Monika e o desejo – Ingmar Bergman [Filme online]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme online, Minhas verdades através dos filmes
- Tags: filme online, filme sueco, Ingmar Bergman
Direção – Ingmar Bergman
Ingmar Bergman foi um cineasta sueco responsável por alguns dos mais belos filmes da história do cinema. O primeiro filme dele que conheci foi Sorrisos de uma noite de amor (1955). Os filmes dele mais famosos são Quando duas mulheres pecam (1966), Morangos silvestres (1957), O ´sétimo selo (1956) e Gritos e sussurros (1972), sendo o primeiro citado o mais famoso deles.
No entanto em sua filmografia há muitos outros filmes que se destacam e que eu vi todos eles como Vergonha (1968), A fonte da donzela (1959) que está disponível no blog Verdades de um Ser para você ver o filme online, A hora do lobo (1968), Cenas de um casamento (1973), entre outros. (Para ver o filme online clique no link acima).
Ganhou três Oscars de Melhor filme estrangeiro por A fonte da donzela, Através de um espelho e Funny e Alexandre (1983) e dois Leões de Ouro do Festival de Veneza e um Urso de Ouro do Festival de Berlim.
Segundo o site Plano Crítico Ingmar Bergman teria afirmado o seguinte a respeito deste filme. Infelizmente não é informada a fonte.
“A filmagem de “Mônica e o Desejo” foi realmente agradável e divertida do começo ao fim. Em seguia voltamos do arquipélago e filmamos algumas cenas de interior. Tudo ia muito bem… e depois a censura cortou… Principalmente a cena em que, depois da briga, Harry e Mônica se embebedam juntos. Havia também uma outra cena, de amor, que eu filmei como selvagem e orgíaca, mas a censura cortou tudo. Porém, este é um filme do qual gosto muito e que faz parte dos que revejo sempre com prazer.”
Ingmar Bergman, junho de 1968
Fonte – Plano Crítico – Link acima.
Dados técnicos sobre o filme
Título original – Sommaren Med Monika
Produção – Suécia
Ano de lançamento – 1953
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman & Per Anders Fogelström
Fotografia: Gunnar Fischer
Trilha Sonora: Erik Nordgreen
Elenco e personagens
Harriet Andersson – Monika
Lars Ekborg – Harry
Dagmar Ebbesen – Tia de Harry
Åke Fridell – Pai de Monika
Naemi Briese – Mãe de Monika
Åke Grönberg – Colega de trabalho de Harry
Sigge Fürst – trabalhador da fábrica
John Harryson – Lelle
Minha opinião sobre o filme
Como todo filme de Bergman, este é um verdadeiro prazer você passar pouco mais de hora e meia vendo esta história. Os espelhos no filme têm um papel de grande relevância. Tanto quando Monika se olha em um como se pode ver numa das fotos acima, ou nas duas ao final de tudo. Os espelhos mostram não só a visão interior de cada um como também os seus questionamentos. Em particular com relação a Monika que está passando da fase de adolescência para fase adulta.
Bergman se preocupa em detalhar as mazelas de um relacionamento prematuro e inconsequente como o de Monika e Harry.
Quase sempre os títulos em português dos filmes no Brasil são extremamente inadequados e, alguns até prejudiciais. Este, ao contrário, teve uma feliz colocação traduzindo para o telespectador a intenção de Bergman no filme. Ao contrário dos títulos no idioma original (sueco) ou em inglês, que não retratam a profundidade do pensamento do diretor. Ambos podem ser traduzidos como “Verão com Monika”, o que é bem mais raso do que o título em português que fala em desejo.
O filme mereceu a cotação de quatro estrelinhas.
Sendo hoje sexta feira, é dia de filme online aqui no blog Verdades de um Ser.
LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO
Como este filme não está no VK não há grandes dificuldades em assistir a ele. Ele está no canal do Youtube que agora o Blog Verdades de um Ser possui. Para assistir a este filme online basta você clicar na setinha para direita na imagem abaixo.
Instruções adicionais
Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar no quadrado que tem no lado direito inferior na barra de ferramentas do Youtube.
Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não). Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.
IMPORTANTE
Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.