Preciso de férias (Exercício Criativo)

Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

Exercício criativo

Este é um exercício criativo (EC) praticado por um grupo de pessoas do site literário Recanto das Letras, no qual são postadas as criações de cada um, sempre às 8h e com as letras EC entre parêntesis no título para identificar que é um texto do exercício literário.

Há um tema quinzenal escolhido e divulgado previamente para todos que, em segundas feiras alternadas, sempre às 8 h, postam os textos criados por cada um a respeito do tema da quinzena. No dia 18 de julho de 2018 o texto que escrevi para o EC foi este a seguir.

 

 

Eu preciso de férias (EC)

No passado eu vivia desejando férias. A afirmação lá na foto de cima é bem característica de pessoas estressadas e que vivem à beira de um ataque de nervos. Como seria bom hein? Passar o ano inteiro de férias. E o melhor, que isso se repetisse todos os anos. Isso é possível. Não é piada. Desde que me aposentei, vivo de férias. Trezentos e sessenta e cinco dias por ano, ano após ano.

Questionando… Refletindo

Será que isso é bom?

No começo foi. Maravilhoso! Peguei um avião e fui pra o Rio. Passei lá uns 20 dias. Passeei, fui ao cinema, ao teatro, à Copacabana, à Pedra da Gávea, peguei o bondinho da Lapa e fui até Santa Teresa. Passeei a valer.

Voltei pra casa e continuei passeando. Nessa brincadeira, viajei muito. Fui a lugares já visitados e outros, desconhecidos até então. Depois de uns seis meses nessa vadiagem, cansei. O que é que estou fazendo? Não posso ficar assim a vida toda! Resolvi então, voltar a trabalhar.

Primeiro fiz um concurso para professor do Estado e fui classificado. Comecei a ensinar num colégio de subúrbio que só faltei sair de lá correndo. Os alunos eram, quase todos, verdadeiros marginais. Depois de dois meses, resolvi pedir demissão.

Como tinha concluído o curso de Direito e tinha passado na OAB, resolvi procurar um amigo para trabalhar com ele. Passei algum tempo lá, depois fui em busca de algo melhor. Abri o meu próprio escritório. Trabalhei alguns anos, mas não ganhava muito. Na verdade, estava pagando pra trabalhar, quando fui para ponta do lápis. Resolvi fechar o escritório e voltar a vadiar.

Como não está na minha índole ser vagabundo, passei então a escrever. Foi quando descobri o Recanto das Letras. Desde então, não tenho mais parado de escrever. Coisa que já fazia lá no meu blog Verdades de um Ser mas não tinha a mesma visibilidade daqui.

Enfim, se estiver precisando de férias, goze-a. Mas não queira viver de férias. Não vai lhe satisfazer por muito tempo. Apesar de parecer tentador a necessidade manifestada pelo cachorro da foto, esteja certo que esta é um dos piores castigos.


*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Preciso de Férias
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/precisodeferias.htm

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Ano novo novos rumos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido)
Share

ANO NOVO, NOVOS RUMOS (Nuance Expandido AVL 31) Alberto Valença Lima   Estamos em ano novo Celebrando novas rotas Chamem logo todo o povo Somos todos patriotas! Buscando o minimalismo Das regiões mais remotas Do Brasil que aqui promovo Venha fazer seu batismo Usando todo lirismo Com isso, até me …

Share
Mais recentes Nuances Expandidos compostos
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
MAIS RECENTES NUANCES EXPANDIDOS COMPOSTOS
Share

Mais Recentes Nuances Expandidos compostos Estou reunindo nesta postagem os mais recentes Nuances Expandidos compostos por mim. Foram eles: A Flor de Deus – Nuance Expandido AVL 23 Nossa vida ergue altares – Nuance Expandido AVL 24 Como compor um Nuance Expandido – AVL 25 Em honra a Santa Teresinha …

Share
Sétima arte inserida num negativo
Minhas verdades através dos filmes
A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO
Share

A SÉTIMA ARTE INSERIDA NUM NEGATIVO O que pode conter um negativo? Estaria a Sétima Arte contida num simples negativo? A Sétima Arte, é como é conhecido o cinema, inserida num negativo é a minha tese neste artigo que ora inicio. Segundo a Wilipédia2 quem utilizou em 1912 a expressão …

Share