Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

Uma retrospectiva do ano 2022 para o Blog Verdades de um Ser

Nesta  postagem pretendo fazer um breve balanço  no ano de 2022 do meu blog Verdades de um Ser. Uma retrospectiva das postagens em 2022. Não foi um ano espetacular, mas também não foi um ano mau. Dos fatos ocorridos no último ano que passou, o principal, acredito, foi o blog ter atingido a marca de 500 mil acessos. Isso é um número por baixo. Pois não está sendo contabilizado aí, os acesos obtidos no Blogger. Já fiz uma ou duas postagens com essa história.

Bem, para começar, vamos falar nas estatísticas.

  • Em janeiro publiquei seis postagens
  • Em fevereiro não houve postagens
  • Em março foram quatro postagens
  • Em abril, apenas uma
  • Em maio foram cinco poetagens
  • Em junho foram dois postagens
  • Em julho foram seis postagens
  • Em agosto foram cinco postagens
  • Em setembro foram quatro postagens
  • Em outubro foram onze postagens
  • Em novembro foram sete postagens
  • Em dezembro foram quatro postagens

Totalizando assim 55 postagens.

Retrospectiva de 2022

Detalhamento das categorias da Retrospectiva 2022

Vamos agora detalhar as categorias de postagens de cada mês, especificando os títulos em alguns casos. Para iniciar, iremos analisar primeiro os últimos meses e depois os mais antigos.

Dezembro

Em dezembro teve a postagem de um filme online, que voltou a ser disponibilizado por este blog Verdades de um Ser desde 2021, além dos que tinham permanecido disponíveis por estarem em outras mídias diferentes do Youtube que teve em 2021 a deletéria decisão de fechar definitivamente o Canal do Blog Verdades de um Ser que tinha acabado de atingir a marca de cinco mil inscritos. Bem, o filme disponibilizado foi “O grande desafio“. Além desta postagem, teve dois Reverberas-Trio, um deles com um recurso muito importante recurso de ensinar português através da poesia. Foi denominado de “Gramaticando“. E uma postagem com votos de Feliz Natal a todos os visitantes do Blog Verdades de um Ser.

 

Filmes online de volta

Novembro

Filmes online

King Kong
King Kong
Retrospectiva 2022
A cidadela

 

Em novembro foram dois filmes online disponibilizados – “King Kong” e “A cidadela“. Também as resenhas de dois filmes – “Coração de Campeão” e “As donas do pedaço” e de um livro – “O Mestre dos Mestres“. Além destes, teve a postagem de uma pesquisa sobre a origem da ligação da pipoca com o cinema e uma notícia de que os filmes online no blog Verdades de Um Ser estão de volta.

Mês de mais postagens – Outubro

Em outubro, mês com o maior número de postagens do ano, num total de onze, foram dois filmes online disponibilizados – “Ganga Bruta” e “Mulher Desejada“, três resenhas de livros – “Par Perfeito“, “Brida” e “ArteTROVERSANDO“, uma dica para presentear com o meu livro “Caminhos de Mim“, uma postagem com minha pesquisa sobre a origem do Dia do Poeta Brasileiro, duas postagens sobre as eleições para Presidente, uma disponibilizando o e-book da Coletânea de Reverbera-Trio de um concurso realizado e a mais importante postagem do mês. Não foi à toa que esta postagem ocorreu justamente no mês com maior número de postagens do ano, sendo este número mais que o dobro do número de postagens da grande maioria dos outros meses.

 

 

Essa postagem de destaque foi a que informa que foi ultrapassada a marca de 500 mil acessos no blog Verdades de um Ser. Isso sem contar com os acessos do blog enquanto hospedado no Blogger. Foi um dia muito importante para mim. O dia 15 de outubro de 2022. O Dia do Professor.

