Preciso de férias (Exercício Criativo)

Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

Exercício criativo

Este é um exercício criativo (EC) praticado por um grupo de pessoas do site literário Recanto das Letras, no qual são postadas as criações de cada um, sempre às 8h e com as letras EC entre parêntesis no título para identificar que é um texto do exercício literário.

Há um tema quinzenal escolhido e divulgado previamente para todos que, em segundas feiras alternadas, sempre às 8 h, postam os textos criados por cada um a respeito do tema da quinzena. No dia 18 de julho de 2018 o texto que escrevi para o EC foi este a seguir.

 

 

Eu preciso de férias (EC)

No passado eu vivia desejando férias. A afirmação lá na foto de cima é bem característica de pessoas estressadas e que vivem à beira de um ataque de nervos. Como seria bom hein? Passar o ano inteiro de férias. E o melhor, que isso se repetisse todos os anos. Isso é possível. Não é piada. Desde que me aposentei, vivo de férias. Trezentos e sessenta e cinco dias por ano, ano após ano.

Questionando… Refletindo

Será que isso é bom?

No começo foi. Maravilhoso! Peguei um avião e fui pra o Rio. Passei lá uns 20 dias. Passeei, fui ao cinema, ao teatro, à Copacabana, à Pedra da Gávea, peguei o bondinho da Lapa e fui até Santa Teresa. Passeei a valer.

Voltei pra casa e continuei passeando. Nessa brincadeira, viajei muito. Fui a lugares já visitados e outros, desconhecidos até então. Depois de uns seis meses nessa vadiagem, cansei. O que é que estou fazendo? Não posso ficar assim a vida toda! Resolvi então, voltar a trabalhar.

Primeiro fiz um concurso para professor do Estado e fui classificado. Comecei a ensinar num colégio de subúrbio que só faltei sair de lá correndo. Os alunos eram, quase todos, verdadeiros marginais. Depois de dois meses, resolvi pedir demissão.

Como tinha concluído o curso de Direito e tinha passado na OAB, resolvi procurar um amigo para trabalhar com ele. Passei algum tempo lá, depois fui em busca de algo melhor. Abri o meu próprio escritório. Trabalhei alguns anos, mas não ganhava muito. Na verdade, estava pagando pra trabalhar, quando fui para ponta do lápis. Resolvi fechar o escritório e voltar a vadiar.

Como não está na minha índole ser vagabundo, passei então a escrever. Foi quando descobri o Recanto das Letras. Desde então, não tenho mais parado de escrever. Coisa que já fazia lá no meu blog Verdades de um Ser mas não tinha a mesma visibilidade daqui.

Enfim, se estiver precisando de férias, goze-a. Mas não queira viver de férias. Não vai lhe satisfazer por muito tempo. Apesar de parecer tentador a necessidade manifestada pelo cachorro da foto, esteja certo que esta é um dos piores castigos.


*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Preciso de Férias
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/precisodeferias.htm

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share