinhas. É uma história verídica baseada no livro escrito por Joy Adamson. A música de John Barry é lindíssima e fez grande sucesso na época.

Aviso

Este filme já foi postado anteriormente aqui no blog  mas, em virtude de eu estar publicando todos os filmes a que assisti em 1967 na ordem cronológica em que os vi há 50 anos, estou publicando-o novamente. Evidentemente, com outros comentários e informações que não constam na postagem original. Para quem desejar ler o que escrevi na outra postagem, abaixo vai um link que direciona para ela.

Postagem anterior de A História de Elza

Anotações do meu caderno de cinema

A seguir transcrevo o conteúdo escrito no meu caderno de anotações de cinema.

Baseado numa história verídica James Hill traz à tela o comovedor “Born Free”. Ele contém a história de Joy e George Adamson, mulher e marido na vida real e no filme.

George é encarregado de matar animais prejudiciais à civilização, e ao matar um casal de leões que deixa três filhotes, ele os leva para casa. E Joy que não tinha filhos, passa a cuidar dos leõezinhos com o máximo cuidado. Gosta mais do menor a quem chama de Elza, por lembrar uma amiga sua da escola. Mas os leões crescem e passam a dar muito trabalho.

Todos os dias Joy saía com Elza, e numa das vezes, ela lhe salva a vida, acusando uma cobra escondida nos matos. George e obrigado a mandá-los para um zoológico, pois estava insustentável a situação. Deixa apenas Elza porque Joy lhe pede. Tentam tudo para torná-la uma leoa selvagem, pois teriam que deixá-la, mais cedo ou mais tarde. Mas inutilmente. Ela não se adapta mais à vida selvagem. Até que um dia, por fim, conseguem. E Elza, antes de partir vem visitá-los já com três leõezinhos.

Toda a graça do filme não está em seus intérpretes ou no colorido belíssimo da fotografia, mas no desempenho impressionante de Elza. Ela sabe demonstrar o que sente. O filme é infantil, mas a psicologia de Elza é coisa para adulto. E a música de John Barry (compositor de muitos dos temas para James Bond) “Born Free” é um destaque.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share