Sansão e Dalila – Cecil B. DeMille [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
2
Share

Produção e Direção – Cecil B. DeMille

Cecil B. DeMille foi o responsável por grandes produções no passado como Os Dez Mandamentos (1956), Cleópatra (1934), O maior espetáculo da Terra (1952).

Sansão e Dalila já é um clássico do cinema. Foi lançado em 1949 mas eu assisti a este filme quando tinha cerca de 10 a 11 anos.

A história é baseada na Bíblia onde, no livro de Juízes, capítulos 13 a 16, conta a história de Sansão.

DeMille

Os filisteus dominavam cinco cidades, dentre as quais, Israel. Entretanto, Sansão era um homem com uma força sobrenatural, que salva sua tribo das garras dos filisteus. Sua força estava intrinsecamente ligada ao seu cabelo que não poderia ser cortado por orientação do anjo que anunciou o seu nascimento.

Mas ao se tornar adulto, Sansão sai para conhecer as cidades da Filisteia e se apaixona por uma filisteia de nome Semadar. Mas os filisteus a matam logo após seu casamento com Sansão, no intuito de matar o mesmo. A irmã dela, Dalila, que era apaixonada por Sansão, tenta seduzi-lo, mas será a sua ruína.  Por ser ambiciosa, é subornada por uma quantia vultosa de moedas de prata. Objetivo? Trair Sansão, descobrindo a fonte de sua força, deveria torná-lo vulnerável, permitindo assim ser dominado.

DeMille

Dados técnicos sobre o filme

Título original – Samson and Delilah
Produção – Estados Unidos
Direção – Cecil B. DeMille
Ano de lançamento – 1949
Duração do filme – 2 horas e 11 minutos
Fotografia – Colorido

DeMille

Elenco e personagens:

Hedy Lamarr ……………. Dalila
Victor Mature …………… Sansão
George Sanders ……….. Saran de Gaza
Angela Lansbury ………. Semadar
Henry Wilcoxon ………… Príncipe Ahthur
Olive Deering …………… Miriam
Fay Holden ……………… Hazel
Tom Tyler ………………… Capitão (não-creditado)
George Reeves ………… Mensageiro
Russ Tamblyn …………… Saul
William Farnum ………… Tubal
Lane Chandler …………… Teresh
Moroni Olsen …………… Targil
Lane Chandler …………. Teresh (não-creditado)
Al Ferguson ……………… homem do vilarejo (não-creditado)
Frank Mayo………………. Mestre arquiteto (não-creditado)
Crauford Kent…………… Astrólogo da corte no Conselho (não-creditado)

 

DeMille

 

Curiosidades sobre este longa

  1. Antes de entregarem o papel principal para Victor Mature, ele foi oferecido a Burt Lancaster, que era o preferido de DeMille, e a Steve Reeves. Ambos recusaram. DeMille decidiu-se por Victor Mature após ver sua atuação no filme “O Beijo da Morte” (1947).
  2. O nome de Dalila foi inventado por Cecil B. DeMille. Ele não consta na Bíblia. De Mille dizia que seguiu a Bíblia rigorosamente na elaboração do roteiro. Mas se não havia nela um nome para Dalila, nada impedia nem modificava o conteúdo da Bíblia se acaso ele inventasse um nome para ela. Também não é dito na Bíblia que Dalila fosse a irmã mais nova de Semadar. Apenas diz que foi uma mulher que Sansão amou.
  3. O efeito especial da queda do templo de Dagon custou aos estúdios a quantia de US$ 150.000 e levou um ano para ser filmada. A parte inferior do templo foi construída em uma escala maior e em separado, foram construídas  um modelo em escala real com 37 pés de altura e uma estátua de Dagon de 17 pés de altura para efeitos de câmera. Este modelo foi destruído três vezes para filmagens em diferentes ângulos. Houve uma mesclagem das filmagens com os dois modelos, usando um “sistema repetidor de movimento fabricado pela Paramount, que permitiu a repetição exata dos movimentos da câmera”1.
  4. Sansão e Dalila foi um filme de grande sucesso. Arrecadou cerca de 11 milhões de dólares, constituindo-se a maior bilheteria de 1950. Na época do lançamento foi o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de …E o Vento Levou (1939) e Os Melhores Anos de Nossa Vida (1946).
  5. Em 1952, Sansão e Dalila venceu o Grande Prêmio do Cinema Francês de Melhor Filme Estrangeiro.
  6. No filme “O Crepúsculo dos Deuses” de Billy Wilder, há uma cena em que Norma Desmond (Gloria Swanson) visita DeMille na Paramount, pois no passado ela já trabalhara como atriz com ele. Para a cena foi reconstruído o cenário real de Sansão e Dalila, que fora rodado há pouco tempo. Ao finalizar a cena, que durou quatro dias para ser filmada, Billy Wilder deu um tapinha nas costas de DeMille e lhe disse em tom de brincadeira: “Muito bem, meu garoto. Deixe seu nome com minha secretária. Talvez eu tenha uma ponta para você no meu próximo filme.”
  7. Em nenhum momento do filme o povo oprimido, do qual Sansão era o ícone, é tratado como “israelitas”, “hebreus” ou “judeus”, apesar de isto estar claro na Bíblia. Tal fato se deve ao medo dos chefes dos estúdios de Hollywood de serem associados aos perseguidores da influência comunista (uma espécie de “Caça às bruxas”) que se desenrolava nos Estados Unidos à epoca. Eles são tratados apenas por danitas, membros tribais da tribo de Dan. Apesar de ser uma batalha entre os filisteus e os judeus ou israelitas o cenário da história de Sansão na Bíblia.

 

Minha opinião sobre o filme

 

Assisti a este filme quando tinha cerca de 10  a 11 anos, e o mesmo me impressionou muito. Foi, por isso, um filme que marcou significativamente a minha vida. Posteriormente, já adulto, vi novamente a produção e gostei. O  fato de ser um longa histórico, o torna um documento importante na história. O desempenho de Victor Mature não é dos mais elogiáveis, mas ele consegue dar conta do papel que lhe cabe, apesar de em algumas cenas, ficar com cara de bobo. As cenas da destruição do templo são marcantes no cinema, principalmente por terem sido filmadas no final da década de 1940. É uma super produção, sendo hoje, um clássico do cinema.  Mereceu quatro estrelinhas.

Cotação

 

Fonte

  1. Site Cinema Livre, disponível em https://cinemalivre.net/ranking.php  e acessado em 17/07/2022
Share
2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share