Gestapo ou Trem Noturno para Munique – Carol Reed [Filme online]
Gestapo – Carol Reed
Gestapo foi um longa lançado em 1940 dirigido por Carol Reed. Ele foi um cineasta britânico que faleceu em 1976 aos 69anos. Conhecido por dirigir muitos filmes do gênero thriller de suspense, mas o que o tornou famoso foi um filme musical – Oliver! (1968) baseado num romance de Charles Dickens.
Fato importante
No próximo mês de setembro será o mês de aniversário do Blog Verdades de um Ser. Portanto, em comemoração a este aniversário de 16 anos, estamos voltando a liberar alguns filmes para os leitores poderem assistir a eles gratuitamente. Aproveite, e deixe seu comentário.
Sinopse de Gestapo ou Night train to Munich
Gestapo, como ficou conhecido esta fita, é ambientada na 2ª Guerra Mundial e uma jovem é usada por um cientista da Gestapo para encontrar seu pai.
A obra cujo título original é Night train to Munich foi inspirada no filme “A Dama Oculta” (1938) de Hitchcock. Inclusive com 2 personagens idênticos, até interpretados pelos mesmos atores mas, na realidade, foi baseado no romance “Report on a fugitive” de Gordon Wellesley.
A história é de um inventor e sua filha, sequestrados pela Gestapo logo após a invasão de Praga pelos nazistas no princípio da Segunda Guerra Mundial.
Enquanto Hitler, avança com seus exércitos para a Tchecoslováquia, em março de 1939, um cientista theco, Axel Bumasch que trabalha em um novo tipo de revestimento para armaduras, é instado a fugir para Grã-Bretanha. Sua filha Anna que iria com ele, é presa ao tentar sair de casa para o aeroporto e enviada para um campo de concentração onde alguns alemães a interrogam visando descobrirem o paradeiro de seu pai.
A primeira fuga
Anna não tem intenção de ajudar, mas faz amizade com um colega de prisão chamado Karl Marsen, que diz ser um professor preso por suas opiniões políticas. Juntos eles podem escapar e seguir para Londres O que Anna não sabe, é que Marsen é agente da Gestapo designado para ganhar sua confiança e localizar seu pai.
Com a aparente ajuda de um soldado alemão, Anna e Karl conseguem fugir da prisão durante a noite, e vão até a Inglaterra em um barco em plena luz do dia. Lá Karl dizendo que iria num oculista, faz contato com um alemão que estava informado da sua missão e manda que ele recomende a Anna colocar um anúncio no jornal diariamente até receber resposta do pai. No anúncio ela dava o endereço de uma Caixa Postal e assinava com um pseudônimo que só o pai reconheceria. Alguns dias depois, recebe telefonema com instruções para pegar um trem até um povoado e procurar por Gus Bennett, conhecido por todos lá.
O plano de fuga
Ela termina por se encontrar com Dickie Randall (Gus Bennett no disfarce) que é um verdadeiro aliado, e este desconfia de Karl, mas ao falar isso para Anna ela considera este o maior dos absurdos e termina por cair na armadilha de Marsen que captura ela e o pai levando-os para Berlim. Dickie oferece-se para tentar resgatá-los e é autorizado. Disfarçado de um oficial alemão – Major Hertzag – ele vai até a base da marinha alemã onde estavam Anna e o pai, e consegue levá-los de lá, aliando-se a um vice-almirante da Marinha, fazendo-se admirado por ele. Com uma ordem do Führer Anna e o pai são conduzidos até Munique num trem, e os acompanham o Marsen e Dickie, fazendo-se passar por uma espécie de namorado de Anna.
Um fato que a princípio poderia atrapalhar os planos de Dickie, termina por ser um facilitador. Eles se encontram com dois ingleses no trem, e um deles reconhece Dickie que tenta disfarçar. Mas o inglês tem certeza de que era ele que ele tinha tido uma experiência marcante no passado com Dickie.
Não posso mais expor o que acontece para não estragar o final do filme para quem ainda não o viu.
Minha opinião sobre Gestapo ou Trem noturno para Munique
Gestapo, como ficou por muitos conhecido esta película de Carol Reed, é um thriller muito bem arquitetato. Os fatos vão se desenrolando e o espectador vai, cada vez mais, se interessando em saber como tudo vai acabar. E o suspense é bem manipulado por Reed, embora não chegue nem perto de um Hitchcock, mas talvez por basear-se num filme dele, tenha captado alguma técnica do mestre do suspense. Os dez ou quinze minutos do final são marcantes. É um bom filme e mereceu três estrelinhas.
Dados técnicos do filme
Título original = Night train to Munich
Produção – Inglaterra
Direção – Carol Reed
Fotografia – Preto e branco
Duração do filme – 1 hora e 35 minutos
Ano de lançamento – 1940
Elenco e personagens
Margaret Lockwood ……………………………………..Anna Bomasch
Rex Harrison …………………………………………………. Dickie Randall
Naunton Wayne …………………………………………….Caldicott
Basil Radford ………………………………………………… Charters
Paul Henreid …………………………………………………. Karl Marsen
James Harcourt ……………………………………………. Axel Bomasch
Felix Aylmer ………………………………………………….. Doutor Fredericks
Wyndham Goldie ………………………………………… Dryton
Roland Culver ………………………………………………. Roberts
Eliot Makeham …………………………………………….. Schwab
Raymond Huntley ……………………………………….. Kampenfeldt
Austin Trevor ………………………………………………… Capitão Prada
C. V. France ………………………………………………….. Almirante Hassinger