King Kong – Merian C. Cooper e outro [Filme online]
- By : Alberto Valença Lima
- Category : Filme online, Minhas verdades através dos filmes
King Kong – Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
King Kong é um filme muito famoso de 1933 da RKO dirigido pela dupla Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Cooper foi quem deu a ideia para o filme. Schoedsack já tinha experiência de trabalhar com macacos pois já tinha filmado anteriormente em 1927 o documentário Chang e em 1931, o filme Rango.
O filme mostra uma equipe de cinema que viaja para uma ilha onde se tem notícia de que uma tribo primitiva oferecia mulhres para Kong, um Deus-Gorila gigante. Mas ao chegarem lá, a estrela do filme é raptada por esta tribo para oferecê-la ao gigante. Os marinheiros desesperados, partem para resgatá-la, liderados pelo imediato que estava apaixonado pela atriz. Eles enfrentam muitos perigos, tais como dinossauros e insetos gigantescos.
Após a morte de muitos marinheiros, a atriz é salva e o imediato leva o gorila para Nova Iorque para se tornar uma atração – Kong – A oitava Maravilha do Mundo.
Mas o Deus-Gorila escapa e furioso, destrói casas e carros por onde passa. King Kong resgata a atriz e sobe no Empire State, onde vive a cena que ficou imortalizada até hoje. Ele pendurado em cima da torre do edifício com a moça em uma das mãos e a outra segurando o mastro do edifício e vários aviões voando em sua volta e atirando nele. Por fim, após ser atingido por dezenas de tiros, cai do alto do edifício e morre
Merian C. Cooper
De acordo com a Wikipédia, no ano em que produziu King Kong, Cooper produziu outros 30 filmes em sua carreira. Portanto, isso significa praticamente a metade dos filmes produzidos por ele ao longo de sua extensa carreira que se prolongou até o ano de 1963, dez anos antes de sua morte aos 79 anos. Este sua último filme foi “O melhor do Cinerama”.
Como diretor, Cooper dirigiu apenas seis filmes em sua vida.
Ernest B. Schoedsack
Segundo a Wikipédia, Schoedsack teve uma filmografia bem mais modesta do que a de seu amigo Cooper. Como produtor produziu apenas 6 filmes, encerrando sua carreira em 1933 com o filme “O filho de Kong” que não foi creditado. Como diretor, dirigiu 16 filmes, encerrando sua carreira em 1952 com o filme “Isto é Cinerama”, do qual seu amigo também participou da produção e direção, e iniciou com o mesmo filme que seu amigo em 1925 com o filme Grass que também dirigiu juntamente com o amigo Cooper.
Dados técnicos de King Kong
Direção – Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
Produção – Estados Unidos da América
Ano de lançamento – 1933
Música – Max Steiner
Duração do filme – 1 hora e 40 minutos
Fotografia – Preto e branco
Gênero – drama, aventura, psicológico, suspense, fantasia, terror
Elenco e personagens
Fay Wray como Ann Darrow
Robert Armstrong como Carl Denham
Bruce Cabot como Jack Driscoll
Frank Reicher como Englehorn, o capitão
Noble Johnson como Chefe dos nativos
Steve Clemente como Doutor bruxo
James Flavin como Briggs
Victor Wong como Charlie, o cozinheiro
Sam Hardy como Charles Weston
Minha opinião sobre o filme
King Kong é um filme de Cooper e Schoedsack que fez grande sucesso nos anos 30 do século XX. Hoje é considerado uma obra “Cultural, histórica e esteticamente significativa”, segundo a Wikipédia, pois foi assim classificado pela Biblioteca do Congresso Norte-americano.
Você encontrará este e outros filmes deste blog relacionados em uma única página – Minhas verdades através dos filmes no menu principal.
Para acessar com mais facilidade, clique no link acima.
O filme teve três remakes: um em 1976, outro em 2005 e finalmente, outro em 2017. Nenhum deles se equipara ao original. Foi um filme muito marcante. Para mim foi um filme impressionante pois quando assisti a ele pela primeira vez, tinha cerca de uns 13 ou 14 anos. Hoje, revendo-o, não causa mais tanto impacto. Mas ainda é um filme de valor. Especialmente pela época em que foi realizado, trata-se de um filme especial. Mereceu três estrelinhas.
King Kong
Agora, para assistir ao filme, basta estar logado no VK e clicar na imagem abaixo. Mas ao finalizar, por favor, deixe um comentário sobre suas impressões. Ele é muito importante. Agradeço.