 

3º Trimestre

Setembro

No mês de setembro foram quatro postagens. Foi um mês um pouco diferente. Uma postagem de uma promoção promovida pelo blog Verdades de um Ser em comemoração ao seu aniversário, outra apresentando o resultado de um concurso de Reverbera-Trio que promovi no Recanto das Letras em 2022, uma outra com uma longa entrevista comigo feita pelo poeta Zé Bezerra do Recanto das Letras e finalmente, uma postagem comemorativa dos dezesseis anos de criação deste blog Verdades de um Ser.

Agosto

Em agosto foram cinco postagens. Foi um filme online disponibilizado – Gestapo ou Trem noturno para Munique“, uma chamada para o concurso de Reverbera-Trio para um e-book, alguns Reverberas-Trio de minha autoria e de mais alguns poetas e poetisas do Recanto das Letras que têm praticado o estilo criado por mim. Ainda uma postagem em reverência ao nome de Jô Soares pela sua morte e a resenha do meu livro “Caminhos de mim“.

Julho

Em julho foram seis postagens, sendo duas resenhas de filmes – “Sansão e Dalila” e “Acelerando para o Amor“, uma postagem comentando sobre a leitura de livros simultânea,  outra comentando sobre o Fibhaiku, uma modalidade de poema japonesa que descobri, com alguns de minha autoria, uma postagem de algumas trovas minhas e uma das mais tristes notícias que já dei – a morte do meu irmão André Valença Leal de Lima.

Resenhas

             

2º Trimestre

Junho

No mês de junho foram apenas duas postagens. Uma comunicando a aprovação do meu nome para participar da Academia Brasileira de Sonetistas, uma das Academias com maior rigor para ingresso no Brasil, e a outra é a reprodução de outra postagem do site Recanto das Letras com as trovas de minha autoria na terceira parte de um projeto que denominei “”Uma Trova por Dia

Maio

No mês de maio foram cinco postagens. Foram duas postagens com as trovas de minha autoria das primeira e segunda partes do “Projeto Uma Trova por Dia“, outra postagem com minhas trovas mais recentes, a postagem de vários Reverberas-Trio de minha autoria e de diversos outros autores do Recanto das Letras que têm praticado o estilo criado por mim em 2021 e a postagem comentando sobre o lançamento de mais um livro meu, este exclusivamente de Trovas, onde participo como co-autor e revisor em uma Coletânea de Trovas da Seção Recife da UBT.

 

Abril

Em abril foi apenas uma postagem sobre a União Brasileira de Trovadores e a presença desta entidade em diversas cidades de Pernambuco.

1º Trimestre

Março

Em março foram quatro postagens. Uma com a postagem de um dos meus sonetos usados para pleitear o ingresso na ABRASSO – Academia Brasileira de Sonetistas, outra com uma resenha do filme “Eu só posso imaginar“, a republicação de um artigo que escrevi para a revista Novos Horizontes sobre Recife e Olinda em comemoração aos aniversários destas cidades irmãs comemorado no dia 12 de março. A outra postagem foi de um artigo sobre ser orgulhoso, do poeta A. A. de Assis, divagando sobre a inutilidade de se ser orgulhoso.

Filme "Eu só posso imaginar"

Fevereiro

Em fevereiro não houve nenhuma postagem no blog.

Janeiro

E em janeiro foram postadas as resenhas de dois filmes – “Pixinguinha, um homem carinhoso” e “A invenção de Hugo Cabret“. O resultado e comentários de uma competição de haibuns da qual participei, com os haibuns de minha autoria da competição num total de sete. A postagem de uma pesquisa feita por mim que considerei muito interessante, sobre os poetas brasileiros estampados nos selos do Brasil, a exemplo de outra postagem, publicada em 2021, com os poetas e escritores nas cédulas e moedas brasileiras. Uma postagem sobre a morte do poeta Thiago de Melo ocorrida em 14 de janeiro, e a postagem sobre uma curiosidade surpreendente a respeito da palavra NOITE.

         

_______

NOTA

Todos os filmes e livros citados têm no seu título um link direcionado para a respectiva postagem neste blog Verdades de um Ser

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share