O Pequeno Príncipe em cordel – Josué Limeira [Livro]

Minhas verdades através dos livros
Share

Josué Limeira e Vladimir Barros

Atualmente com 52 anos, Josué Limeira é um autor nordestino, nascido e residente em Recife que escreveu O Pequeno Príncipe em cordel. Ele já lançou diversos outros cordéis como O matuto e o Pokémon e Game of Thrones. É responsável pelo movimento Cordéis do Amor, cuja página no Facebook já tem mais de 4500 curtidas.

Josué Limeira & Vladimir Barros
Autor (esq) e ilustrador (dir)

Vladimir Barros, atualmente com 33 anos, também pernambucano, natural de Recife e mora em Recife assim como Josué. Trabalha no Sistema Jornal do Commercio e no Cesar. É design gráfico e já realizou um filme intitulado A menina e o passarinho. Este filme foi indicado ao prêmio de Melhor filme nacional do CinePE em 2017. Ganhou o prêmio Cristina Tavares em 2013 e 2014 como design gráfico

O livro O Pequeno Príncipe em cordel

O Pequeno Príncipe em cordel é uma obra da autoria de Josué Limeira com ilustrações de Vladimir Barreto.
Trata-se de um livro belíssimo baseado na famosa obra do autor francês Antoine de Saint Exupéry. Divide-se em 27 capítulos, tal qual a obra original. Reproduz, com muita fidelidade, a obra de Exupéry, sendo esta, contada em cordel.

O que chama a atenção neste livro é o modo como o ilustrador retrata o Pequeno Príncipe. O  mais famoso personagem de Exupéry é um menino sertanejo, com chapéu de couro e gibão, uma capa e um facão. O facão é usado em substituição à espada portada pelo personagem exuperiano.

O Pequeno Príncipe em cordel

Para destacar ainda mais seu ineditismo, o autor acrescenta à história algumas idéias que não são novas, mas são inovadoras na forma de sua apresentação. Destaco aqui, duas dessas formas:
1. A inserção de um capítulo denominado “O desenhista“, no qual ele narra em cordel, as experiências do Pequeno Príncipe com seus primeiros desenhos e,
2. A inclusão de um capítulo intitulado “O vendedor de pílulas d’água“, no qual são narrados os acontecimentos do capítulo XXIII do livro original. Neste capítulo, o Pequeno Príncipe encontra um vendedor, que não é especificado na obra de Exupéry, que vendia “pílulas aperfeiçoadas que aplacavam a sede”. E com elas se ganhava 53 minutos por semana e que podiam ser aproveitados como se quisesse.

Explico que não são fatos novos introduzidos pelo poeta. Os fatos estão no livro original mas, ele dá um destaque que no livro de Exupéry não tem. E por que isso ocorre?

É justamente por uma outra característica desta obra que devo também destacar nesta resenha. O poeta denomina cada capítulo de seu cordel com um título identificador, diferentemente da obra de Exupéry, cujos capítulos são diferenciados por numeração com algarismos romanos.

Diferenciação da obra de Exupéry

Além disso, há fatos realmente novos na narrativa como, por exemplo, os personagens do Rei e do Vaidoso, nesta obra são retratados como o Rei do Maracatu e o Homem da Meia Noite respectivamente, este último, figura muito famosa dentre os bonecos gigantes do carnaval de Olinda. Além destes há algumas outras mudanças na história original que, no entanto, não modificam a sua essência.

O Pequeno Príncipe em cordel - o vaidoso

Recomendo com ênfase a qualquer pessoa amante da boa literatura, a visita a este magnífico livro de um autor nordestino. Elee se destaca pela brilhante idéia de transformar em cordel obra tão monumental da literatura mundial. E esta transformação só foi possível graças à entrada em 2015 da obra exuperiana em domínio público. Isso se deu pela passagem dos 70 anos da morte de Exupéry em 2015.

Esta obra ficou entre os finalistas do 58º Prêmio Jabuti em 2016 e mereceu de várias crianças, além de adultos, muitos elogios, como o que foi citado pelo autor em entrevista na TV Itararé de Campina Grande – PB,  disponível no Youtube e na fanpage do livro no Facebook, na qual ele conta que o filho de uma psicóloga negava-se a ler o Pequeno Príncipe, por considerar que era livro pra meninas mas, ao ver o desenho do personagem principal, como um cabra da peste muito macho, leu o livro em um só dia.

NOTAS

1 – A página do Facebook mencionada acima está disponível no endereço abaixo e foi consultada em 16/09/2018.

Cordéis do Amor

2 – A página do ilustrador consultada foi a de seu perfil cujo acesso pode ser obtido pelo endereço a seguir. Acesso em 16/09/2018.

Profile do ilustrador do livro

3 – O filme do Youbube mencionado está disponível no link a seguir e foi acessado em 16/09/2018.

Matéria da TV Itararé de Campina Grande, PB.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária de A biblioteca da meia-noite
Minhas verdades através dos livros
A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE – Análise Literária
Share

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE A Biblioteca da Meia Noite é um livro empolgante de autoria de Matt Haig, um romancista e jornalista inglês, segundo a Wikipéida1, com tradução de Adriana Fidalgo.  A Biblioteca da Meia-noite lançou na Inglaterra em 2020 e, no Brasil em 2021. A seguir, você encontrará os …

Share
John Grisham - um autor notável
Minhas verdades através dos livros
John Grisham – um autor notável
Share

Livros de Grisham John Grisham é um autor norte-americano que conheci em 2014 (há 10 anos, portanto) através do livro “O Advogado”, sobre o qual escrevi aqui neste blog uma resenha que pode ser lida através do link a seguir. Resenha de O Advogado de John Grisham Segundo o site …

Share
Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share